quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Maísa/Maysa


Maísa/Maysa, um nome, duas grafias e várias origens. Sempre me perguntei de onde Maísa/Maysa viria, qual seria seu significado. Espero que com essa pesquisa tenha conseguido sanar as dúvidas de nossos leitores que por ventura também as tenham. Em tempos da crescente popularidade de Maya, Maitê (Brasil) e Mara (Portugal), Maísa/Maysa pode funcionar como uma simpática alternativa. 

As origens de Maísa/Maysa são as mesmas para as duas grafias e são essas:

  • Nomes árabes usados por muçulmanos e cujo significado é andar com marcha em um balanço orgulhoso. Particularmente achei esse significado muito interessante e também imponente. Remetem para uma pessoa altiva e determinada;
  • Diminutivo de  Margit ou de Mairead, variantes escandinava e escocesa de Margarida. Nesse caso o significado de Maísa/Maysa seria pérola;
  • Diminutivo sueco de Maria;
  • Maisa poderia ter origem japonesa e significar dança na areia; já Maysa teria origem na língua turcomana e significaria verão florescendo flores (hipóteses inconsistentes);
  • Há ainda quem defenda que seja uma modificação de Marisa ou uma aglutinação do composto Maria Luísa (também é a origem de Marisa).
Temos então possibilidade de ligação de Maísa/Maysa aos nomes, Margarida, Maria, Marisa e Maria Luísa. E ainda a associação ao mundo árabe (confesso que foi a origem que mais me surpreendeu).

Maísa/Maysa chega aos nossos países com frescor e apelo jovial; no Brasil é mais conhecido e está difundido há mais tempo que em Portugal. Segundo o censo demográfico de 2010 do IBGE, Maísa é o nome de aproximadamente  51.924 brasileiras, enquanto Maysa nomeia 10.892 mulheres. As duas grafias vieram ganhando discretos registros ao longo das décadas, mas a partir dos anos 90 conquistaram maior visibilidade atingindo seu pico de popularidade nos anos 2000, o que reforça seu ar juvenil. Tanto a grafia Maísa quanto Maysa apresentam maior concentração de portadoras no estado de Tocantins. Em 2016, no estado de São Paulo, Maysa recebeu 257 registros, Maisa (não acentuado) foi registrado 122 vezes e Maísa obteve 86 registros. No ano de 2015 Maysa conseguiu 363 registros, Maisa 111 e Maísa 87.

Em terras portuguesas Maísa é a grafia mais registrada: em 2016 obteve 11 registros enquanto Maysa recebeu apenas 1; em 2015 foram 15 registros para Maísa e nenhum para Maysa; em 2014 Maísa foi escolhido nove vezes e Maysa 1 vez. Nesse mesmo ano alguns compostos também foram registrados e entre eles estão Maísa Liana, Maísa Sofia, Maísa Kiara, Lara Maísa, Núria Maísa, Jade Maísa, Viviane Maísa. O site SPIE ainda informa a existência de 2 registros para Maísa em 1973. As duas grafias fazem parte da mais nova lista de nomes admitidos de Portugal.

Referências:
  • Maísa Silva - atriz, cantora e apresentadora brasileira;
  • Maysa Leak - cantora de jazz norte-americana;
  • Maysa Monjardim, mais conhecida simplesmente como Maysa (1936-1977) - cantora, compositora e atriz brasileira. Maysa - Quando Fala o Coração (2009) é uma minissérie brasileira produzida pela Rede Globo que retratou a vida da cantora.
Maísa/Maysa tem um jeitinho moderno sem soar ousado; sua sonoridade e grafia são contemporâneas, parece estar em sintonia com as tendências do momento. Além disso é delicado, mimoso e fácil de se gostar. Acredito que seja uma ótima aposta para 2018 e adiante.

Usariam Maísa/Maysa? Qual grafia preferem?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Baby Names, Behind the Name, Dicionário de Nomes (Nelson Oliver), Hamariweb, IBGE, IRN, Muslin Names, Nordic Names, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

41 comentários:

  1. Acho o nome Maysa, com essa grafia, bem sofisticado e moderno. Assim vomo Maya, que você citou.
    Adorei seu site e já estou info procurar o significado fo meu, rsrs.

    Bjks!

