quarta-feira, 21 de março de 2018

Célia


Célia é um nome antigo mas com alguma coisa que remete à atualidade. Talvez seja por causa de sua delicada terminação em lia, que transmite docilidade e romantismo. Seu belíssimo significado ligado aos céus é inspirador e digno de sonhos. Em tempos onde os nomes vintage estão na moda, Célia poderia surgir como mais uma opção a ser considerada para nossas meninas.

Célia é a forma feminina do nome de família romano Caelius, que, por sua vez, deriva do latim caelum e significa céu. Não posso deixar de dizer que o significado de céu é o que mais me encanta em Célia. Adoro olhar para o céu e imaginar um mundo divino, mágico. Dar à uma filha um nome com essa temática é de uma grande delicadeza.

Algumas fontes ainda informam que por vezes Célia é utilizado como um diminutivo/apelido de Cecília, mas os nomes têm origem e significados diferentes.

Apesar de Célia ter raízes romanas antigas, não foi usado durante a Idade Média. O responsável por introduzir o nome entre os falantes da língua inglesa foi o autor Shakespeare em sua peça As You Like It (1599). Podemos considerar então Célia um nome com grande apelo literário.

Outros idiomas: Celia (espanhol, italiano, inglês), Cèlia (catalão)

Variante: Celina

Para quem gosta do tema anagramas, vale lembrar que Célia é um anagrama de Alice.

É um nome popular na Espanha, em 2015 conquistou o 51° lugar no ranking de nomes mais usados do país. Também é visto na França (77°-2016) e Bélgica (85°-2015). Nos Estados Unidos foi moderadamente usado no início do século 20, atualmente é raro (837°-2016).

Para nossas populações Célia é mais associado à senhoras, o que faz todo sentido já que nos dois países o auge de popularidade do nome se deu em décadas passadas. No Brasil é estimado que existam 184.516 brasileiras chamadas Célia. O pico de uso aconteceu nos anos 60 e suas portadoras são encontradas com mais frequência no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo o nome foi perdendo força, no ano passado só conseguiu 2 registros no estado de São Paulo.

Em terras lusas os registros de Célia eram modestos até meados da década de 50; a partir de 1957 passaram de 100 e seguiram uma curva ascendente que atingiu seu ápice nos anos 70. Como no Brasil, em Portugal o nome parece esquecido: angariou apenas 1 registro em 2016.

Personalidades:
  • Célia Biar - atriz brasileira;
  • Celia Calderón - pintora mexicana;
  • Celia Cruz - cantora cubana;
  • Célia Helena - atriz brasileira;
  • Celia Johnson - atriz inglesa;
  • Celia Keenan-Bolger - atriz e cantora norte-americana;
  • Célia Machado - atriz, cantora e dançarina brasileira;
  • Célia Olga - atriz brasileira;
  • Celia Sánchez - revolucionária cubana.

Célia é mais um daqueles nomes que está guardado na caixinha de nomes antigos, aqueles que quase sempre são esquecidos e deixados de lado por não serem considerados modernos. Ora, mas as modas são cíclicas, o que é visto como antiquado hoje pode voltar renovado futuramente. Célia tem o charme dos nomes retrô, um lindo significado e uma sonoridade doce e romântica. Por que então não dar uma chance a esse presente que vem do céu?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE,SPIE, Nameberry e Wikipédia.

25 comentários:

  1. Oi linda!
    Eu acho tão delicado esse nome, sempre imagino pessoas boas e fofas HAHAH a variação dele 'Celina' também me encanta.

    Beijos de Luz,
    Marina | www.meudoceapartamento.com

    ResponderExcluir
  2. O nome é lindo, até soa bem. Amei saber sobre o seu significado, fez-me amar mais ainda o nome.

    ResponderExcluir
  3. Célia é um nome tão lindo, suave bastante delicado, esse nome nome traz uma paz ao pronunciar ele, conheço algumas pessoas com esse nome encantador, as mamães precisam dá uma chance pra esse nome tão doce, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Uma das minhas professoras preferidas no primário se chamava Célia. Era doce, paciente. Enérgica quando precisava. Com ela aprendi muito.

