quarta-feira, 23 de maio de 2018

Fay - Atendendo a Pedidos


Fay, três letrinhas de puro encantamento! Curto, doce e mágico! Praticamente desconhecido em nossos países, mas com histórico de uso em países anglófonos que remete à décadas passadas, Fay é um nome de origem inglesa e seu significado é fada. Poucos são os nomes com esse significado, o que torna Fay ainda mais místico e reluzente!

Fay chegou à língua inglesa, em última análise (via francês antigo), através do latim fata que significa destino. Em tempos distantes havia a crença de que as fadas tinham o poder de intervir de forma mágica no destino das pessoas. As fadas representam os poderes do espírito e as capacidades mágicas da imaginação. São seres folclóricos presentes em mitos celtas, anglo-saxões e germânicos. Suas reapresentações variam como parcialmente materiais, particialmente espirituais, de brilho cintilante. Seus feitos são extraordinários e têm a capacidade de realizar desejos.

Aparece nas lendas arturianas de Geofrey of Monmouth através de Morgana Le Fay (fada Morgana), a personagem que viria a se tornar a favorita entre escritores e artistas do período vitoriano.

Variantes: Fae, Faye.

Curiosidade: ocasionalmente é usado como um diminutivo de Faith ().


Em países anglófonos Fay entrou em circulação como nome próprio desde o século XIX. Na Inglaterra seu pico de uso se deu nas décadas de 1920 e 1930; nos Estados Unidos esteve em alta nas décadas de 1910 e 1920. Atualmente está fora dos tops de popularidade dos dois países, sendo considerado um nome antigo, mais comum em senhoras. No momento desfruta de maior aceitação na Holanda, onde ocupou a posição #95 no ranking dos nomes mais registrados para meninas em 2016.

Em nossos países é raríssimo: no Brasil nem aparece nas bases de dados do IBGE, o que indica que de 1930 a 2010 foi registrado menos de 20 vezes; em Portugal não há notícias de registros recentes e nem antigos. O mesmo acontece com as variantes Fae e Faye.

Personalidades:
  • Fay Bainter (1893-1968) - atriz norte-americana;
  • Fay Compton (1894-1978) - atriz britânica;
  • Fay Wray (1907-2004) - atriz canadense;
  • Faye Dunaway - atriz norte-americana.
Considero Fay um nome cheio de estilo e pode agradar quem gosta de nomes internacionais que sigam uma linha parecida como Una, Mia, Amber, BenZion ou Liam. É charmoso, gracioso e muito indicado para uma pequena fada!

O que acham da fadinha Fay?

Para conhecer mais Nomes Femininos com Três Letras clique aqui

Patricia Monteiro 

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Baby Name Wizard, Behind the Name, British Baby Names, Dicionário de Símbolos, IBGE, IRN, Nameberry, SPIE, Wikipédia.

46 comentários:

  1. Acho Fay um nome encantador, mas não usaria.

    Inês

    ResponderExcluir
  2. Fay lembra bastante os elfos de J R R Tolkien, todos altivos e espirituais, alvos e sábios. Bacana!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, é a primeira vez que eu escuto algo sobre esse nome. Eu gostei! Achei muito bom teu texto, rico em pesquisas e fontes. Gosto da divisão que você fez: significado, origem, onde parece, etc.. Voltarei!Adoro textos inteligentes e dinâmicos como esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Adrielle, volte mais vezes sim, será sempre bem-vinda💜

      Excluir
  4. Oi Karini, tudo bem? Que bom que gostou do post sobre Heli, gostei muito de pesquisar sobre ele, era um nome que não conhecia.

