quarta-feira, 11 de abril de 2018

Tamiris - Atendendo a Pedidos


Tamiris é um nome que gera muitas dúvidas em relação à sua origem, significado e até em qual seria a grafia correta. Nós aqui do Blog dos Nomes temos o compromisso de levantar a verdade sobre todos os nomes abordados, e para isso pesquisamos a fundo e não nos contentamos com suposições, mas sim com a realidade. Já posso adiantar que Tamiris é surpreendente, sendo um nome que merece um olhar mais atento. Thamyris é a escrita internacional e também terá seu espaço em nosso post (assim como outras grafias alternativas que foram surgindo ao longo do tempo).

Muito se especula de onde terá vindo Tamiris e alguns sites sugerem que possa ser uma variante de Tamara, mas sua origem é bem mais complexa e nada tem a ver com Tamara, nome de origem hebraica. A verdade é que Tamiris é um nome grego presente na mitologia. E, pasmem, em sua origem é um nome masculino - inclusive, até o ano passado era admitido em Portugal apenas como nome masculino. Tamiris (ou Tâmiris), nos relatos mitológicos era um jovem músico, filho de Filamon e da ninfa Argíope. Era um talentoso cantor e tocador de lira, que muito se orgulhava de suas habilidades. De tanto se vangloriar, um dia Tamiris desafiou as Musas em uma competição musical, só que ele perdeu. Como castigo por sua presunção, as Musas o deixaram cego e retiraram seu dom para o canto e o manejo de instrumentos musicais. Este esboço da história é contado na Ilíada, de Homero. Infelizmente seu significado é desconhecido. Como dito no início do post, Thamyris é a grafia mais internacional, adotada em países como Estados Unidos, França, Inglaterra e Alemanha. Tamiri é a variante italiana.

Mas Tamiris também tem ligação como nome feminino, já que é considerado uma variante de Timarete, como evidenciado pela histórica pintora grega do século V antes de Cristo Timarete, que também é frequentemente referida como Thamyris. O significado do nome grego Timarete é honra e virtude, o qual pode ser estendido a Tamiris.

Por fim, Tamiris é ocasionalmente usado para se referir a Tômiris, uma antiga rainha persa conhecida por guerrear e derrotar Ciro, o Grande, quando este tentou invadir seu país.

É raríssimo pelo mundo e pelo que pude apurar, apenas no Brasil tem uso proeminente como nome próprio. Mas como Tamiris foi descoberto pelos brasileiros? A resposta está na novela Brega & Chique, exibida pela rede Globo em 1987 e sucesso absoluto de audiência. Na trama havia a personagem Tamiris, vivida por Cristina Mullins, uma moça de origem abastada que fica desnorteada quando sua família perde a fortuna e tem que mudar seu estilo de vida. O pico de popularidade do nome se deu nos anos 90, o que confirma sua carga midiática, porque até então era um nome incomum no país. Segundo o IBGE a frequência de Tamiris é de 17.596 pessoas, mas a grafia alternativa Tamires superou e muito a versão original contalizando a alta frequência de 142.898 brasileiras assim chamadas. Para Thamyris a frequência é de 544 pessoas. Outras grafias e seus números: Thamyres (2.185), Tamyres (1.409), Tamyris (376). No ano passado, Tamiris recebeu 3 registros no estado de São Paulo; Tamires foi registrado 14 vezes e Thamyris 4 vezes.

Em Portugal, talvez por ter sido aceito apenas como nome masculino por muitos anos, seus dados são praticamente inexistentes. Apenas encontrei o registro de uma menina de nome Tamirys nascida em 2015.

Personalidades:
  • Tamiris de Liz - velocista brasileira;
  • Tamires Dias Gomes - futebolista brasileira;
  • Tamires Veiga - ginasta brasileira;
  • Helen Tamiris (nome artístico de Helen Becker) - coreógrafa e bailarina norte-americana.
O seu início em T e a mescla das consoantes m e r finalizando em s, fazem de Tamiris um nome de escrita e sonoridade únicas É dono de uma beleza diferente. Suas conexões históricas e mitológicas dão um brilho especial. Considero que seja um bom nome e uma escolha apetecível para 2018 e adiante.