    Blog da Sah ♡ | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  2. Os dois nomes são lindos, muito legal ficar sabendo dos significados dos nomes, é uma forma de conhecer, acho Maísa mais bonito, realmente os nomes são uma ótima aposta para 2018, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Quem diria que de diminutivos e apelidos carinhosos sairia um nome forte e diferentão hahah

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Maysa avho mais bonito com "Y", espero que tenha ajudado rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Bem interessante ficar sabendo o significados dos nomes, adorei, parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  6. Acho maisa mais bonito. Muito legal saber todas essas informações

    ResponderExcluir
  7. Eu acho mais bonito Maysa como a grafia da cantora.
    big beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro pesquisar o significado dos nomes. Maísa nunca tinha procurado. Gostei do seu post, e do seu blog. Bem interessante!

    ResponderExcluir
  9. Maysa/Maísa é um nome forte que me chama a atenção, de fato seria um nome que entraria na lista para minha filha. Mas escolheria Maísa com i, gosto de nomes simples. Soa mais natural e bem fácil de se lembrar. Parabéns pelo artigo bem explicativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Eu adoraria o meu com i, porém meus pais escolheram com y.

      Excluir
  10. Eu prefiro o Maysa é um nome simples,porém forte exótico, já quero ver um do meu (Nayla)
    Achei muito interessante a ideia do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nay, ficamos felizes que tenha gostado do blog, obrigada😊 Nós temos já post de Naila, aqui vai o link:
      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2016/12/naila-atendendo-pedidos.html?m=1

      Excluir
  11. Acho que utilizaria sim esse nome para uma filha, é bem bonito! Já a grafia fico na dúvida qual prefiro, acho que Maísa mesmo. Super legal esse tipo de post sobre os nomes...

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / CK Designs / Rede Natura

    ResponderExcluir
  12. Acho esse nome lindo, tanto Maísa ou Maysa são muito bonitos.
    É um nome bem feminino, quanto a grafia prefiro Maísa.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  13. Caramba, muito interessante seu blog! Gostei do post, parabéns pelas postagens.
    Sucesso!
    www.nerdbooksblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Olá, amei o post! Muito legal sua pesquisa.
    Gostei muito de descobrir mais sobre esse nome que considero tão bonito.

    ResponderExcluir
  15. Oi!!!
    Eu acho lindo o nome Maysa, e amei o significado ❤
    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Nossa, um nome que eu acho lindo demais! Tenho uma amiga Maisa! ❤️

    ResponderExcluir
  17. Oiie,
    Eu acho o nome Maysa lindo, não tive meninas apenas meninos mas se tivesse eu acho que daria o nome de Taliya, um pouco diferente porém bonito rsrs

    ResponderExcluir
  18. Eu não sabia qual era o significado dos nomes Maísa/Maysa (apesar de ter uma ótima com esse nome). Achei bastante interessante você abordar isso no seu blog. Parabéns e beijão 😘

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Achei muito interessante você trazer o significado do nome, e de onde teriam sido as suas origens. Particularmente prefiro a grafia do "Maysa", visto que a cantora é uma grande inspiração. Post simplesmente maravilhoso e muito informativo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Acho Maysa um nome lindo. Se eu tiver outra filha, é um dos nomes que sempre achei interessante. Abraços e parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  21. Acho o nome muito lindo mas não fazia mínima ideia de todas essas curiosidades, adorei demais saber. Aqui em casa todas as vezes que meus pais foram escolher nomes para os filhos eles faziam uma extensa pesquisa também rs

    ResponderExcluir
  22. Não fazia ideia do significado desse nome, curti muito!

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bem? Esse nome é muito bonito. Parece trazer uma força bem grande junto com ele. Nunca conheci nenhuma, somente aquela da TV rs Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  24. Que felicidade ler esse blog! Não tinha lido antes do nascimento... aqui você postou mais curiosidades interessantes! Coloquei o nome Maísa. A minha filha nasceu em março de 2018 ;)

    ResponderExcluir
  25. Sempre amei meu nome. Com esse significado amo mais ainda !!!

    ResponderExcluir
  26. Minha filha se chama maysa e é muito decidida em tudo, realmente ela é uma joia rara, uma pérola!

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho Uma perolA Maysa Valentina, pois é a alegria da Casa, pois eu amo a grafia e o composto da minha Pérola

    ResponderExcluir
  28. Meu nome amei as traduções acho bem meigo

    ResponderExcluir
  29. Acho que os nomes são realmente importante e refleti o quê a pessoa é em muitas pessoas

    ResponderExcluir
  30. Adorei as explicações! Escolhi Maísa para minha filha, porquê gosto muito da Maisa Silva... Coloquei o acento.

    ResponderExcluir