quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Simão


Perto do top 20 português, encontra-se Simão, tendo alcançado a 24ª posição, em 2016, com um total de 687 registos. Contrariamente, no Brasil, Simão situa-se fora do top 100, tendo obtido registos em São Paulo e sua frequência geral no Brasil ser de 11 582 pessoas. Voltando a Portugal, este nome de 1920 a 1980 obteve uma média aproximada de 25 registos por ano.

De origem hebraica, resulta de shim’on, forma derivante de shamá, que significa ele ouviu. Desta forma, Simão refere-se a àquele que ouve ou seja, o ouvinte. Contudo, não se descarta a possibilidade da sua origem ser grega, o que faz com que derive de simos, cujo significado é o que tem o nariz achatadoCom a mesma origem, surge Simeão, que teve um único registo em 2013, não se verificando registos posteriores.

Outras variantes:
Simon (francês, inglês e alemão), Simone (italiano), Simón e Jimeno (espanhol) e Ximeno (medieval espanhol).

Em termos religiosos, Simão é o nome de diversas personagens bíblicas, como é o caso de Simão de Cirene, que carregou a cruz de Jesus até ao Calvário; de São Pedro, cujo nome original seria Simão e do apóstolo Simão Zelote.

Em Portugal, na comunicação social, este nome ouve-se devido a dois desportistas, um na área do futebol, Simão Sabrosa, e o outro na área da natação, Simão Morgado. Durante a década de 90, foi transmitido pela RTP o programa infantil Rua Sésamo, no qual havia um personagem chamado Simão (Elmo, na versão original). No Brasil, existiu uma série de desenhos animados chamada Simão e Bartolomeu, em que o personagem principal era Simão.

Menos frequente é a utilização das suas formas femininas: Simone e Ximena, encontrando-se, nos últimos anos, a primeira com cerca de 30 registos e a última sem registo algum.

Simão é um nome fresco e divertido, na minha opinião, devido à terminação –ão, que me transmite sempre essa sensação. É um nome conhecido por todos, e apesar de ser comum, não me parece que seja em demasia.

Diana Rechena.

O que acham de Simão?


Fontes consultadas:
IRN, Behind The Name, SPIE, IBGE, ARPEN(SP), Baby Center, Wikipédia.

7 comentários:

  1. Eu gosto, acho simples, bonito e uma escolha segura.

    ResponderExcluir
  2. Sempre gostei do nome Simão. Desde pequena. Ainda hoje, com 25 anos, quero que esse seja o nome do meu filho, se tiver algum menino. E ai do pai se não quiser esse nome, ahah!
    Gostei muito de conhecer o significado do seu nome.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Meu sobrenome é Simão e de todas minhas família .
    Eu gosto de mais acho bonito

    ResponderExcluir
  4. Meu sobrenome, por parte de pai, é Simão. Gosto muito!

    ResponderExcluir