    Já temos o post sobre Karina, vou deixar o link:

    http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2018/05/carina-karina-atendendo-pedidos.html?m=0

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez que vejo esse nome, bem diferente mesmo. Achei legal o significado, mas fiquei pensando se chegaria a usar. Adoro seus posts sempre trazendo nomes lindos. Abraços

    ResponderExcluir
  6. Amei! Se encontrar o significado poderia fazer um post com o nome Melya? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos sim Iully,só pedimos um pouquinho de paciência pq estamos com muitos pedidos, mas logo que possível falaremos sobre Melya. Gratos pela sugestão 💜

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Ok. Estarei aguardando!De nada!❤😃

      Excluir
  7. Achei um nome dece de se ouvir ... poderia fazer um post se encontrar o significado .. do nome Amélie 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi, nós já publicamos o post sobre Amélie, aqui vai o link:
      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/04/amelie.html?m=1

      Excluir
  8. kkkk nem preciso dizer que AMEI! Não tem jeito, tenho tara por nomes assim, que me fazem voar...

    ResponderExcluir
  9. Olá! Como era de se imaginar, ainda não tinha lido ou escutado esse nome. Achei diferente e atrativo por conta do significado. Seus posts são demais!
    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
  10. Fay é um nome diferente, simples, doce, nunca conheci alguém com esse nome, é a primeira vez que vejo esse nome, gostei do significado dele, o nome realmente é cheio de estilo, daria uma chance pra ele, bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá eu sempre gosto e conferir o seu blog e acho algo magnífico falar sobre nomes.E quanto a este post o nome Fay é diferente no entanto não usaria...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olha, acho esse um nome lindo. Delicado em todos os sentidos. Gosto de Mia....soa delicado tanto quanto Fay. Gostei demais. Você já fez a análise de Vibeke?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, ainda não, mas faremos assim que possível. Gratos pela sugestão.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  13. Fay para lusófonos acho bem complicado. Veio logo o adjetivo feia. Penso que essas palavras de som muito parecido pode causar problemas desnecessários. Já para anglófono é mais viável. Esse está longe de ser preferido.

    ResponderExcluir
  14. É um nome lindo mesmo! Os nomes curtos, como Fay, Ana, etc, sempre mexem com meu coração porque têm um quê de apelido, aí parece ainda mais carinhoso.
    Tô gravidinha e, na dúvida se vem um menino ou menina, achei super interessante o blog para conhecer mais opções. Parabéns pelo trabalho super completo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo bebê Paula e obrigada pelo carinho 😘💜

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  15. É mesmo um nome cheio de leveza e graciosidade, com uma história rica em fantasia!
    Gosto muito de acompanhar seu blog, acabo conhecendo nomes incríveis e até os utilizo em minhas histórias rsrs
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente gostei nao amiga,sei la,ja ouvi dizer em Freya italiano eu acho,mas Fay hum...

    ResponderExcluir
  17. Um nome de 3 letrinhas mas com um significado enorme né? Eu nao conhecia mas fiquei encantada com esse nome. Que significado fofo. Acho lindo fadinhas e é bem sugestivo o nome. Amei ser diminutivo de Faith, FÉ. Me tocou esse nome.

    ResponderExcluir
  18. Que legal, não conhecia o nome.
    Conheço uma pessoa que chama Faylane, acho que as pessoas a chamam de Fay.
    Bjão

    ResponderExcluir
  19. Acho realmente que é cheio de estilo né? Eu confesso que tenho uma queda enorme por nomes curtinhos, acho sempre muito forte e significativo. Uma pena que no Brasil não exista tantos poucos registros, pois acho que se pegasse no gosto da população, faria muito sucesso! Adoro Fae também, rs. Amei

    ResponderExcluir
  20. Muito lindo o significado do nome, mas penso que não o colocaria numa filha. Pra mim soa como o diminutivo de um outro nome. Mas, como sempre tenho que parabenizá-la, Patrícia, pelo post e pelo seu trabalho!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi Patricia!!
    Eu amo o nome Faith desde que vi Outlander. Muito legal saber que Fay pode ser um diminutivo para este nome. Eu achei encantador, mas não sei se meu marido curtiria rsrsrs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Ain que nome e significado lindooo, eu super colocaria em uma filha esse.