Já conheciam a história de Tamiris?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Livro de Ouro da Mitologia Grega, SPIE, Wikipédia.

51 comentários:

  1. Gostaria de saber mais sobre o nome Raziel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faremos o post assim que possível. Caro leitor, ficamos felizes com seu pedido mas também gostaríamos de saber sua opinião sobre Tamiris, o nome abordado no post, é importante para nós :) Gratos pela sugestão.

      Excluir
    2. Minha filha se chama Tamiris e fuquei encantada pelo significado. Apesar da minha filha nascer em 93, nao conhecia a novela, mas trabalhei com um rapaz que tinha uma filha com esse nome e entao me encantei pelo nome ao ponto de ali mesmo eu escolher o nome da minha filha quando eu fosse mae. De fato nunca conheci um nome mais lindo e quando ela nasceu nao tinha outro nome senão Tamiris❤
      Obrigada por essa bela materia! Surpresa pra mim por tantas informações..é um nome bem feminino por sinal rsrs.

      Excluir
  2. Eu gosto muito de mitologia e história e eu adoro vir em seu blog ler as origens e o significado dos nomes. Eu nunca imaginei que Tamiris poderia ser visto como um nome masculino.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ainda não conhecia a história do nome Tamiris e achei muito interessante! Jamais iria imaginar que sua origem foi na mitologia grega, ainda mais sendo um nome masculino! Muito bacana isso né? E pensar que a novela fez cair no gosto dos brasileiros. Minha mãe assistia, quase me chamei Tamiris! Adorei o post

    ResponderExcluir
  4. Tamiris é um nome lindo gosto do nome, fiquei surpresa que o nome Tamiris é de origem de nome masculino, gostei de saber da história desse nome lindo, bjs.

    ResponderExcluir
  5. Acho um nome muito bonito e não conhecia sua origem. Eu já disse e repito, adoro vir aqui conhecer mais sobre os nomes.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a história toda, mas já li a Ilíada. Caramba, meu Deus, não sabia disso tudo. Obrigada por compartilhar tantas informações. ♥

    ResponderExcluir
  7. Acho um nome tão delicado e feminino! Gostei de saber mais sobre esse nome. Eu nao conheço nenhuma Tamiris.Mas como disse, é um nome muito bonito!

    ResponderExcluir
  8. Lindo nome tambem amo,amiguinha de minha filha se chama Tamiris,vou contar pra ela srsrrs

    ResponderExcluir
  9. Esse nome realmente é difícil de se ver, porém eu conheço duas Tamiris. É um nome muito bonito e adorei saber de onde ele veio, bem interessante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Eu só conheci uma pessoa com esse nome, na época de escola, mas fiquei maravilhada lendo seu post, pois não sabia nada sobre esse nome.
    Parabéns pelo trabalho tão bonito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curioso sobre o meu nome... Tamiris é um nome épico eu diria... Passe ser nome de alguém que vem de um reino distante. Eu conheci uma "Tamires" mas a grafia com "i" pareceu-me bem interessante!

    ResponderExcluir
  12. Tive uma aluna Tamires que está morando em Campinas. Ela completou 18 anos recentemente. Lembro bem da novela Brega & Chique!! Gostei de conhecer a origem do nome. Achei linda a história de Tamiris!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada por esse nome e quase coloquei numa das minhas filhas, não coloquei porque a vizinha colocou antes na filha dela.
    Gostei de saber mais sobre o nome e a sua origem!
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  14. Que viagem incrível! Nunca poderia imaginar que esse nome na verdade tem origem masculina e guarda uma história tão intrigante, afinal, para desafiar musas é necessário muito autoconfiança, não é mesmo?
    Se algum dia você fizer um post sobre o meu nome ficarei honrado!
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faremos sim Amilton, será um prazer. Obrigada pela participação:)

      Excluir
  15. olá , tudo bem ? Gosto bastante do nome Tamiris mais não sabia que ele tem origem Masculina.
    Tenho varias conhecidas e parentes com esse nome . bJSSS

