segunda-feira, 28 de maio de 2018

Kailani & Kehlani - Atendendo a Pedidos


Kailani é um nome de origem havaiana composto pelos elementos kai (mar) e lani (céu). Seu significado pode ser entendido como mar e céu, ou mais poeticamente como mar celestial (o que evoca uma imagem fascinante de um mar mágico e divino). Kehlani é uma variação gráfica de Kailani. Os nomes havaianos por si só são donos de uma beleza exótica e a cada novo post sobre um deles meu carinho só aumenta. O pedido feito por nossa leitora Laura Caroline era para Kehlani, mas como ele está diretamente relacionado com Kailani aproveitei a oportunidade para também falar sobre esse que é um dos meus nomes havaianos preferidos.

Kai, a palavra havaiana para o mar, é muito presente em nomes havaianos, (sendo ele mesmo um nome próprio bastante inserido nessa cultura), o que não é de se admirar já que para os havaianos o mar tem extrema importância. É o mar que cerca suas ilhas, fornece alimentos, diversão e turismo. Afinal, como falar de surf, ondas, praias paradisíacas e não lembrar do Havaí?

Kailani e Kehlani são nomes de uso moderno, foram introduzidos recentemente no Top 1000 dos Estados Unidos. A estreia de Kailani se deu em 2013 e a cada ano sobe um pouco (#869 em 2016 e #621 em 2017). Diferentemente do restante do país, no estado do Havaí tem uma relativa popularidade (posição #98 em 2016). É estimado que existam 3.298 mulheres de nome Kailani em todo território norte-americano. Kehlani é mais recente ainda, apareceu pela primeira vez nos gráficos de popularidade em 2016 (na posição #869), certamente um reflexo da influência da cantora de R&B Kehlani, cujo nome completo é Kehlani Ashley Parrish. Em 2017 Kehlani subiu mais alguns degraus e alcançou a posição #522.

Pela minha percepção, diria que Kailani é um dos nomes havaianos que mais se fez presente no Brasil. Sua frequência é de 1.178 pessoas, mas se pesquisarmos por Kailane os números aumentam expressivamente: 23.281. A grafia correta em havaiano é Kailani, mas por algum motivo para os brasileiros Kailane foi a escrita que mais agradou. Somente a partir dos anos 90 Kailani começou a ganhar registros, atingindo sua maior popularidade na primeira década de 2000, ou seja, é um nome jovial. Suas portadoras estão mais concentradas no Espírito Santo; já as Kailanes estão em sua maioria no Maranhão. No ano passado Kailani foi registrado 2 vezes no estado de São Paulo e Kailane recebeu 9 registros. Para Kehlani não há notícias de registros antigos e nem recentes no país, o que denota sua grande raridade.

Em Portugal, Kailani (e também Kailane), fazem parte da lista de nomes admitidos, mas o uso é muito pequeno. O registro mais recente de Kailani foi em 2014 (no composto Kailani Rosa); para Kailane houve 1 registro em 2016. Assim como no Brasil, Kehlani não marcou presença nos registros portugueses.

Personalidades:
  • Kailani Craine - patinadora artística australiana;
  • Kehlani Parrish - cantora e compositora de R&B e hip hop norte-americana.
Na ficção:
  • Vanessa Hudgens interpretou Kailani no filme Viagem 2: A Iha Misteriosa (2012);
  • Letícia Colin deu vida à Kailani na nona temporada de Malhação (2002/2003).
Kailani & Kehlani são modernos, despojados e indicados para pais com espírito praiano, conexões marítimas. Gosto muito mais de Kailani, mas Kehlani também tem seu charme e pode cair nas graças daqueles que preferem grafias mais exóticas e diferenciadas.

Gostam de nomes havaianos? Que opinião têm sobre Kailani & Kehlani?

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, Social Security, SPIE, Wikipédia.

15 comentários:

  1. Gosto dos nomes havaianos. Realmente são exóticos e geralmente escondem um significado bonito. Gosto do nome Kailani.

    ResponderExcluir
  2. Oie, tenho uma aluna que possui um nome muito parecido: Kerlane, será que é uma variação? Achei muito lindo, e até usaria, principalmente pelo significado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kerlane não está relacionado com Kailani. Acredito que possa estar ligado a Karlene, nome feminino que deriva de Carlos.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  3. Adorei estes dois nomes.Geralmente costumo gostar de nomes havaianos. A minha preferência vai para a grafia Kailani, mas usaria qualquer um, acho que os vou incluir na minha lista de favoritos.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Olá! Realmente, nomes havaianos tem uma singularidade muito bonita, a sonoridade deles são gostosas de ouvir e os significados tão profundos, gostei bastante do post!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  5. Eu não fazia ideia da origem desse nome e muito menos sabia se tratar de um nome havaiano e olha, me encantei com esse significado de 'mar celestial'. Particularmente prefiro a grafia com o i no final, mas acho que a grafia Kehlani ganharia meu coração por ser mais rara e incomum, assim como um mar celestial haha ��

    E juro que assim que comecei a ler lembrei que já tinha ouvido esse nome em alguém, ou alguma personagem, e foi da malhação como indicado no final do texto que eu lembrava haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu já tive uma aluna, há muito tempo atrás, com este nome e amei conhecer a história do nome dela!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei saber mais desse nome e seu significado, gosto muito de nomes Havaianos, são cheios de significados, eu prefiro Kailane, não gostei muito da outra vesão. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esses nomes me lembraram de duas irmãs incríveis e lindas que conheci uma vez, chamada Kauana e Kainara. Acho que são havaianos também, né? Adoro que em seus posts sempre há uma pesquisa completa sobre os nomes, a origem, tudo. Parabéns pelo trabalho! :)

    ResponderExcluir
  9. Acho lindo este nome e não sabia que tinha origem havaiana e gostei mais ainda de todo o significado. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  10. Amei o significado do nome, mar celestial, é lindo e bem mágico. Mas não sei se daria o none a uma filha, porque me envia imagens de praia e sou mais o campo.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei apaixonada por estes nomes agora. E sempre bom saber os significados dos nomes que temos. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Muito legal saber sobre a origem dos nomes, acho esses nomes lindos e ja tive uma aluna com o nome Kailane, era uma amorzinho. Adorei o post!

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Amooo meu nome 😍 minha mãe colocou por causa dessa malhação kkkkk e meu pai adorou porque é havaiano ele é surfista se eu fosse menino seria Kelly tipo Kelly Slater

    ResponderExcluir
  14. Gostei de saber a origem do nome porque esse nome que vou dar a minha filha, um nome forte e suave ao mesmo tempo, original, diferenciado
    Khelany 💕

    ResponderExcluir