segunda-feira, 11 de junho de 2018

Clotilde


Se há uns dias atrás não me tivesse cruzado com uma Clotilde nunca me ocorreria fazer esta publicação. Ao longo da minha existência nunca me tinha deparado com nenhuma mulher portadora deste nome e logo de caras fiquei interessada para conhecer mais sobre este antropónimo.

Clotilde é a forma francesa do nome germânico Chlotichilda. Composto pelos elementos hlud (fama) e hild (batalha), num sentido mais extenso, Clotilde adquire o significado famosa guerreira ou batalha famosa.

Este nome ganhou grande popularidade na Europa graças a Santa Clotilde também conhecida como Clotilde de Borgonha. Esta mulher foi a esposa de Clóvis I, considerado o fundador da França.

Mas afinal qual é a expressão de Clotilde nos nossos países? Em Portugal, em 2016, nasceu apenas uma bebé com este nome e no ano retrasado não foi registada nenhuma pequena Clotilde. Mas desengane-se quem está a pensar que este nome nunca teve grande representação em Portugal. Na verdade, Clotilde até foi tendo alguns registos desde 1920 até à década de 70, sendo o ano com mais registos em 1931. No site Nós Portugueses destaco a composição Amélia Clotilde que achei lindíssima. 

No estado de São Paulo não nasceu nenhuma Clotilde nos passados 3 anos. A frequência deste nome é muito pouca, cerca de 9.100 mulheres em todo o Brasil. A década com mais registos foi a de 40 e onde existem mais senhoras com este nome é no Mato Grosso do Sul. 

Quem estava à espera que Clotilde estivesse ligado à realeza? Mas é verdade, Marie Clotilde de França era a irmã do rei Luís XVI e Clotilde de Saxe-Coburgo-Gota foi a arquiduquesa da Áustria e princesa da Hungria. 

Noutra atmosfera, Klotilde é o nome do asteróide 583 que foi descoberto a 31 de dezembro de 1905.

Num contexto diferente ao que estamos habituados a ler no Blog, Clotilde foi o último navio a contrabandear pessoas pelo oceano Atlântico. Conta a história que este navio foi queimado e afundado em Alabama no ano 1859. 

Clotilde é ainda uma obra arquitetónica pois é o nome de uma Basílica localizada em França. 

Outra curiosidade sobre Clotilde é que pode ser considerado um topónimo! Saint Clotilde de Chânteauguay é um município no Quebec, localizado no Canadá. 

Tenho a dizer que Clotilde me deixou boquiaberta, nunca pensei que um nome com o qual nunca tinha contactado tivesse tanta história. Fiquei fascinada com Clotilde, considero um nome muito interessante e simpático. Penso numa Clotilde tratada por Cló ou mesmo por Tilde e acho um máximo. Aliás, no meu perecer, Clotilde é uma excelente alternativa ao saturado Matilde em Portugal. E vocês? Já conheciam Clotilde?

Ana Madaíl Carvalho


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

32 comentários:

  1. A história por trás de cada nome é impressionante, pois não achava esse um nome bonito, mas agora já mudei de ideia. Acredito que aqui no brasil existam poucas clotildes, eu nunca cruzei com uma.
    Beijos !

    Blog Minhas Inspirações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conheço 3 Clotildes que conheci no Facebook. Hoje somos amigas 😃

      Excluir
  2. Eu também não conheço nenhuma Clotilde a não ser a do chaves rsrs, mas é um nome bem forte e com grandes referencias. Uma pena que quase não tem sido usado, mais de repente a moda da um giro e Clotilde volte a brilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é esse, e nasci em 2004, não sou uma senhora 🤣

      Excluir
  3. Conhecia Clotilde apenas de vista e sempre achei que o nome tinha alguma graça. Na minha opinião é bem mais bonito e fresco que Matilde.
    Confesso que, à primeira vista, o nome pareceu-me Clotilda, com "a", e acho que este meu erro de leitura até nem ficou nada mal. Será que Clotilda é uma variante de Clotilde, como Matilda é de Maltide?

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Inês! Desde já a equipa O Blog dos Nomes agradece os seus comentários frequentes nas nossas publicações. Quanto à pergunta, a resposta é sim. Foi uma dedução muito bem feita. De facto, Clotilda é uma variante de Clotilde.

      Excluir
  4. Não conheço nenhuma Clotilde mas esse nome faz parte da minha infância, Clotilde foi o nome da minha escola no qual estudei dos 7 anos até 18, quando escudo esse nome nas novelas lembro da escola, esse nome é um nome forte, cheio de estilo, tenho muita simpatia por ele, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já conheci algumas, mas realmente não é um nome comum. Porém, tem um bomito significado.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. boa tarde, como va? Esse nome é um pouco antigo nao é? !
    acredito que eu nao conheço nenhum mulher chamada assim, so em novelas mesmo

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Que pesquisa interessante, não conheço nenhuma Clotilde, pensando bem, nunca conheci. Um nome forte, mas sem muitos adeptos.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, tudo bem?

