domingo, 24 de dezembro de 2017

Natalino - Especial Natal


Dando início às nossas comemorações de fim de ano hoje vamos abordar Natalino, um dos nomes mais representativos da festa cristã que celebra o nascimento de Jesus. Afinal, como não lembrar do Natal ao falar de Natalino?

Através do latim Natalis, que significa nascimento, origina-se Natalino, nome relacionada ao dia de natal, ou seja, ao dia de nascimento, dia natalício. Antigamente era dado aos meninos nascidos em 25 de dezembro, em referência ao dia de nascimento de Cristo. Na língua portuguesa, além de nome próprio, natalino é também o adjetivo relativo à época de natal.

Segundo o IBGE, estima-se que Natalino seja o nome de 20.211 brasileiros, com maior frequência de uso entre os anos 50 e 60. Nas décadas seguintes houve uma constante baixa em seus registros. No estado do Mato Grosso é onde existe a mais alta concentração de Natalinos no Brasil.

Em Portugal teve trajetória discreta durante o período de tempo que vai de 1920 a 1980 (recebia de 2 a 13 registros por ano). Teve o uso um pouco mais pronunciado em meados dos anos 50 e 60. Nos dois países é um nome raramente visto em crianças, estando mais associado a senhores. Em anos anos recentes não foi registrado como primeiro nome mas conseguiu registros (provavelmente como sobrenome) nas conjugações Igor Natalino, Emily Natalino, Lavínia Natalino e Isadora Natalino (ARPEN/SP, 2015).

Teve uma maior relevância na Itália e é de lá que vêm mais referências entre as pessoas públicas:

  • Natalino da Murano - pintor italiano;
  • Natalino Balasso - ator, comediante e escritor italiano;
  • Natalino Gottardo - ex-futebolista e treinador italiano;
  • Natalino Henn - compositor brasileiro;
  • Natalino Fossati - ex-futebolista e treinador italiano;
  • Natalino Sapegno - crítico literário e historiador italiano.
Natalino é ainda o nome de um grupo pop musical chileno.

Em sua essência Natalino é um nome intimamente ligado ao natal e por isso leva a mensagem de paz, alegria, generosidade e fraternidade que essa data tão bonita transmite.

O que acham de Natalino?

O Blog dos Nomes deseja a todos os nossos leitores um Feliz Natal!

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, IBGE, IRN, Nameberry, O Livro dos Nomes (Regina Obata), Priberam, SPIE, Wikipédia.

2 comentários:

  1. Boas Festas! Usaria Noel no caso de ser um bebê nascido entre o 24 e 25 mas como segundo nome. Gosto, para as meninas, de Natividade e de Natércia

    ResponderExcluir
  2. Acho Natalino terrível. Do genero de Natal adoro Nicolau.

    ResponderExcluir