quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Isabela


Isabela nada mais é do que uma variação do nome Isabel. Como já foi abordado no texto sobre este antropónimo, pode ter duas possíveis origens. Se acreditarmos que Isabela é um nome de origem hebraica, então o nome significa casta, pura. Se por outro lado aceitarmos que Isabela deriva  de Elisabete, então este nome mantém a origem hebraica mas o seu significado altera-se para meu Deus é o meu juramento ou ainda Deus é minha abundância.

Os registos de Isabel e Isabela não andam muito longe um do outro. Em Portugal, no ano 2016, Isabel foi alvo de 154 registos enquanto Isabela foi escolhido para 68 bebés. Em 2015 Isabel teve 144 registos e por sua vez Isabela alcançou 62. Se recuarmos mais no tempo, apercebemo-nos que Isabela não foi um nome que sempre tenha sido registado em Portugal, o site SPIE, mostra-nos que este nome só teve registos a partir de  1957 e foram muito tímidos até 1980, sendo que houve anos em que o nome não foi sequer registado. No entanto, em 1974, nasceram 17 bebés Isabela em Portugal, mas a média de registos era cerca de 4 a 5 registos por ano. 

No estado de São Paulo, no ano passado, nasceram 2033 Isabela (todavia a grafia Isabella arrecadou 3564 registos!). De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Isabela é 216.161 indivíduos do sexo feminino. Podemos ainda aferir que os registos eram muito poucos até à década de 1980 onde o nome começou a dar ares da sua graça. Foi na primeira década de 2000 que Isabela atingiu o seu apogeu de registos. O estado em que é mais provável dar de caras com alguém portador deste nome é no Distrito Federal, seguido por São Paulo e Minas Gerais. 

Personalidades:
  • Isabela Corona - atriz mexicana;
  • Isabela Garcia - atriz brasileira;
  • Isabela Moner - cantora e atriz americana;
  • Isabela de Rosis - abadesa italiana. 

Na minha opinião, a Isabella Swan, mais conhecida como apenas Bella da saga Twilight foi a personagem que inspirou o uso deste nome um pouco por todo o lado. No
Brasil já vimos que a grafia Isabella é mais registada que Isabela e lá fora Isabella ocupa
grandes lugares de destaque nos tops de vários países. Por exemplo nos Estados Unidos ficou na 5ª posição em 2016. 


Isabela/Isabella resulta em diminutivos/apelidos amorosos. Os que mais gosto são Bela/Bella
e Isa/Izzy. 


Admito que não sou a maior entusiasta de Isabel e Isabela/Isabella. Se por um
lado acho Isabel mais elegante, penso que Isabela seja mais moderno e divertido.

E vocês? Preferem Isabel ou Isabela


Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

25 comentários:

  1. Eu penso em colocar Isabela se algum dia eu tiver uma filha.

    ResponderExcluir
  2. O nome Isabela é lindo gosto muito desse nome acho bem feminino, romântico, eu prefiro mais isabela aprecio mais esse nome, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Nome muito bonito e delicado mas eu prefiro Isabel pq nao e muito comum e mais diferente.

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Os dois nomes são bem bonitos.
    Se fosse escolher um dos dois com certeza ficaria na dúvida, mas Isabella me conquista mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Com certeza depois do filme crepúsculos muitas Isabellas nasceram!
    Eu gosto de Isabel e Isabela. Acho lindos!

    ResponderExcluir
  6. oi!
    Minha irmã se chama Isabela :D mas prefiro Isabel acho mais bonito.
    bjo

    ResponderExcluir
  7. Aqui, em Portugal, conheço imensa gente com o nome Isabel, mas aprecio mais a versão Isabela, confesso, haha. Não sabia que o seu uso recente devia-se a inspirações literárias! Os diminutivos são adoráveis! Quando eu vejo esses números, começo a reflectir na quantidade de bebé que nasce a todo o momento... Woah!

    ResponderExcluir
  8. São dois nomes lindos. Mas eu particulamente acho Isabela BEM mais bonito! rs.

    ResponderExcluir
  9. Prefiro Isabel, gosto muito de nomes femininos terminados em el. Isabela é bonito, mas por ser tão popular ficou saturado e perdeu o brilho pra mim.

    ResponderExcluir
  10. O nome da minha afilhada é Isabella, se eu amei? Muito. Eu acho lindo o nome é também muito forte.
    Não sabia dos significados,mas já amo

    ResponderExcluir
  11. Gosto mais de Isabel, acho mais sonoro. Mas o significado dos nomes, tanto de Isabel como de Isabela são lindos. Eu não conhecia. Gostei de conhecer a origem e as variações desse nome tão bonito. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?

    Acho Isabela um nome lindo, é muito angelical, soa bonito. Gostei de saber que ele derivou de Isabel e que tem origem hebraica, pois gosto bastante de nomes com essa origem. Mais uma vez esse post está maravilhoso, eu ameeei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Isabela é um nome lindo! Cheguei a cogitar colocar esse nome na minha filha, mas ficou Carolina, que também é lindo. Abraços!

    ResponderExcluir
  14. acho isabela um nome bem de realeza sabe acho muito bonito e delicado esse nome

    ResponderExcluir
  15. Isabela é um nome lindo! Gostei dos significados e os apelidos ficam fofos.

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / CK Designs / Rede Natura

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Esse é muito bonito. Quando pensei em ter uma filha esse nome estava na listinha. Conheço várias e todas bem simpáticas. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  17. Que nome lindo, ameei saber mais sobre o nome

    ResponderExcluir
  18. Que significado lindo!
    Tenho uma prima com esse nome, eu prefiro Isabela mesmo ou Elisabete, o Isabel é bonito mas os outros dois eu acho com uma pronúncia melhor.

    ResponderExcluir
  19. Haaa Isabela é sem dúvida um nome lindo , amei saber mais sobre ele <3

    ResponderExcluir
  20. Prefiro Isabela, acho mais doce e moderno.

    ResponderExcluir
  21. Pelo visto Isabella é muito amado aqui no blog, mas eu não consigo gostar de forma alguma, rs. Acho enjoadissimo e sem graça. Prefiro Isabel, com toda certeza.

    ResponderExcluir
  22. Estou em dúvida quanto a forma de escrever o nome da minha bebê. Se Isabela ou Isabella. Estou estudando a possibilidade de deixar Isabela mesmo, da forma correta do português. Pois, na língua portuguesa não usamos consuantes dobradas. Mas nome próprio depende do gosto da pessoa. Isabella é lindo também. Mas, acho que vou botar Isabela mesmo. Nome lindo!!!

    ResponderExcluir
  23. O nome Isabella significa casta e pura. É muito lindo, feminino, delicado e romântico. Acho bem interessante essa opção por ser retrô e atemporal.👼🏻🌷💜

    ResponderExcluir