terça-feira, 8 de maio de 2018

Niklaus/Klaus - Atendendo a Pedidos



Quem acompanhava a série norte-americana The Vampire Diaries, em português Diários de um Vampiro, e The Originals, Os Originais, conhece bem o personagem Niklaus, mais conhecido como Klaus. Ele é um dos vampiros da família original, um dos primeiros vampiros do mundo. Personagem marcante, no bom e no mau sentido (principalmente), mas que tem uma grande legião de fãs. Eu incluída! É por isso que aceitei fazer o post de hoje sobre Niklaus/Klaus que foi o pedido de nossa leitora Rebeka Guimarães.

Como deve dar para perceber, Klaus é a forma curta de Niklaus, nome germânico que se origina do nome grego Νικολαος (Nikolaos) e que significa vitória do povo. Nike significa vitória e laos povo.

Klaus é usado como apelido para Niklaus, mas é também usado como nome próprio e até como sobrenome. Ambos os nomes são usados na Alemanha, Holanda e em países escandinavos, sendo Klaus mais popular que Niklaus, talvez porque nesses países se use também outras grafias, como por exemplo Nikolaus. A maior popularidade de Klaus pode ainda se dever ao fato de Niklaus lembrar muito São Nicolau aka Santa Claus, o Pai Natal/Papai Noel.

Algumas variantes de Niklaus/Klaus: Claus, Niko, Nico (germânico), Nikola (basco), NikolaasKaiKlaasNick (holandês), NiccooloNicolao, Nikola (italiano), NicolauNico (português), Nikolai e Kolya (russo).

Ao consultar as nossas fontes pude constatar que tanto um quanto o outro são muitíssimo raros tanto no Brasil quanto em Portugal, nada que não me surpreenda, pois raramente se ouvem.

Em 2017, em São Paulo, Klaus conquistou 16 registos e Niklaus 6. De acordo com o IBGE, Klaus tem uma frequência de 2.267 pessoas por todo o Brasil, tendo sido mais usado nos anos 80 quando teve 512 registos, mas ao longo dos anos sempre teve muito poucos. É em Santa Catarina e em São Paulo  que é mais popular. Infelizmente não encontrei valores sobre Niklaus, o que me leva a crer que os seus registos são praticamente inexistentes ou quase nenhum.

Em Portugal, entre 1920 e 1980, Klaus obteve 2 registos (em 1987), e Niklaus nenhum. Em 2016 foram registados 2 meninos Klaus e nenhum Niklaus. Neste momento Klaus é aceite em Portugal, ao contrário de Niklaus, e tanto um como o outro não constavam das listas anteriores de nomes admitidos. Muitas das variantes são aceites em Portugal mas infelizmente Niklaus ainda não é.

São imensas as personalidades com estes nomes, tanto como primeiro nome como sobrenome. Ao longo do tempo existiram sempre pessoas portadoras destes nomes e na literatura são também muito encontrados. Niklaus e Klaus são, portanto, nomes clássicos nos países de onde são originados.

Eu prefiro Klaus a Niklaus porque acho mais leve, mais fresco e com um ar mais moderno, mas também acho Niklaus bonito, elegante mas mais sóbrio.

Não associo ao Natal diretamente, mas acho que ambos são boas opções para meninos nascidos nessa época festiva.

Preferem Niklaus ou Klaus?

Fontes consultadas:

Nameberry, Behind the Name, IBGE, ARPEN/SP, SPIE e IRN.

32 comentários:

  1. Prefiro Klaus, acho lindo essa variação. E também sou super fã do Klaus dos seriado,vivo torcendo por ele. Abracos

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de sugerir um nome que vejo muito aqui na Europa central, na mesma linha de Klaus (imagino): Jiří. E de novo, parabéns por essa ideia. Acho novas mães e pais deveriam ter esse blog favoritado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, sem dúvida sua sugestão é bem diferente e tb interessante. Assim que possível será abordada. Gratos pela participação e pelas palavras de incentivo :)
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  3. Olá!
    Realmente, nunca conheci ninguém, nem mesmo pessoa famosa, chamada Niklaus, apenas o da série mesmo, mas, ao contrário de você, acho esse nome muito lindo e muito forte, adoro nomes com sonoridades fortes =D
    Bjs

    Livre Lendo

    ResponderExcluir
  4. O nome é raro mesmo, nunca conheci um Klaus. Mas, para quem gosta de nomes diferentes é uma pedida. :)

    ResponderExcluir
  5. Eu prefiro mais Klaus é mais fácil de pronunciar é mais delicado, já o Niklaus é um nome mais forte, como você disse mais elegante, mas os dois nomes são bonitos excelentes nomes para meninos, gostei muto de saber mais sobre eles, bjs.

