quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Ali


“Príncipe Ali, é esse aqui/eu já o vi, Ali Ababwa”! Quem não se lembra desta canção no famoso filme da Disney Aladim/Aladino? Eu lembro-me perfeitamente e associo-a quase de forma imediata a este nome, o que lhe dá um ar muito multicolor e multicultural. Um nome bonito, jovial, energético e muito simpático!

As associações a Ali são, na verdade, muitas! Podemo-nos lembrar do famoso e inspirador lutador de boxe Muhammad Ali (1942-2016) ou até mesmo do icónico Ali Babá e os Quarenta Ladrões, personagem do conto faz parte do livro das Mil e Um Noites, uma coletânea de histórias árabes do período pré-islâmico! Por muito distante que nos possa ser esta cultura, tenho quase a certeza de que esta história é conhecida de muitos e que a certa altura já nos fez os olhos brilhar com as palavras mágicas: “Abre-te Sésamo!” Adoro esta referência e adoro esta associação às noites na Arábia, passadas à luz de um candeeiro de azeite a queimar, num passado muito muito distante.

Ali é, portanto, como já devem ter percebido, um nome de origem árabe e profundamente difundido pelo seu território. Significa altivo ou sublime, pertencente a alguém de distinto valor. Embora cada vez mais se possa encontrar um Ali em qualquer parte do mundo (note-se que é um nome perfeitamente internacional e simples de pronunciar em qualquer língua), a verdade é que em Portugal e no Brasil raramente se encontra alguém com este nome.

Em Portugal, durante o século XX foram registados apenas dois no ano de 1963. Em 2013 foram registados 5 meninos e em 2014 apenas 2 como primeiro nome e outros compostos como Ali Hussain ou Rafael Ali. Em 2016 foi registado apenas uma vez! A maior parte dos compostos utilizados juntam Ali a outros nomes não portugueses, pelo que devemos assumir que Ali é maioritariamente utilizado por pais de nacionalidade estrangeira ou dupla nacionalidade. Isto porque a lista do IRN também não contempla o nome, o que significa que se quiser colocar Ali no seu filho pode encontrar alguns entraves legais. 

No Brasil também é muito raro (cerca de 1000 pessoas na totalidade do território brasileiro), apesar de ir subindo o número de registos de década em década – mas nunca em número suficiente para ser considerado minimamente popular. Isto diz-nos que existe cada vez mais abertura para aceitar Ali no seio da cultura de nomeação brasileira.

Pessoalmente, gosto do nome. Acho meiguinho, doce e simples. É internacional e tem o encanto subtil dos nomes árabes. Confesso que no passado já me perguntei seriamente se gostaria de Ali ao ponto de ter um filho com este nome, isto porque Ary é um dos meus prediletos para rapaz e, convenhamos, o moço vai-se autoproclamar Ali durante algum tempo. A verdade é que não me importa minimamente, Ali é igualmente bonito e teria muito gosto em ter um Ali em casa durante dois ou três anos. Recomendo Ali se procuram um nome curtinho e fácil de dizer. É uma escolha diferente e não choca. É só original!

Que acham de Ali?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN e SPIE.

6 comentários:

  1. Eu não acho Ali assim tão fácil de dizer, vai haver quem diga "ali", quem diga Áli, quem diga Álí..

    ResponderExcluir
  2. É com tristeza que encontro este "novo" blogue. Acho que não preciso acrescentar nenhum comentário mais, esperando que na ausência de outros princípios, que o bom senso pelo menos exista e me faça entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É com alegria que recebemos seu comentário, pq aqui não cultivamos tristeza, só positividade. Bom, O Blog dos Nomes já não é tão novo assim, estamos no ar há quase dois anos fazendo nosso trabalho com muita honestidade, amor e respeito. E óbvio, princípios é o que não nos faltam. Sinceramente não entendemos o teor de seu comentário, seja claro, ok? O diálgo direto é sempre mais corajoso que meias palavras. É uma questão de princípios.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Que pessoa mais sem noção. Também não entendi nada. Mas adorei a resposta, Patrícia! Hahaha

      Excluir
  3. Concordo com a Pilar, acho que Ali pode gerar uma certa confusão na pronúncia. Mesmo deixando essa questão de lado, não é um nome que me entusiasma.

    ResponderExcluir