segunda-feira, 24 de abril de 2017

Vicência


Para os amantes de Vicente, hoje apresento-vos a versão feminina desse nome, Vicência. Estamos perante um nome de origem latina e o significado é vencedora

Pessoalmente este antropónimo agrada-me imenso porque é completamente diferente dos nomes que estou acostumada a ouvir e a ler. Vicência tem um ar requintado, delicado e nobre. 

A última vez que foi registada uma Vicência em Portugal foi em 2014, e se verificarmos os registos deste nome entre 1920 e 1980, chegamos à conclusão que Vicência nunca foi um nome muito usado em Portugal, no ano em que houve mais registos foi em 1937, ano em que Vicência arrecadou 34 registos. Ao procurar mais informações sobre este nome descobri um site maravilhoso e lá deparei-me com compostos primorosos: Amália Vicência, Áurea Vicência, Caetana Vicência, Inês Vicência, Vicência Rosa... fazem parte de um vasto leque de nomes compostos lindíssimos e muito elegantes que encontrei no Nós Portugueses

No estado de São Paulo não existem registos de Vicência e segundo o censo demográfico de 2010 apenas 5.398 mulheres são portadoras deste nome em todo o Brasil. 

Variantes deste nome noutras línguas:
  • Vinka (Croata);
  • Vicenta (Espanhol);
  • Vincenza (Italiano); 
  • Wicenta (Polaco). 
No meu parecer, Vicência & Vitória, são nomes parecidos. Ambos começam com "Vi" e terminam com "a" e ambos remetem para a palavra e a ideia de vencer, por essa razão, pensei que seria interessante perguntar-vos qual destes dois preferem. Gostam mais de Vicência ou de Vitória



Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, IBGE, BabyNamesPedia, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia

25 comentários:

  1. A priori lembra nomes da realeza Rainha Vicência. 👑 👑

    ResponderExcluir
  2. Prefiro o masculino vicente
    Gostaria de compostos diferentes para o nome Aisha e pares para mais 3 irmãs composto e saber quantas foram registradas em 2016
    Antecipada-mente agradeco
    Rafaela Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rafaela, os seus pedidos já foram registados.
      Em 2016, em Portugal, nasceram 10 Aisha e no estado de São Paulo foram registadas 46 meninas com esse nome.
      Obrigada pelo seu pedido.

      Excluir
  3. Prefiro Vitória, acho Vicência melhor como segundo nome(gostei de Inês Vicência).

    ResponderExcluir
  4. Lendo os comentários, acredito que este nome seja bem mais agradável aos ouvidos portugueses porque a mim, que sou brasileira, acho horrível (desculpe se minha opinião desagrada alguém, mas não gosto de modo algum!). Nem do masculino Vicente eu gosto, aliás, nunca gostei. Vicência superou o que, para mim, já era feio (Vicente).

    ResponderExcluir
  5. Aliás, acho bonito sim, nas versões Italianas deste nome (Vicenzo e Vicenza, claro também com pronúncia italiana) no português acho mesmo muito feios os dois nomes.

    ResponderExcluir
  6. Realmente Vicência é um nome elegante, e até rima com "essência" :) Gosto da sua aura antiga mas em parte é isso que me faz achar Vicência pouco usável hoje em dia - ou melhor, com aspectos em comum com nomes populares (Vitória, Constança...), não o acho de todo "inusável" (é só "pesado"), eu é que não o usaria, porque neste momento prefiro outro tipo de nomes (frescos, modernos e internacionais).

    ResponderExcluir
  7. Colocaria Vitória (feminino) e Vicente (masculino) São mais sonoros!

    ResponderExcluir
  8. Vitória é um dos meus nomes favoritos por isso escolho Vitoria mas gosto de Vivência, tem um ar medieval que adoro.

    ResponderExcluir
  9. Tive uma coleguinha na infância chamada Florência e gosto do nome...Vicência como é bem parecido gosto bastante e tem um ar medieval como a Claudia disse, pode ser uma alternativa a Vitória que é bem popular (mas eu amo Vitória rs - nomes com "ó" acentuado são tesouros raros - é a única forma de conseguir o numero 9 na numerologia cabalística e se completar os números não há "ressonância" carmica negativa rs).

    ResponderExcluir
  10. Gostei mais de vicencia e vincenza em italiano igual o nome da minha bisavó não gosto de vitória gosto de nome italiano meu nome é italiano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome da minha avó q me criou era Vicência

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Meu nome é Vicência, demorei muito pra me acostumar com ele, hoje vendo o quão cogitado esse nome foi, posso dizer que ando cada vez mais me apaixonando por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu nome e Vicência era o nome da minha avó descente de italiano,eu odiava meu nome quando criança ,sofria muito na escola,mas hoje em dia eu amo meu nome e adoro,prefiro ter um nome diferente do que esses nomes que todo mundo

      Excluir
  13. Eu conheci esses dias uma Vivência!
    Ela comentou que não usa esse nome.
    Eu disse... Que nome mais lindo!
    E ela falou que a partir de então iria se apresentar com o próprio nome. A Vivência que conheci é do Rio de janeiro

    ResponderExcluir
  14. Vitória Evidente são meus nomes favoritos... Com certeza usaria Vicência se eu morasse num país estrangeiro tivesse sobrenome estrangeiro ou se eu fosse famosa.

    ResponderExcluir
  15. Vicencia era o nome da minha avó, meu nome e, é encontrado com frequência no Maranhão

    ResponderExcluir
  16. Maria Vicência da Conceição. Era o nome da minha vó descobri hoje 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  17. Lendo documentos antigos, descobri que minha bisavó , por parte materna , se chamava lindamente por Vicência, e me encantei com tal nome...lindíssimo.

    ResponderExcluir
  18. Meu nome é Vicência :) e pior é que o segundo nome é Odete (combinação horrivel) que será que deu nos meus pais para me dar este nome?? Vicência tudo bem é o nome da minha madrinha e antigamente usava-se dar o nome dos padrinhos aos afilhados, mas Vicência Odete por favor...sempre detestei o nome vicência e desde pequena que gozavam com o meu nome, tanto que eu dizia que o iria mudar assim que fizesse o crisma. Porém quando chegou a altura nem eu me reconheceria por outro nome que não Vicência. Hoje posso dizer que gosto, até mesmo por ser diferente, talvez um pouco austero e forte mas único :)

    ResponderExcluir
  19. Gosto desses nomes. Vicência é o nome da minha mãe. uma senhora de 87 anos, lutadora, vencedora que eu amo muito.

    ResponderExcluir
  20. O nome da minha mãe, antes de casar, era Dirce Maria Vicência Rodrigues.

    ResponderExcluir
  21. Meu nome é Vicência Lívia, porque estava demorando para nascer e fizeram uma promessa para o São Vicente.
    Eu fiquei muito chateada com a escolha da minha mãe, ainda mais por esse motivo religioso.
    Sofri bastante no tempo de escola e as pessoas sempre confundem meu nome com Vivência, muito chato.
    Hoje sou mais acostumado e acho legal ter um nome diferente.

    ResponderExcluir