terça-feira, 1 de maio de 2018

Raziel - Atendendo a Pedidos


Para mim Raziel é um nome intrigante. Confesso que nunca tinha ouvido ou visto este nome. Este antropónimo é de origem aramaica e o seu significado é o Senhor é meu segredo. 

Encontrei a informação de que Raziel é o nome de um dos sete arcanjos que é conhecido como o anjo dos mistérios supremos e o guardião dos segredos. De acordo com o misticismo judaico, este arcanjo foi o autor do livro intitulado "O Livro do Arcanjo Raziel". Ele ouve e escreve tudo o que é dito, devido a se encontrar perto do Trono de Deus. Supostamente, Raziel deu o livro a Adão e Eva quando estes comeram a maçã proibida para que pudessem encontrar o caminho de volta e entender melhor Deus. Perante isto, os restantes anjos ficaram perturbados e foram resgatar o livro, lançando-o ao mar. Deus decidiu não punir Raziel e incumbiu a Raabe a tarefa de recuperar o livro e devolvê-lo a Eva e Adão. O livro foi passando de geração em geração e crê-se que o anjo Rafael tenha dado o livro a Noé para que este usasse a sabedoria para construir a arca. Consta-se ainda que o livro chegou à posse do Rei Salomão

Este livro, que inicialmente foi escrito em hebraico e aramaico, foi traduzido para o latim e no século XIII um manuscrito foi produzido sob o domínio de Afonso X de Castela. 

Raziel ainda não é permitido em Portugal e recentemente não houve registos. 

No estado de São Paulo, em 2016 nasceram 6 pequenos Raziel. A frequência de Raziel em todo Brasil é 148 indivíduos do sexo masculino, o pico de registos foi em 2000 e o estado onde existem mais pessoas com este nome é em Rio Grande do Sul.

Na série Instrumentos Mortais de Cassandra Clare, Raziel é um anjo caçador de sombras. 

Referências sobre Raziel:

  • Anjo do misticismo judaico; 
  • Personagem do videogame "Legacy of Kain"
  • Nome de um lutador profissional de wrestling mexicano; 
  • David Raziel foi um líder do submundo sionista na Palestina Britânica e um dos fundadores do Irgun (organização paramilitar judaica). 
Raziel não faz os meus olhos brilharem, mas também não considero um nome feio ou não usável. O que pensam sobre este nome?


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

30 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar desse nome, mas achei bem interessante o significado dele, é um belo nome e bem diferente

    https://papodedelicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho um nome bem lindo com uma história rica.

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse tipo de informação. Sou apaixonada por saber de onde vem os nomes.

    Beijos
    https://residentenaodomiciliada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ééé meu nome é raziel meu pai colocou por quausa do jogo é do ARCANJO se não quiser acreditar turu bem não tem problema

      Excluir
  4. Nunca tinha ouvido falar nesse nome.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    É um nome completamente diferente dos que eu estou habituada a ler, porém, ele tem um significado tão lindo.

    ResponderExcluir
  6. A terminação EL sempre nos remete aos nomes dos anjos. Mas ouvir o som de "Raziel", a primeira lembrança é Rapunzel... não sei por que?

    ResponderExcluir
  7. A simbologia é muito interessante. Algumas dúvidas surgem naturalmente, portanto. Por que apesar de ser o guardião de segredos e mistérios, o anjo ofereceu seu conhecimento inicialmente a Adão e Eva e posteriormente a Noé? Se Deus perdoou o anjo e ordenou que o livro fosse devolvido a Adão e Eva, significa então que ele os havia perdoado, eliminando assim o "pecado original"? Seria essa simbologia relacionada à utilização do conhecimento, onde o que você sabe conta menos do que como usa o que sabe? Interessante tema.

    ResponderExcluir
  8. Nunca ouvir falar desse nome, ele é bem diferente! 😊

    ResponderExcluir
  9. É a primeira vez que vejo esse nome e sinceramente não gostei. A escolha do nome é complicada. Muitas vezes os pais colocam um nome tão diferente nos filhos!! Prefiro os nomes comuns, mais conhecidos. Foi bom conhecer mais um nome através do seu post!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha ouvido falar desse nome, e eu gostei muito <3

    Ótimo nome e bonito!