    ResponderExcluir
  16. Oi, Patrícia!
    Eu ainda não sabia da origem do nome Tamiris e onfesso que foi uma descoberta inusitada saber que o significado dele também participou de uma novela. Puxa!
    Eu tive, há muito tempo atrás, um livro que trazia o significado dos nomes e era bem divertido e interessante ler. Inclusive, se não me engano, o meu: Adriana, significa "aquela que é morena" tem haver com os habitantes que nasceram próximo à Ádria, e tem esse significado ligado às suas praias de areia escura. Interessante, não é?
    Grande abraço,
    Drica.
    https://testelivroseideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Adriana, muito interessante. Sempre adorei livros sobre nomes, tenho alguns ainda hoje.

      Excluir
  17. Olá!
    Menina, nunca imaginei que Tamiris, em sua origem, fosse um nome masculino!! =O

    ResponderExcluir
  18. Oie como vai?
    Adorei saber mais sobre o significado do nome Tamiris, fiquei curiosa pra saber o meu Adeiliane quase não vejo ninguem com esse nome. Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adeiliane! Sobre o seu nome não encontrei informações, imagino que seja ele seja uma junção de dois nomes: Adei, que é uma variante de Addie, um diminutivo de Adelaide e Liane, que é diminutivo de Juliane ou de outros nomes terminados em Liane. A junção dos 2 significados seria "nobre jovem". Espero ter ajudado ☺

      Excluir
  19. Oi. eu não sabia nada sobre a origem deste nome e fiquei bem impressionada com tudo, mas o que mais me chocou foi saber que era um nome masculino e em Portugal aceito apenas assim até o ano passado. Muito informativo seu post.

    ResponderExcluir
  20. Oi Patrícia! Olha, não imagino o tamanho da pesquisa que tu precisa fazer para montar os posts, sério. Agora, preciso dizer que esse é o nome que eu já vi escrito dos mais diversos modos rs. Com ou sem H, com I ou E ou Y rs. E achei muito louco saber que veio de um nome masculino! Nunca iria imaginar! Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Aodrei a ideia do blog!
    Vc tem de Alice?
    Queria para colocar no nome da minha filha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, temos sim

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2016/06/alice-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
  22. Oi Karini, tudo bem! Sobre seu nome, ele é uma variação de Karina, geralmente colocamos no título o nome original mas no post falamos sobre as variações ortográficas. Esse e os outros pedidos já estão na fila, faremos os posts assim que possível. Gratos pela participação:)

    ResponderExcluir
  23. Olá! Bem bacana saber mais sobre o nome Tamiris, quem diria que a origem fosse masculina. Acho muito fantástico o trabalho que vcs tem em descobrir as coisas certas <3 Continuem com o belo trabalho...

    Gostaria de saber a origem do meu nome.. seria bem legal de saber hahaha

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ritchelly!
      Procurei sobre seu nome mas infelizmente não há informações sobre ele, então é possível que seja uma livre adaptação gráfica de outros nomes já existentes. O mais próximo que encontrei foi Richelle, a forma feminina de Richard, que por sua vez é a versão estrangeira de Ricardo cujo significado é poderoso e corajoso ou príncipe corajoso. Por outro lado há tb o sobrenome italiano Ricelli, que tem a pronúncia próxima a "ritcheli". Nesse caso o significado é cabelo cacheado. Espero ter ajudado ☺

      Excluir
  24. Que legal, eu tenho muitas amigas com esse nome, era um nome com significado desconhecido pra mim, mais você me tirou todas as dúvidas.

    ResponderExcluir
  25. Heey! Que interessante isso né? Nomes dizem mais q pensamos sobre alguém. Adorei a proposta do seu blog, vou já dá uma olhada em outros posts ;)
    Abraços \o/

    ResponderExcluir
  26. Oi Patricia, tudo bem?

