domingo, 14 de junho de 2015

Lira




Às vezes deparo-me comigo mesma a pronunciar mentalmente este nome: Lira (!). Que sonoridade bonita, tão fresca e tão delicada. E, para além de ter uma vibração tão moderna, equiparável a Lia ou Safira, pode pertencer a uma grande variedade de campos lexicais, consoante o gosto e a sensibilidade da pessoa, o que é um aspeto extremamente positivo, a meu ver!



Se recuarmos à Antiga Grécia, de onde se pressupõe que o nome venha, Lira era o nome que se dava a um instrumento musical extremamente apreciado pelos gregos, instrumento que se assemelha a uma pequena harpa. De acordo com informação pictográfica que sobreviveu até aos nossos dias, a Lira mais famosa era a de Orfeu, Deus da Música e da Poesia. A Lira está assim associada à arte da palavra, à mística da poesia, sendo também associada a Safo, a poetisa que revolucionou a imagem feminina na Antiga Grécia ao participar na vida pública, até então reservada apenas aos homens.

Lira pode, ainda, estar associada a uma espécie de pássaro (Menura superba) cujas penas se assemelham ao instrumento musical, pode corresponder à estrutura cerebral do fórnice (para os amantes das neurociências) e à antiga moeda italiana.

Mas, para mim, a associação mais bonita que se pode fazer a Lira é à constelação boreal localizada no hemisfério celestial norte e cuja estrela mais brilhante é Vega. Dar o nome de uma constelação a uma filha é do mais poético que pode haver. Digo eu, que tenho um fraquinho por astronomia e sempre que posso, dou uma escapadinha para admirar o céu noturno. Para aqueles que apreciam nomes inspirados em temas celestes, Lira pode ser uma alternativa mais ternurenta a Celeste, Célia, Ester, Estela, Estrela ou até Luna.

Lira em Portugal tem sido um sobrenome amplamente utilizado, tendo pouco reconhecimento como nome próprio, o que põe a salvo das preferências das massas. No entanto, um cantar popular dos Açores “Morte que mataste Lira” relembra-nos que sim, o nome existe e que algures no tempo uma Lira açoriana partiu cedo de mais. Em 2013 foi registada uma Lira Israel e em 2014 foram registadas apenas duas pequenas bebés de nome Lira, uma delas sendo Lira Sofia. Mais recentemente, em 2015 foram registadas 3 Liras em Portugal e 3 no Estado de São Paulo, no Brasil!

Este nome é desconhecido da maioria das pessoas, sendo apenas mais comum nos Estados Unidos e, mesmo assim, mantém-se fora dos grandes focos onomásticos. Como referência, temos a bebé Lyra de Sophie Dahl e Jamie Cullum, nascida em 2011.

Joana Recharte.

E para vós? Lira é demasiado alternativo?

Fontes Consultadas:
Behind the Name, NameBerry, SPIE, IRN, ARPEN/SP, Wikipedia.

26 comentários:

  1. Gosto, mas Celeste, Ester, Estrela e Lua estão anos-luz à frente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continuo a preferir Lira :D Mas Celeste e Ester são nomes que também aprecio.

      Excluir
  2. Fronteiras do universo!!! Amo!!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Lira, tão poético! Lua e Lira, perfeitos para irmãs. Os nomes mais lindo de constelação! *-*. Gostei do texto =D.

    ResponderExcluir
  4. Adorei saber mais sobre o nome Lira, o texto está ótimo, com muitas informações! :)
    Lira é bonito mas, particularmente, não o vejo como nome próprio, associo sempre à sobrenome/apelido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Patrícia, acho que é o grande ponto fraco do nome (ser demasiado a apelido)! :\

      Excluir
  5. Adoro Lira. Eu também acho a sonoridade linda e o fato de remeter a uma variedade de campos lexicais torna esse nome muito interessante. Eu usaria.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso! Já andava com um fraquinho pelo nome, você fez-me gamar neste poético nome... O post está divino, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Tem uma cantora chamada Lira, que é da África do Sul, é uma cantora de soul. Aprendi a amar o nome em Fronteiras do Universo a série do autor Philip Pullman

    ResponderExcluir
  8. Amei! Meu nome é Lira (nome mesmo) e meu amor por ele só aumenta a cada dia *-*
    Adorei o post, estão de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo testemunho Lira! Que bom ver uma pessoa com um nome tão distinto :))

      Excluir
    2. Pronúncia lira ou Laura?

      Excluir
  9. O nome da minha avó é Lira. Quanta saudade sinto dela!! Penso em colocar este nome na minha filha, se um dia tiver. Adorei ver seu post, realmente é um nome bem incomum, pelo menos aqui no Brasil. Ao mesmo tempo que o acho lindo e poético, associo ao instrumento. Mas só acontece isso quando penso no nome sozinho, quando penso na minha "vó Lira" se torna apenas o nome dela.

    ResponderExcluir
  10. É um dos poucos nomes que o Ivan bateu o olho e gostou xD eu acho uma graça! Gosto de Laira tbm!

    ResponderExcluir
  11. Achei lindo esse nome, estou grávida, mas ainda não sei o sexo, já vou colocar esse nome na minha lista!😍

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma doce filha chamada Lira, também nascida em 2011.E mais outras duas chamadas Aurora e Rosa.

    ResponderExcluir
  13. Que doçura este post. Me sinto honrada com ele. Meu nome é Lira. Em cada lugar que vou e preciso informar minha identidade recebo comentarios do tipo "que lindo nome", "diferente", é o nome mesmo? Encho o peito e a alma para responder que sim. Minhas origens sao açorianas e foi minha mae que o deu. Algumas pessoas da familia me chamam carinhosamente de tia Laira. Obrigada pelo carinho do Post.

    ResponderExcluir
  14. Esse nome é simplesmente uns dos mais lindos que há!!
    Amei o texto!!

    ResponderExcluir
  15. Minha sobrinha doce amada e teimosa de 2 aninhos Lyra !Nome simples,fresco,diferente, uma das sonoridades mais belas...Prefiro Lira assim,mas o defeito único desse nome é ser sobrenome para algumas pessoas...fora isso ,Lira e Lara ou Laira...S2

    ResponderExcluir
  16. Meu trisavô era açoriano, meu sobrenome é Lira.

    ResponderExcluir
  17. Ouvi dizer há muitos anos que Lira se referia a um Manuel Lira. Não seria portanto a Lira (instrumento musical), mas o Lira, supostamente um revoltoso. Alguém pode esclarecer ?

    ResponderExcluir
  18. Meu sobrenome é Lira, o mesmo tem duas origem que são portuguesa e Italiana, meu bisavô era um Lira e era açoriano.

    ResponderExcluir