quinta-feira, 17 de maio de 2018

Joseph - Atendendo a Pedidos



Hoje o nome que venho apresentar é Joseph, versão inglesa de um nome muito conhecido e popular nos nossos países, José. 

Sendo José o grande clássico que é, Joseph é pouco conhecido, mas quem esta familiarizado com a língua inglesa de certeza que conhece esta versão, pois por lá é também um clássico.

Não fosse Joseph o nome do pai de Jesus Cristo, um santo venerado amplamente por cristãos por todo o mundo. Figura incontornável do Cristianismo, Joseph ou José está automaticamente ligado à esta religião, e digamos que o seu uso começou por essa homenagem mesmo, mas hoje em dia já muita gente o usa por ser um clássico de excelência e muita elegância. O fator religioso torna-se menos importante e até esquecido por muitos. 

Além de Joseph ser o nome do pai de Jesus, é também o nome de outras personagens bíblicas muito famosas como José/Joseph de Arimateia que aparece no Novo Testamento, e o conhecido José/Joseph, filho de Jacob que foi vendido pelos irmãos como escravo para o Egito e se tornou um importante conselheiro do Faraó. A história deste Joseph é uma das mais conhecidas do Antigo Testamento e já foi alvo de imensas adaptações como musicais, teatro, filmes etc. É de facto uma das histórias mais belas da Bíblia Sagrada e uma das mais empolgantes. 

Fora a Bíblia, sempre existiram muitas personalidades com este nome, em todos os campos e ofícios e é o nome de 35 santos!

Joseph tem origem no latim Ioseph do grego Ιωσηφ (Ioseph) que vem da palabra hebraica יוֹסֵף que significa  aquele que acrescenta, acréscimo do Senhor ou Deus multiplica.

Eu adoro a versão portuguesa José e a usaria, por isso prefiro essa a Joseph, mas existem muitas mais versões do nome como: Youssef, Yousef, Yusef, Yusuf (árabe), Joseba (basco), Josep (catalão), Guiseppe, Peppe (italiano), Hoepa (maori), José,  (português), Josif (sérvio), etc.

Joseph é ainda um nome relativamente popular em países como Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido e no Canadá, mas em Portugal esta versão é raramente vista. Em 1942 e em 1936 foram registadas somente 2 pessoas em cada um desses anos. Na antiga lista de nomes aceites em Portugal, Joseph nao constava, mas na nova lista já é referido como aceite. Em 2016 recebeu 2 registos.

No Brasil, de acordo com o IBGE no censo de 2010, existem 2.995 pessoas de nome Joseph e tem uma maior incidência no estado de São Paulo. Foi durante a década de 1990 que ocorreram mais registos, até então era praticamente inexistente. No estado de São Paulo, no ano passado, Joseph obteve somente 34 registos.

Apesar de ser um nome familiar, Joseph não é muito usado nos nossos países e acho que não será no futuro, pois existem outras versões mais leves do que esta.

E vocês, o que acham deste nome?

Fontes consultadas:

Behind the Name, Arpen/SP, IBGE, IRN, SPIE.

18 comentários:

  1. Adoro simples nome José, era o nome do meu pai, acho simples e forte, não gosto muito dos nomes estrangeiros, legal sabe tantas variáveis, bjs

    ResponderExcluir
  2. Gosto mais desta versão. Parece-me menos pesado que José.
    Gostava, também, de ver aqui abordados três nomes que estão na minha lista, mas não no blog. São: Alan, Aidan e Amarildo.
    Acho-os bastante curiosos e gostava de saber mais sobre eles. Aceitam a minha sugestão?

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês, obrigada pelas sugestões. Assim que possível iremos escrever sobre os nomes pedidos.

      A equipe d'O Blog dos Nomes

      Excluir
  3. Acho um nome simples e bonito. Nobre o significado. No caso dos nomes dos meus filhos, o significado também contou bastante na escolha! Realmente Joseph e mais popular em países de língua inglesa principalmente, mas nao menos querida na versão em português. Adorei seu post, como sempre muito esclarecedor!

    Alê Ramos
    Glamour N' Nails Instagram @glamournnails

    ResponderExcluir
  4. boa tarde, como vai?
    eu gostei bastante do nome escolhido, Joseph, aqui confesso que nao conheço nenhuma pessoa aqui da minha cidade com esse nome, mas vejo em filmes e series

    ResponderExcluir
  5. Esse nome pra mim é bem raro, pois nunca conheci ninguem chamado assim, não sei se colocaria num futuro filho meu, mais é bem bonito.

    ResponderExcluir
  6. Meu ídolo tem Joseph no nome, Michael Joseph Jackson. Nome popular , simples e bonito.

    ResponderExcluir
  7. Joseph é um nome não muito popular ao contrário de José, mas Joseph é um nome bonito, soa bem, é um nome perfeito para se colocar nos filhos, gostei muito de saber mais sobre esse nome incrível, bjs.

    ResponderExcluir
  8. José é um nome muito conhecido,mas Joseph nunca ouvi aqui no Brasil, apenas fora dele e nos filmes.

    ResponderExcluir
  9. Essa versão de José realmente parece mais elegante, eu usaria ele com certeza! Amo o trabalho de vocês!


    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  10. Eu já conhecia o significado, mas não fazia ideia da quantidade de versões existentes! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  11. A versao em portugues é linda mesmo. Ahhh aprendi que pepino em Italiano é como se fosse Zézinho. =D

    ResponderExcluir
  12. Que nome lindo!!! Amei a versão portugues

    ResponderExcluir
  13. Interessante ler sobre esse nome. Acho bonito Joseph. Meu pai é a versão abrasileirada. Se chama José.

    http://bugigangaznet.com

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Adorei saber mais detalhes desse nome,acho muito lindo,a versão em português bem legal adorei,bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro saber o significado dos nomes e Joseph é muito bonito. Adorei o post!
    Beijos!
    www.espacogattena.com.br

    ResponderExcluir
  16. O nome do meu mais velho é Jhosef, na escrita original da Irlanda

    ResponderExcluir