quinta-feira, 3 de maio de 2018

Amílcar - Atendendo a Pedidos


Amílcar é a versão portuguesa e espanhola do nome Hamilcar. De origem latina este nome significa filho de Melqart. Melqart era o Deus tutelar da cidade fenícia de Tiro e o nome é o resultado da compreensão da expressão que simboliza rei da cidade. Portanto, num sentido mais extenso, Amílcar pode significar filho do rei da cidade.

Amílcar Barca viveu no século III a.C e foi a mais nobre personalidade portadora deste nome. Amílcar foi um estadista e general cartaginês responsável pela conquista da Hispânia. Foi pai de Aníbal, Asdrúbal, Adonibal e Magão, bem como o construtor dos famosos jardins de Amílcar, que se encontravam em Mégara, na periferia de Catargo. 

Pensei que em Portugal não fosse encontrar registos recentes do nome Amílcar, mas estava enganada pois em 2015 nasceram 6 pequenos Amílcar e em 2014 foram registados 3 Amílcar. As décadas de ouro deste nome foram desde 1940 a 1970. O ano de mais registos foi em 1950 com um total de 138 meninos que receberam o nome Amílcar

No estado de São Paulo, não encontrei registos recentes deste nome. A década com mais registos de Amílcar em todo o Brasil foi em 1960. Todavia, o nome foi sendo sempre substancialmente registado, caindo em desuso na década de 2000. O estado onde existem mais pessoas com este antropónimo é em Rio Grande do Sul. 

Amilcar é ainda o nome de uma marca de carros francesa que foi manufacturada entre 1921 e 1940. 

Este nome foi adotado por várias culturas. Amilcare era um dos nomes de Benito Mussolini e também do compositor italiano Amilcare Ponchielli. Na versão que estamos hoje a abordar no Blog, Amílcar foi o nome de Amílcar Cabral, um político e teórico marxista da Guiné Bissau e Cabo Verde. 

Acho que podemos dizer que Amílcar é um nome ilustre que não passa despercebido, tal como Camilo, que considero do mesmo estilo. É uma pena que sejam nomes pouco registados nos nossos países. Qual é a vossa opinião sobre Amílcar

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

30 comentários:

  1. Obrigada pelo post! Acho o nome muito charmoso, principalmente por ser o nome do Amílcar Cabral, destacado líder anticolonial, patrono da independência da Guiné-Bissau e de Cabo Verde.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, confesso que não conhecia esse nome, meu namorado tem um nome bem diferente também, chama Lottar Mathaus, rss, séria legal também saber o significado, se é que existe, rss.
    Muito sucesso pra você. 😘

    Blog Amanda Passos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem? Acho que os pais do seu namorado gostam de futebol, não é? Lothar Matthäus foi um dos maiores jogadores da Alemanha, conquistou a Copa do Mundo de 1990 com a seleção de seu país e foi eleito melhor jogador do mundo pela Fifa em 1991. Lothar é um nome de origem germânica e significa "exército famoso", em português corresponde ao nome Lotário. Matthäus é a versão alemã de Mateus e significa "presente de Deus". Lottar Mathaus é então uma adaptação gráfica do nome do jogador Lothar Matthäus. Juntando os dois significados chegamos a algo como "exército famoso presentado por Deus". Espero ter ajudado Abraços 😊

      Excluir
    2. Que máximo Patricia, muito obrigada, vou mostrar pra ele agora, rss, e sim o pai dele fala que é por causa do jogador mesmo, hehe, só não sabiamos o significado, obrigada! :)

      Blog Amanda Passos

      Excluir
  3. Achei um nome antigo, assim como Joaquim, João, Teresa, Isabel, eu tenho vizinhos com esses nomes, eles já passaram dos 60 anos, por isso que enxergo assim, mas pelo que vejo muitas pessoas colocam esses nome para homenagear alguém, conheço um bebê que se chama José Antônio. Depende do ponto de vista de cada pessoas, mas eu não gosto de nomes assim, meu ponto de vista, bjs e sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha ouvido falar desse nome, achei muito diferente e bem interessante!
    Parabéns pelo post ;-)

    ResponderExcluir
  5. amo pesquisa sobre o significado de nomes, mas esse foi um dos mais diferentes que já vi, nunca ouvi muito menos li, adorei seu post...

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom? Não conheço ninguém com esse nome, mas achei ele bem interessante e além disso, adoro post desse tipo, sou apaixonada pelo significado do meu nome , ele é alegria.
    Beijos, Joyce

    ResponderExcluir
  7. Nome bem diferente pra mim, so ouvi em filmes!! Mas é sempre Bom saber o significado! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Adoro o seu blog e as dicas que você põe de nomes e as suas origens. Acho mega interessante saber, como você fez uma vez com Thamyres. Usei a informação outro dia, inclusive. Agora é mais uma info para ter. Obrigada! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós é que agradecemos Camille, muito gratos pela participação ❤ Ficamos felizes em poder ajudar, abraços!

      Excluir
  9. Amei o nome! Eu conheço como nome de fragrância de essência.Bjos

    ResponderExcluir
  10. Gostei do significado do nome! Mas nunca tinha ouvido antes. xD

    Beijo!
    www.coresdovicio.com.br

    ResponderExcluir
  11. O significado é interessante porém acho o nome um tanto antiquado. Mas o nível de pesquisa e muito legal. Você se aprofundar nas pesquisas e deixa o conteúdo bem legal. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Nunca ouvi ninguém chamado com o nome de Amílcar é a primeira vez que conheço esse nome, o nome é bastante diferente, mas gostei de conhecer o nome e o significado bjs.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, faz muito tempo que eu não via um Amílcar ! Muito mesmo! O último, eu acho, foi o Amilcar de Castro!
    Poxa, o nome é belíssimo! Fora que é de marca de carro! Poxa, adoro nome de carro! Queria muito chamar Ferrari, rsrsrs. Minha professora de Italiano chama.
    Bem profundo o post, muito bom!

    ResponderExcluir
  14. Confesso que acho que só ouvi esse nome uma vez. É bem diferente e raro aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Gente adorei esse formato, fiquei sabendo de várias informações bacanas e históricas. Acho Amílcar um nome meio difícil, a sonoridade é bem exótica, acho que dificilmente daria esse nome ao meu filho já Camilo acho bem bonito

    ResponderExcluir
  16. Oi Ana!
    Caraca, que nome diferente. Eu nunca tinha ouvido falar nele. Muito legal conhecer novos nomes!!
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  17. MUITO interessante a ideia de escrever sobre a etimologia dos nomes. Já tentou analisar algum nome que não existe na nossa língua e analisar o tipo de morfologia necessária para que ele seja "aportuguesado"?

    ResponderExcluir
  18. Eu me chamo Amilcar. Tenho 43 anos e conheci outros dois. Gosto bastante pela história e por ser raro. Achei top este post!

    ResponderExcluir
  19. Também me chamo Amilcar amo meu nome

    ResponderExcluir
  20. Eu também me chamo, Amilcar seguido de José, e também gosto muito dêle, mas encontrei somente dois em todos meus setenta e cinco anos de vida, fiquei orgulhoso sabendo todo seu significado, abraços à todos.

    ResponderExcluir
  21. Muito interessante essa matéria. Obrigado por esclarecer a origem do meu nome.

    ResponderExcluir