    Sempre associei o nome Clotilde a mulheres mais velhas e confesso que não era um nome que me chamava atenção. Adorei conhecer toda a história por traz dele, é realmente uma bela história. A única Clotilde que conheço é a do Chaves rs

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Também acho o nome Clotilde um nome muito interessante e não imaginava que esse nome tinha tanta história, gostei de saber mais a respeito desse nome

    ResponderExcluir
  10. Achei o nome muito diferente parece até que foi criado para uma pessoa ja adulta.
    Eu pelo menos não colocaria este nome em minha filha pois é é impressão que o nome não é apropriado..

    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá
    Á única Clotilde que conheci a a do seriado Chaves, acho um nome mais envelhecido, mas também acho que é por causa da falta de uso. Concordo que seria uma ótima substituição a Matilde e quem sabe com mais uso o nome de uma rejuvenecida

    ResponderExcluir
  12. Olá! Realmente, é bem raro se ver alguém chamada Clodilde, acho que a primeira e unica vez que vi foi no seriado Chaves.. Gostei muito de saber que o nome tem ligação com a realeza e um significado tão forte! Ótima pesquisa!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  13. Eu ja ouvi falar nesse nome em filmes, em novelas, mas nunca conheci uma pessoalmente

    ResponderExcluir
  14. Não me lembro de conhecer nenhuma mulher com este nome.
    Além da Dona Clotilde do Chaves, na Turma da Mônica há as irmãs Cremilda e Clotilde, duas senhoras que tentam dar banho no Cascão. :P
    Ter sido nome de um navio negreiro estraga completamente o nome para mim... :(

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana! Nossa, acho que não conheço ninguém além da Bruxa do 71 com esse nome rs. Tem uma história bonita e longa, acho que isso deixa mais triste a diminuição drástica do nome. Parece que ele vai acabar "morrendo".
    Mt interessante a história. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  16. Também não conhecia tanta história por detrás desse nome e é realmente muito interessante, apesar de me parecer sempre um nome de pessoa já mais idosa eheh

    www.keke.pt

    ResponderExcluir
  17. Olá , tudo bem? A cada significado que vejo aqui, fico mais surpreendida. Clotilde para mim é um nome forte, não acho que seja muito popular em pessoas jovens, o que é uma pena mediante seu significado.
    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
  18. Já tinha visto esse nome dos cinemas, mas pessoalmente nunca conheci ninguém, um belo significado.

    ResponderExcluir
  19. Que legal ainda não tinha encontrado o significado deste nome, comente no seriado do chaves

    ResponderExcluir
  20. Particularmente, eu não sou muito fã do nome Clotilde. Não sei explicar, acho que é por causa do cadência sonora. Mas me surpreendi em saber que o significado do nome Clotilde é tão parecido com o meu. Até onde eu sei, Luisa também tem origem germânica e tem como significado guerreira formosa e gloriosa... Mas os dois nomes não parecem ter a mesma raiz semântica... Estranho, não?

    Beijos
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!!

    Eu só conheço a Clotilde do Chaves, rs!
    Fiquei encantada, um nome tão raro de se ver e com muitas histórias e um belo significado.
    Achei lindo também a composição Amélia Clotilde! Forte!

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
  22. Eu me chamo Clotildes. Gosto do meu nome. As pessoas sempre me chamam de Clô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará,eu também gosto do meu nome. As pessoas me chamam de Clô também.

      Excluir
  23. Olá, sou Clotilde, em minha vida conheci duas . Muito queridas.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou clotildes e hoje conheci outra aqui na minha cidade .

    ResponderExcluir
  25. Sou brasileira, moro em Salvador, Bahia. Me Clotildes Maria (sim, Clotildescom S no final). Quando criança e adolescente não gostava do meu nome, eram muitas as piadas que faziam. Hoje, tenho 62 anos e amo o meu nome e o significado que ele tem - traduz minha história. Minha Vida, minhas batalhas, sou uma VENCEDORA! Graças a Deus!

    ResponderExcluir
  26. Sou clotilde minha mãe era clotilde sempre carreguei e carrego esse nome c muito orgulho, uns .e chama d Clo outros d tide
    Mas dou

    ResponderExcluir
  27. Dou clotilde filha da clotilde amo meu nome q e forte forte.

    ResponderExcluir