    Se um dia eu tiver um filho, vai se chamar: Ian Raziel ♥

    ResponderExcluir
  11. olá , tudo bem ? Raziel é um nome bem diferente , ainda não tinha ouvido falar . gostei de saber que este é um nome de anjo . Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Nunca ouvi falar desse nome Raziel mas o significado dele é bonito, não imaginaria que esse nome é um nome de um anjo, muito legal ficar sabendo bjs.

    ResponderExcluir
  13. Raziel... Nunca tinha ouvido esse nome. Ao dizê-lo em voz alta não é um nome que me soe, que me preencha ou que usaria, no entanto amei a história que ele carrega. Estou a adorar perceber o que cada nome esconde .

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não conhecia o nome, mesmo estando em jogos e livros conhecidos. A história e simbologia dele é bem interessante, assim como as informações sobre a proibição em Portugal e a quantidade de registro no Brasil. Eu gostei muito do nome.

    ResponderExcluir
  15. Muito bacana saber a origem do nome. Raziel é um nome bem bonito e remete a anjo pra mim! Apesar de pouco conhecido e nao muito usado, é um nome que faz meus olhos brilharem!

    ResponderExcluir
  16. Eu conheci um Raziel uma vez e acredito que por gostar tanto da pessoa, eu tenho um certo encanto por esse nome viu? É meio angelical mesmo, eu acho. Bem que sua frequência podia aumentar né? Entendo que não goste, mas acho que em SP seria um nome bem pop!

    ResponderExcluir
  17. Raziel,nunca mais vou esquecer este nome rsrs perfeito eu me apaixonei

    ResponderExcluir
  18. Raziel é um dos arcanjos? To boba com minha ignorancia. Seus posts são sempre muito interessantes. Eu também não conhecia e amei a história.

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha ouvido falar nesse nome, mas achei muito lindo o nome de Raziel.
    Particularmente acho lindo nomes de anjos, e com certeza me encantei com o nome Raziel.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem ?

    Amei esse post, o filho da minha amiga se chama Raziel. Achei um nome lindo e diferente.

    ResponderExcluir
  21. Raziel: Um nome místico judaico significa "Anjo dos Mistérios". É um nome realmente misterioso. Eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse nome, é um nome diferente, eu gostei de como você abordou o nome Raziel claramente de uma maneira fácil de entender.

    ResponderExcluir
  22. Um nome muito comum que vejo é Raliel, mas Raziel foi surpresa. Adorei, gosto de nomes diferentes e que seja raro entre as pessoas, pois isso é algo difícil de acontecer.

    ResponderExcluir
  23. Não achei o nome tão bonito.... Mas o significado é forte.
    xoxox

    ResponderExcluir
  24. O nome do meu filho é Raziel. A princípio foi a escolha do meu marido. No início por ser um nome incomum, não gostei muito da idéia, pois tinha outros nomes em mente. No decorrer da gravidez, tive algumas complicações, porém, graças a Deus, tudo foi superado. Quando meu filho nasceu, resolvi chamá-lo de Raziel, um nome forte, de um anjo de Deus! O meu pequeno anjo já tem 6 anos, e até hoje nunca encontrei nenhum outro Raziel. Amo esse nome e o seu significado!

    ResponderExcluir
  25. Achei esse blog que conta um pouco mais da história do anjo: http://portal-dos-mitos.blogspot.com/2014/04/raziel.html?m=1.
    Eu tenho um pouco de receio de usar nome de anjos...mas pra quem curte é um bom nome. Só nunca coloquem o nome Samael (Lucifer ou veneno/severidade de Deus).

    ResponderExcluir
  26. Raziel pecoracao de paz mudial pq momento critico de peste coronaviros no mundo Raziel peco muito Oracao pela minha familia e visao espiritual para entra no portal ocuto para ora lipertar pessoa como da minha familia Nome Allax Diego Patricia vicio Shalom Razil cuida do meu filhos Rafael

    ResponderExcluir
  27. Meu filho nascido em junho de 2014 se chama Matheus Raziel..
    .amo esse nome e sua história ..

    ResponderExcluir
  28. Meu filho se chama Raziel.

    ResponderExcluir