    Achei muito bacana você entrar mais fundo na origem do nome Tamiris e não abordar de forma superficial, isto mostra a importância dos leitores e seu empenho em ser clara com eles. Confesso que Tamiris nunca foi um nome que me encheu os olhos, mas acho um belo nome. Parabéns pela pesquisa e trabalho!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oie, tudo bem? Ah, que nome mais amorzinho. Engraçado que sempre que ouço esse nome penso em crianças, nunca consigo imaginar uma pessoa adulta com esse nome. Acho bem bonito e quando era criança tinha uma amiga com esse nome. Gostei de saber mais. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  28. Amo Tamiris. Parabéns pela postagem, adorei o texto!

    ResponderExcluir
  29. Este, certamente, foi dos posts que mais adorei ler no seu blog! Impressionante a sua pesquisa, desde descobrir as suas origens até aos factos mais interessantes! Nunca na vida pensei que esse nome teria origem masculina, tipo... Soa tão feminino! Adorei como não importa a grafia ou o contexto, adorei cada versão que você citou no post, haha. Este nome vai ficar-me na cabeça, certamente!

    ResponderExcluir
  30. Primeira vez que vejo um significado tão profundo do meu nome. Amei

    ResponderExcluir
  31. Eu acredito que fui a primeira Tamiris registrada no mundo em 1987

    ResponderExcluir
  32. Não sabia que Tamiris poderia ser masculino
    Nunca liguei tanto para meu nome assim, na verdade achava até um nome feio, mas lendo esse significado fiquei grata por me chamar Tamiris. Nunca conheci outra pessoa com esse nome... Acho que dps de 30 anos estou amando ele rsrs
    Obg pela ótima leitura que acabei de fazer

    ResponderExcluir
  33. Meu nome é Tamirys, e conheci um Tamires homem. Fiquei muito surpresa em ver um homem com meu nome. Foi muito engraçado
    Então agora encontrou mais um registro de Tamirys com Y no final. E nasci em 88

    ResponderExcluir
  34. Eu sou uma Bruna Tamiris e nasci em 1987❤

    ResponderExcluir
  35. Eu sou uma Tamiris de 1989. Adorei o texto, obrigada :)

    ResponderExcluir
  36. Amei o seu post, sou apaixonada por música.
    Sou Thamyris de 20/06/1987, e foi o meu pai que me deu esse nome, por causa da novela Rsrs... Hoje eu amo o meu nome, na escola fiquei varias vezes no intervalo para aprender escrever...as vezes me esquecia do H outras do Y Rsrs...obrigada por compartilhar seu conhecimento 😘

    ResponderExcluir
  37. Adorei saber o significado do meu nome, até então eu só sabia que era relacionado a tâmaras. E eu achava um saco ter esse significado, e pasmem agora eu gostei dele, porque de certa forma tem um significado único 🤭( sou de 2004)

    ResponderExcluir
  38. Eu me chamo Tamiris, nasci em 1989 e minha mãe disse que escolheu meu nome por causa da novela. Adorei saber o significado.

    ResponderExcluir
  39. Eu me chamo Tamires e sempre gostei do meu nome sou de 19/05/1996

    ResponderExcluir
  40. Sou de 1994 me chamo Thamiris, e só hoje com o seu blog tive a oportunidade de saber de onde vinha esse nome, por conhecer algumas Tamiris meio que da mesma idade, sempre me perguntava o que aconteceu naquela época e de onde vinha o nome. Obrigada por este post fiquei muito feliz em saber. coração radiante aqui :)

    ResponderExcluir
  41. A variação do meu nome não apareceu e, particularmente, é a versão que mais gosto, rsrs. Muito interessante a sua pesquisa e não fazia ideia de que em Portugal é predominantemente um nome masculino.
    Também achava curioso só conhecer Thamiris com a idade igual ou próxima da minha. Sou de 1992 e a Thamires mais velha que conheci era dos anos 80.
    Minha mãe disse que escolheu este nome para mim porque viu em uma banca de jornal da época e achou bonita a sonoridade. ☺️

    ResponderExcluir
  42. Me chamo Tamiris nasci em 91 e justamente ela me fala que foi por causa da novela.

    ResponderExcluir