    ResponderExcluir
  23. Oi, este nome é totalmente desconhecido por mim. nunca o vi, mas achei agradável. E com este significado deve atrair muita gente. Boa escolha. Vejo que você aceita sugestões de nomes. Posso? Zan, é um personagem do livro que estou postando: Zan Pineli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meirilene, aceitamos sim, ficamos gratos pela sugestão. Falaremos sobre Zan assim que tivermos oportunidade!

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  24. Olá, esse nome é lindo, mas acho que não colocaria em minha filha, pois por ser diferente poderia causar dificuldades na escola, mas se meu nome fosse Fay eu amaria. Adoro seus posts. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Que nome mais lindo e delicado esse. Realmente, muito pouco conhecido aqui no nosso país, mas adorei saber o seu significado. Uma curiosidade que eu desconhecia haha.
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  26. Olá, assim que possível gostaria que fosse abordado Teobaldo e Bias/Bia como nome próprio.

    ResponderExcluir
  27. Oi Lucas, já anotamos seus pedidos :)

    Equipe O Blog dos Nomes

    ResponderExcluir
  28. Fay é um nome bonito, pena que não funciona no português.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  29. Eu acho que nunca tinha ouvido esse nome, pelo menos que me lembre Confesso que gostei muito, principalmente ao ler o significado. Acho que soa mesmo suave e elegante. Engraçado como um nome de apenas três letrinhas pode conter toda essa força.

    ResponderExcluir
  30. Eu achei super fofo e bem delicado , esse nome Ira para a minha lista de nome do meu bebê com certeza bjinhos

    ResponderExcluir
  31. Eu não conhecia o nome "Fay". Vejo que existem muitos exemplos de traduções com esse nome, e você passou maravilhosamente bem, exaltando a origem e o significado, "formosa" que é interessante, um nome adorado, quase todos os nomes internacionais são lindos, esse é um deles, um nome pequeno e diferente.

    ResponderExcluir
  32. Nunca tinha ouvido esse nome mais gostei do significado muito fofo :) https://www.katisouza.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Patrícia!
    Eu amei esse post, adoro o nome Fay, mas justamente porque gosto muito de nomes estrangeiros e de conhecer mais de suas origens. Adoro tudo que é relacionado a seres místicos e fadas e esse nome dá até uma sensação boa... minha mente já imaginou um personagem só pra ele... ehehe
    Adorei a dica! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  34. Acabei de decidir o nome da minha filha. Que nome lindo é que história bonita, nossa fiquei apaixonada. Adorei mesmo. Com toda certeza o nome da minha primeira filha tá decidido.

    ResponderExcluir
  35. Acho o nome muito bonito, mas estranho de se usar no Brasil. Acho que por isso há tão pouco uso por aqui.

    ResponderExcluir
  36. O problema é a pronúncia muito parecida com a forma coloquial do adjetivo: feio (algumas pessoas falam: "nossa que fei")...O nome Fay se fala exatamente "Fei"...e se for utilizar como se fala em português" F/á/i...parece criança que confunde "f" com "v" durante a alfabetização. Fay (fei), Freya (feia) e Phoebe (Fibe - lembra febre)...Eu sou apaixonada por nomes com a letra F, mas é uma pena esses 3 grandes e lindos nomes não pegarem tão bem no Brasil. Se o papai ou a mamãe quiser é questão de personalidade...hoje Cora está na moda apesar de lembrar cobra. Então, é questão de criar a filha e fortalecer a personalidade dela contra bullying e tbm para que ame o próprio nome!

    ResponderExcluir
  37. Nossa akakkaka sempre vejo muito pouco sobre meu nome, amei ver sobre o significado dele♡

    ResponderExcluir
  38. Como faço pra comprar o vestido de fada?

    ResponderExcluir