terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Aura


Aura é um nome tão delicado, feminino e tem uma sonoridade tão agradável que se torna um nome ao qual eu não tenho nenhum defeito a apontar. Para além disso, é bastante parecido com Alma, um nome que também gosto muito.

Aura significa brisa, é um nome derivado do grego e que mais tarde foi latinizado. Este nome também pode ser um conceito místico ou da astrologia que representa um campo energético que envolve um ser vivo.

A nível filosófico, a aura simboliza uma espécie de halo que rodeia o corpo de uma pessoa. No entanto, não é algo aceite por toda a gente, por não existirem provas científicas que comprovem a sua existência. Em sentido figurativo, a aura pode indicar uma energia imaterial que envolve um determinado ser. Neste caso, a aura pode ser boa ou má e inclusive ter cores. Assim, uma pessoa boa ou equilibrada emocionalmente, tem uma aura com cores fortes e vivas (por sinal as cores amarelo, azul, verde e violeta são ótimas para se ter na aura). Também figuradamente, uma aura pode se referir a uma admiração ou estima do público em relação a alguém.

No âmbito da medicina, a aura pode designar uma sensação que acontece antes de um ataque epilético. Algumas pessoas descrevem essa sensação como  se uma bola estivesse a subir do estômago para a boca. Todavia, a sensação é diferente, dependendo do ponto do cérebro onde a crise tem origem.

Na mitologia grega, Aura era uma ninfa que era rápida como a brisa, característica que usava quando acompanhava a deusa grega Ártemis na caça.

Em Portugal, no ano passado, foram registadas 2 meninas chamadas Aura. De 1920 a 1980 a sua média de registos por ano ronda os 10. No estado de São Paulo foi registada apenas 1 criança com este nome, mas em todo o Brasil a sua referência é de 2 042 pessoas.

No meu parecer Aura é uma excelente opção para fugir à popularidade de Aurora e também uma boa alternativa a ÁureaConsidero também Aura um nome muito bom para formar compostos, devo confessar que adoro Aura Violeta, acho um composto bastante esotérico e bonito.

Ana Carvalho.

Preferem Aura, Áurea ou Aurora?


Fontes consultadas:
IRN, Behind the Name, SPIE, ARPEN/SP, IBGE, Wikipédia.

4 comentários:

  1. Meu favorito é Aurora, mas também amo Aura e Áurea.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Aura, adoro sua conexão com o mundo místico(também acho Aura Violeta um composto bastante esotérico e interessante). Entre as três opções minha escolha é Aura.

    ResponderEliminar
  3. Prefiro Aurora mas também gosto muito de Aura.

    ResponderEliminar
  4. Achei curiosíssimo haver uma média de 10 registos por ano entre 1920 e 1980! Até recentemente (ao entrar para o grupo de discussão no facebook) nunca tinha ouvido falar de Aura como nome próprio. Muito curioso mesmo! Respondendo à pergunta, prefiro Áurea, acho muito mais bonitinho e vanguardista.

    ResponderEliminar