quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Indira



Índia é um nome muito querido no nosso grupo de onomástica do facebook, mas confesso que não é um nome que me fascine. Já o antropónimo que trago hoje para vos falar, Indira, acho muito mais bonito e inspirador. 

Indira é um nome de origem sânscrita e o seu significado é beleza. Indira parece-me muito fresco e exótico e por isso fiquei surpreendida quando encontrei a informação que Indira é um dos nomes de Lakshmi, a esposa do deus Hindu chamado Vishnu. Apesar de se afigurar como nome moderno, remonta há muitos séculos atrás. 

A mais notável portadora deste nome é Indira Gandhi, que foi primeira ministra da Índia.   

Indira pode ser registado em Portugal e foi registado 3 vezes no ano passado, 1 vez em 2015 e 3 vezes em 2014, nesse mesmo ano nasceu uma Indira Leonor. Não estava a contar encontrar registos mais remotos, mas em 1976, 2 meninas receberam este nome. 

No estado de São Paulo, nasceu apenas 1 bebé com este nome em 2016. De acordo com o censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Indira é de 1.645 mulheres, o auge de registos foi nos anos 80 e o estado em que este nome é mais apreciado é em Roraima. 

Considero Indira um nome extremamente aprazível. Gosto da grafia, da sonoridade, do significado, da história, da internacionalidade, da falta de popularidade. Se tivesse de fazer uma lista de nomes femininos para entregar a uma grávida com escolhas diferentes e bonitas, certamente Indira faria parte dessa lista.

Já conheciam este nome? 

Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

9 comentários:

  1. Ja conhecia exatamente pela primeira ministra indiana e gosto do nome no entanto prefiro India porque acho mais leve.

    ResponderExcluir
  2. É realmente muito bonito e com um significado forte. 3 sílabas apenas e equilíbrio sonoro

    ResponderExcluir
  3. Eu amei, será que fica bom Yasmin Insira?

    ResponderExcluir
  4. amo meu nome,são pouco pessoas que conheço com esse nome.

    ResponderExcluir
  5. Também adoro o meu nome 🤩 INDIRA

    ResponderExcluir
  6. Agora amo meu nome, só agora..rsrs, mas quando pequena não gostava porque que as pessoas não entendiam a pronúncia e isso me incomodava. Nasci no ano de 1981 em Natal -Rn e meus pais colocaram em homenagem a Indira Gandhi, por ter sido uma grande mulher!

    ResponderExcluir