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto da variação Celina, acho que soa doce quando é pronunciado.

    ResponderExcluir
  6. Gostei de saber um pouquinho sobre origem do nome Célia, realmente conheço poucas pessoas com esse nome...

    ResponderExcluir
  7. Esse nome tem uma dicção tão boa. Suave e simples, melhor que isso não tem kk.
    Só conheci uma pessoa com esse nome

    ResponderExcluir
  8. Nossa que legal, adorei seu post... minha tia se chama Célia 😍❤
    Gostei de saber um pouco mais sobre esse nome

    ResponderExcluir
  9. Esse nome é muito lindo! Conheço Célias na minha vida e eu estimo muito esse nome! Amei saber mais sobre ele!

    ResponderExcluir
  10. Ah, tenho uma tia chamada Célia!
    Adorei conhecer a origem desse nome. Não imaginava que ele remetesse ao céu, certamente é u, significado muito lindo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Que lindo nome, mas pouco usado, eu mesma conheço apenas umas 5 Célias e todas já tem mais de 30 anos, mas sem dúvida é um nome forte!

    ResponderExcluir
  12. Acho um nome bonito e gosto da variante Celina. Gostei de saber das origens etimológicas do nome.

    ResponderExcluir
  13. Imagino uma senhora de meia-idade. Por acaso em Espanha havia uma série famosa cuja protagonista, uma menina, se chamava Célia.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Eu acho lindo este nome ❤ adorei conhecer a origem dele.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. oi!
    Célia me desperta sensações ambivalentes. Ele sozinho eu não gosto, falta alguma coisa...
    No composto, Regina Célia ou Célia Regina, ou seja, Rainha do Céu, bastante conhecido e utilizado entre os católicos eu já acho bem interessante.
    Sua variante Celina ou Celi eu já gosto com mais facilidade.
    Por fim, a semelhança com Cecília #top1# pra mim, é um primor!

    ResponderExcluir
  16. Super concordo ! Não gosto muito de ir com a moda, se acho o nome bonito eu escolheria com certeza, Célia e lindo e de trás pra frente e o nome da minha filha alice ☺️

    ResponderExcluir
  17. é um nome muito bonito porem conheço poucas Célias, tenho uma tia com esse nome.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, quanta coisa bacana sobre o nome. As Célias que eu conheço são mais velhas, não tem mais jovens com esse nome rs. Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Nunca tinha associado a Alice e conhecia o significado relacionado ao céu porque já tive uma colega com esse nome. É muito bonito, apesar de não ser dos meus favoritos! =)

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem? Ah, que máximo! O nome da minha avó. Além dela, já conheci outras mulheres com esse nome. É pequeno, simples, mas bonito. Nunca tinha pensando que era anagrama de Alice. Sempre aprendemos algo novo não é mesmo? Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  21. Oi Patrícia, tudo bem?

    Célia realmente remete a nomes mais antigos, mas gosto dele, soa bonito e a terminação em Lia realmente o faz ter uma simplicidade e aptidão maior. Nunca imaginaria que ele era um anagrama de Alice. Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi
    Célia é o nome da madrinha do meu filho,esse nome para mim é bem forte sabe eu gosto muito desse nome,seus post são ótimos aprendemos muito viu bjs.

    ResponderExcluir
  23. Que legal conhecer um pouco do significado dos nomes. Acho lindo e conheço várias Célias. Vou mostrar para cada uma. Amei. Bjss

    ResponderExcluir
  24. Que lindo esse significado!
    Minha tia se chama Celia, adorei saber mais sobre esse nome. Celina eu acho super lindo tbm.

    ResponderExcluir
  25. Amei saber mais sobre o significado lindo e as origens desse nome, interessante a relação com Alice. Tinha uma conhecida com esse nome.

    ResponderExcluir