terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Cláudio


Cláudio é um nome de origem latina que significa coxo. É certo que o significado não abona a seu favor, mas existem nomes com significados desfavoráveis que não perdem a beleza, como é o caso, por exemplo, de Cecília que significa cega

Em conformidade com estudos onomásticos e etimológicos, Claudius foi um nome de família romana de onde saíram vários imperadores. A explicação apontada pelos historiadores sobre o significado coxo remonta a Claudius I, um antepassado desta família que era manco e mesmo assim governou Roma entre os anos 41 e 54. 

Cláudio foi ainda nome de vários santos primitivos, depois o nome ficou esquecido, mas voltou a ser reavivado por Claude Monet, um pintor impressionista do século XIX. 

Variações de Cláudio: Claud (inglês), Claude (francês), Claudio (italiano, espanhol), Claudiu (romeno), Klaudio (croata), Klaudijs (letão) e Klaudiusz (polonês). 

William Shakespeare aparentemente gostava bastante deste nome pois escolheu-o duas vezes para personagens dos seus livros Much Ado About Nothing  (Muito Barulho Por Nada) e Measure for Measure (Medida por Medida). 

Em Portugal, em 2016, Cláudio foi registado 26 vezes. Em 2015 nasceram 30 bebés com este nome e em 2014 houve 25 meninos a serem registados com este antropónimo. Entre 1920 e 1965 os registos de Cláudio eram muito poucos, de 1965 a 1975 este nome foi sendo gradualmente mais registo, mas foi em 1976 que Cláudio atingiu o seu esplendor com 358 registos nesse ano. Após 1976 até 1980 os registos foram caindo gradativamente. 

No estado de São Paulo, em 2016, Cláudio foi registado 18 vezes e em 2015 nasceram 20 meninos. Segundo o censo demográfico brasileiro de 2010 a frequência de Cláudio é de 350.428 pessoas. O pico de registos foi na década de 1970 e o estado com mais indivíduos portadores deste nome é o Rio de Janeiro. 

A onomástica é cíclica. Da mesma maneira que nomes que antigamente eram muito populares, agora têm poucos registos; nomes que há uns anos tinham poucos registos, atualmente estão a entrar nas luzes da ribalta. Durante os próximos anos não me parece que Cláudio se torne um nome popular, mas num futuro não muito distante acredito que se comece a ver e a ouvir mais o nome Cláudio. O que acham deste nome?


Fontes consultadas:


Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

12 comentários:

  1. Sou fascinada por saber histórias sobre tudo, nomes, sobretudo, me fascinam. Não conhecia o blog, mas ganhou uma seguidora <3

    ResponderExcluir
  2. Acho um lindo nome, e adoro saber a respeito dos nomes também! Adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legal saber o significado por trás de cada nome. Certamente vai ajudar muitas futuras mamães.
    big beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito legal seu blog, nos mostrando o significado por trás de todos os nomes. É legal sempre saber um pouco mais, achei muito interessante e Claudio é um nome muito bonito.
    Beijoo.

    https://spkyjmchrstms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Muito legal saber o significado, bem diferente e ajuda as mamães de plantão a escolherem também. Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal!Gostei do seu blog vou aproveitar e dar uma espiadinha em alguns nomes que tenho na família.
    Realmente a população brasileira aumentará os nomes Enzo e Valentina,ano passado acho que foram mais escolhidos.Eu gosto de nomes compostos por exemplo Luís Cláudio é bonito.

    ResponderExcluir
  7. Gosto de Cláudio, acho um bom nome, pra mim o significado não tem importância. Realmente as modas vêm e vão, não é mais um nome do momento mas pode voltar a ser. Me faz lembrar o ótimo ator Cláudio Cavalcanti, o inesquecível doutor Alberto da novela A Viagem.

    ResponderExcluir
  8. Adoro conhecer o significado dos nomes, ainda mais quando é conhecido pra mim! Meu tio de chama Cláudio e já vou mostrar esse post pra ele. Vou zoar ele um pouquinho, rs. Pode nao ter significado perfeito, mas Shakespeare gostando tanto, é literatura e tanto!

    ResponderExcluir
  9. Todos nós temos um primeiro nome, mas quantos nós realmente conhecem sua origem e história é legal. A maioria das pessoas tem alguma ideia do significado do nome ou de onde veio o nome. Há muito tempo, eu investigue o significado do meu nome é muito interessante.

    ResponderExcluir
  10. É muito legal saber a origem e o significado dos nomes.
    Interessante como o significado nome não interfere nada na sua beleza.
    Nesse nome de Cláudio é um bom exemplo, mesmo sendo manco o significado o nome continua lindo.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  11. Prefiro a versao feminina mas acho os dois muito datados ainda.

    ResponderExcluir