quinta-feira, 22 de março de 2018

Serafim


Costumo dizer que tenho o problema de gostar praticamente de todos os nomes com a terminação -im. Acho um amor, não consigo evitar, até nomes mais inauditos como Crispim e Serafim eu gosto! Mas não posso negar que o meu predileto é Valentim

Hoje a atenção vai ser para Serafim, um nome de origem hebraica e de significado dúbio, mas provavelmente significa ardente, fogoso.

Querem saber um facto interessante sobre este nome? Um Serafim, segundo a angeologia, é um anjo de seis asas. Eles encontram-se na primeira posição na hierarquia celestial dos anjos, sendo os que estão mais próximos de Deus. 

Serafim também foi o nome de um santo italiano que viveu no século XIII que dedicou a sua vida a fazer roupas para os mais desfavorecidos. Neste meio religioso, Serafim de Sarov, foi um monge muito querido e venerado da Igreja Ortodoxa Russa. 

Existem ainda referências bíblicas para Serafim em Isaías 6:1-2. Dois versículos das escrituras sagradas falam sobre os serafins.

Em Portugal, entre os anos 1920 e 1980, Serafim foi um nome comum. Em 1955 alcançou 205 registos. No site Nós Portugueses, apercebi-me que o conjunto Serafim dos Anjos foi bastante utilizado, se quiserem conferir a presença de Serafim em Portugal cliquem aqui. Atualmente, Serafim já não é um nome tão requisitado pelos futuros papás, em 2015 teve 6 registos e em 2014 foram registados 3 bebés. 

Pelo que me apercebi, Serafim não foi tão amado no Brasil como foi em Portugal, entre as décadas de 1930 a 2010 a frequência deste nome foi de 4.768 indivíduos do sexo masculino. O auge de registos aconteceu na década de 1940 e o estado onde nascem mais meninos chamados Serafim é em Minas Gerais. Recentemente nenhum Serafim foi registado no estado de São Paulo. 

Podemos dizer que Serafim é um nome único e devo confessar-vos que o acho bastante semelhante a Safira. Gostava que fosse um nome que voltasse a ter presença nos nossos recém-nascidos. Qual é a vossa opinião sobre Serafim?

Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia.

23 comentários:

  1. Serafim é um nome meigo é um nome incomum difícil de ser achado em alguém, eu não conheço ninguém com esse nome, seria bom se os pais colocassem o nome dos filhos de Serafim assim seria mais comum, bjs.

    ResponderExcluir
  2. caramba, que legal...adorei o blog e sua ideia de colocar o significado dos nomes, tomara que eu encontre o meu ai qualquer dia kkk

    ResponderExcluir
  3. Realmente Serafim é um nome lindo e infelizmente pouco utilizado. Fiquei surpreendida com os significados e números de registros que trouxe. Adoro saber as histórias por trás de um nome. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Lindo o nome! Meus filhos se chamam John e Joseph! Se puder falar sobre eles! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veronica, falaremos sobre John e Joseph assim que possível. Gratos pelas sugestões😊

      Excluir
    2. Meu nome é Bernadete Serafim

      Excluir
  5. Acho lindo demais esse nome, pessoalmente nunca conheci ninguém que se chamava Serafim.

    ResponderExcluir
  6. Não posso deixar de citar que amoo Valentim e suas variações, como Valentine ( principalmente pra homem), Sério! Acho tão poderoso e forte.
    Serafim é um nome muito bonito, confesso que principalmente pela questão dele ser ligado a anjos.
    Amei demais saber a fundo!

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  7. Serafim dos Anjos é extremamente poético! Perfeito para uma alma pura

    ResponderExcluir
  8. Tão meigo e delicado esse nome, "Serafim".
    Nunca conheci alguém que se chama assim, gostei também do Valentim!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do post, aprendendo mais e mais com essas informações. Esse nome Serafim, acho muito diferente e único. É sempre bom sabe os significados dos nomes, queria saber o significado do meu nome. bjsss
    espacodividido5.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá. Serafim é um nome muito lindo, mas quase nao vejo hoje em dia. Adorei saber a origem e significados =)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Serafim é um nome bonito, mas não conheço nenhum. Muito pouco usado por aqui.

    ResponderExcluir
  12. Sempre achei o nome Serafim... muito angelical.
    Não cheguei a cogitar usar o nome em um filho meu... mas acho um nome bem bonito.

    ResponderExcluir
  13. Serafim sempre me remete a anjos mesmo mas sinceramente eu não usaria para nome em um filho e eu ficaria com sua outra terminação em im que seria o Valentim.bjss

    ResponderExcluir
  14. Serafim é um nome tão bonito, quando o vejo me vem à mente um som de harpas tocando, acho que pela conexão angelical. É mais associado a senhores, por isso acho difícil que seja visto entre crianças. Talvez o composto Pedro Serafim (ou algum outro) poderia ser uma opção para os dias de hoje.

    ResponderExcluir
  15. Que nome lindo Serafim, ainda não conheço ninguém com esse nome.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu acho um nome muito lindo, mas nunca ouvi nenhuma criança com esse nome.. Nenhum conhecido

    ResponderExcluir
  17. Oi
    que nome mais lindo,conheço poucas pessoas que tem esse nome,mais é um nome bem diferente né,o significado é show.

    ResponderExcluir
  18. Tenho orgulho de ser dá família Serafim,Já nem todos da família sentem o mesmo ,sempre falei do significado para minha filha que infelizmente não tem esse sobrenome, mas já disse que quando for maior de idade irá incluí-lo

    ResponderExcluir
  19. Não é meu primeiro nome, mas meu sobrenome. Andréa serafim. Sempre amei meu nome é agora com o significado, mais ainda.

    ResponderExcluir