sexta-feira, 11 de maio de 2018

Ásia - Atendendo a Pedidos


Um topónimo que nos chega do outro lado do mundo, Ásia. A Ásia é o maior continente do planeta Terra que abriga quase três quintos da população mundial. Na Ásia encontramos algumas das montanhas mais altas, os rios mais extensos, os maiores desertos, planícies e planaltos, as selvas e florestas mais densas. Um continente verdadeiramente mágico. 

Ásia vem da palavra grega Ασία. O primeiro registo deste topónimo é encontrado em Heródoto (um historiador grego que mencionava a divisão do mundo em 3 partes) cerca de 440 a.C. Heródoto chamou às 3 partes do mundo Europa (em homenagem à ninfa oceânida, filha de Agenor), Líbia (nome que os antigos gregos chamavam a África, em homenagem à mãe de Agenor) e Ásia (em homenagem a Clímene). 

É possível que o termo Ásia derive do acádio e significa subir com respeito ao nascer do sol. Outra explicação etimológica refere-se a Homero que a certo ponto da Ilíada menciona o nome Ásio. Nesse caso, o nome teria origem no hitita assu e significaria bom.

De momento, Ásia ainda não pode ser registado em Portugal e tampouco encontrei registos deste nome.

No estado de São Paulo também não encontrei registos de Ásia. Fiquei surpresa por saber que em todo o Brasil só existem 24 mulheres chamadas Ásia

Personalidades:
  • Asia Monet Ray - personalidade da TV americana, participou em programas como "Raising Asia" e "Dance Moms"; 
  • Asia Hernandez Cunillera - filha do famoso jogador de futebol espanhol Xavi Hernandez. 
Não há como negar que Ásia é um nome ousado e não é qualquer casal que tem coragem para nomear assim a sua filha. No meu parecer os nomes geográficos são um grande aposta para os dias que correm e considero a sonoridade de Ásia bonita e usável. O que pensam de Ásia? Usável ou nem por isso? 


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

11 comentários:

  1. Gosto da sonoridade mas, realmente, não usaria por remeter demasiado para o continente. Eu até gosto de nomes geográficos, Gaia por exemplo, mas acho que Ásia é drmasiado ousado até para mim.

    Inês

    ResponderExcluir
  2. Olá, que interessante eu não sabia da origem, mas como nome de pessoa eu acho super estranho,exótico demais. Pelo menos aqui no Brasil ia virar piada. Me lembra azia,de mal estar kkk bjs

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante esse nome, não sabia que tinha pessoas com esse nome, a origem do nome é bem interessante também.

    https://papodedelicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem ? É um nome um tanto estranho como nome de pessoa , gostei bastante do posto , mais não usaria esse nome em um filho.bjsss

    ResponderExcluir
  5. Nunca imaginei que o nome Ásia era nome de pessoas, também fiquei surpresa que no Brasil tem 24 mulheres registradas com esse nome, que é bastante diferente, realmente o nome é bem ousado, bjs.

    ResponderExcluir
  6. EU AMEI! Nunca tinha imaginado pessoas com esse nome, mas acho que super combina! Como não pensei nisso antes... o legal é que como Asia se escreve do mesmo jeito em inglês e português (tirando o acento) as famílias brasileiras que moram fora do país podem usar o nome em seus filhos, e se um dia voltarem pra cá, não muda nada! (Amei a proposta do seu blog, já quero achar meu nome!)

    http://ligiaslife.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!Bem interessante! Jamais imaginei que o nome Ásia poderia nomear pessoas.
    Apesar das homenagens e significados importantes sobre este nome,eu jamais usaria em uma filha,mas é preferência pessoal,acho bonito só um pouco diferente mesmo.
    Gostei de conhecer mais um significado sobre estes nomes diferentes.Sucesso!Bjss

    ResponderExcluir
  8. Nao sabia que Ásia era utilizado como nome! E só 24 pessoas no Brasil tem esse nome. Sôa bonito, mas nao seria uma opção de nome para mim tbm.

    ResponderExcluir
  9. Acho super usável! Não sabia que existiam pessoas com esse nome, mas considero com uma sonoridade muito bonita e por ser curtinho, acho que combina demais com meninas pequenininhas. Me deu essa impressão! Mas com certeza é bem ousado e entendo ter tão pouquinhos registros, tomara que pegue né?

    ResponderExcluir
  10. Peculiar o nome Ásia como nome próprio,muito digno de enredo de um livro ,um filme.Ainda não conheci ninguém com esse nome.

    ResponderExcluir