    ResponderExcluir
  6. Das variantes eu conheço apenas Nicolau. Pra mim, Klaus soa mais simpático, apesar de não ser uma opção que eu colocaria num filho. Como sempre gostei muito de saber sobre a origem desse nome raro e diferente!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ola tudo bem? Para mim esse nome é novidade, não conheço ninguem que se chame Niklaus mais gostei muito. Bjsss

    ResponderExcluir
  8. AAAAAAAAAAAAAAH Pera. To passando por um momento de surto de fã de TO hahahahaha
    Eu AMO num grau esse nome Niklaus. E gosto mais ainda que chamam ele pelo nome todo, de Nik, de Kalus e todos combinam e ficam lindos. Eu acho que teria coragem de colocar esse nome do meu filho! Amei Pati, AMEI! Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super me identifiquei com vc! KKKKKKKKKKK Daria o nome Niklaus ao meu filho só pra poder chamar ele ou pelo nome todo ou Nik ou Klaus KKKKK

      Excluir
  9. Eu também prefiro Klaus! Acho mais leve também, a fala fica mais suave e direta né? Um ar totalmente mais despojado pro nome, gosto bastante e nunca havia associado a Natal, mas depois que li fiquei pensando no quanto cabe realmente em épocas festivas! Que demais. É bem diferente e os registros aqui no Brasil com certeza foram pela série né? Mais um ótimo nome curioso que você traz, amei <3

    ResponderExcluir
  10. Eu prefiro Klaus embora seja bem associado ao Natal aqui onde moro(Holanda), e também na Polônia.
    Amo esse personagem.
    Ótimo post parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Oi. Niklaus e Klaus são nomes fortes né? Eu não conheço nenhuma das séries de onde você tirou os nomes. Gosto de nomes curtos, e também pela sonoridade preferi Klaus.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que nome interessante e raro né?!
    Eu gosto mais de klaus, fica mais fácil de pronunciar, essa série com certeza influenciou muitas pessoas a usarem esse nome aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  13. Muito legal o post e todas essas curiosidades. Klaus soa para mim mais comum, já ouvi em alguns lugares, mas Niklaus não tenho conhecimento de nenhum outro. Pela sonoridade, gosto do segundo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Confesso que não tinha pensado em colocar o nome de um filho de Klaus e esse post me deixou que este seria um nome perfeito e me faria lembrar deste personagem icônico. Prefiro Niklaus, pois é um nome diferente e que soa muito bonito. Adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu colocar Niklaus em Portugal?

      Excluir
  15. Na verdade eu só conhecia o nome de Klaus, nunca tinha ouvido falar nesse nome Niklaus.
    Acho os dois nomes muito bonito porque o nome Klaus é um nome suave, já Niklaus carrega mais força e poder na pronuncia.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar desse nome mas gostei muito da pesquisa que você trouxe aqui!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  17. Niklaus/Klaus Eu nao conhecia a origem dele.Realmente é um nome pouco conhecido... Eu vou ser totalmente sincera, é impossível não estar apaixonado por esse nome ...

    ResponderExcluir
  18. Eu gosto bastante da sonoridade no nome Klaus. Eu já conhecia e gosto bastante.

    ResponderExcluir
  19. Já sabia que Klaus era de origem alemã, mas fiquei feliz em saber mais sobre esse nome!
    Assisti The Vampire Diaries e atualmente assisto The Originals e tenho uma relação de amor e ódio com o personagem HSUAHUSHAU

    Amei o post <3

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
  20. Amoo esse nome "Niklaus" mais estou meio assim de colocar no meu filho pois as pessoas ficam dizendo que é feio

    ResponderExcluir
  21. Esse é o nome do meu filho filho Klaus Ethan amor da minha vida

    ResponderExcluir
  22. Gosto de Claus.
    Ponderaria para nome de um filho. É diferente, algo exclusivo em termos de sonoridade, que também me transmite autoridade e força.

    ResponderExcluir
  23. Para nome seria bom Klaus! Estou acostumada ver Niklaus como sobrenome....kkkk

    ResponderExcluir
  24. Niklaus é o nome do meu filho. Amamos esse nome cheio de personalidade e diferente. ♡

    ResponderExcluir
  25. Klaus é o nome do meu filho ,ele fará 2 anos,hoje este nome está sendo usado em animações e seriados e tem até cantores de Rock como por exemplo Klaus Maine do Scorpions. Eu brinco , o chamo de Niklaus quando estou brava e ele vem correndo na hora rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Como o pessoal reagiu com o nome Klaus? Quero colocar mas tenho medo dele sofrer bullying... Eu já tive um Otto, mas ele faleceu com três meses de cardiopatia congênita grave. Agora estou grávida de novo, estava pensando em Klaus.

      Excluir
  26. Meu neto irá se chamar Niklaus, confesso que no início achei um pouco estranho por não saber de ninguém com esse nome, mas confesso tbm que é um nome forte e
    o significado é muito interessante.

    ResponderExcluir
  27. Meu sobrenome é Klaus

    ResponderExcluir