segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Sol - Atendendo a Pedidos


Eu sou amante assumida de nomes literais e por isso fiquei muito empolgada com o pedido de um/a anónimo/a sobre o "soberbo nome Sol". Não há dúvidas de que Sol é um nome imponente, não fosse o sol a estrela principal do nosso sistema solar. Considero este nome bastante hippie com um toque muito cool e imagino uma pequena Sol irmã de uma Lua ou de um Luar.

O nome Sol é um nome feminino que se pode ouvir tanto em países de língua portuguesa como de língua espanhola e carrega consigo, como bom literal que é, o próprio sentido da palavra.


Este nome, para mim, emana muita energia positiva, visto que o sol simboliza a vida, a luz e a força. 


Sol é um nome diferente que não agrada a qualquer pessoa. Em 2016, em Portugal, este nome foi alvo de 4 registos, em 2015 apenas foram registadas 2 meninas com este nome e em 2014 houve um menino registado com o composto Diogo SolSendo sincera acho que Sol deixa facilmente qualquer composto deleitoso. No estado de São Paulo, em 2015, foram registadas 8 Sol e em 2016 foram registadas 18 bebés com este nome.

Ao pesquisar para fazer esta publicação fiquei a saber e decidi partilhar com vocês que Sol pode ser considerado um nome geográfico! Nowa Sól é uma cidade na Polónia e Sol’-Iletsk é uma cidade na Rússia. 

Para além de nome próprio, creio que Sol também funciona muito bem como diminutivo de Solana, Solara, SolangeSolene, Solini e Marisol. 

Em suma, Sol pode ser um nome pequeno, mas com muitas qualidades. Não só é uma estrela em que os restantes corpos solares giram à sua volta, mas é também uma referência musical. A clave de sol juntamente com a clave de fá são as mais utilizadas na música atual. A juntar a estas qualidades é um nome pouco utilizado. 

Acham que o majestoso nome Sol tem qualidades para receber mais uns registos este ano?

5 comentários:

  1. Acho que sim, é nome realmente muito cheio de vida e energia, emana vibrações positivas. Eu gosto muito de Sol como nome próprio, imagino que uma menina com esse nome seja feliz e radiante! É um curtinho cheio de força.

    ResponderExcluir
  2. Qualidades tem, mas eu não consigo gostar de Sol, remete-me sempre para Solange, um nome que detesto profundamente :/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que tenho muita dificuldade em imaginar alguém chamado/a Sol. A ideia não me parece muito boa mas nem sei explicar bem o porquê. É mesmo uma sensação estranha para mim, apesar de gostar de Céu. A sonoridade também não me agrada nada.

    ResponderExcluir
  4. Muito alegre,solar !kk
    Aqui ha um bebê belíssima chama sol filha de pais assim meio hippies tatuadores
    Se Lua é belíssimo porém nome cachorrês,aqui nas esquinas ha uma,sol nunca vi.Curtinho simples,límpido

    ResponderExcluir