terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Aura


Aura é um nome tão delicado, feminino e tem uma sonoridade tão agradável que se torna um nome ao qual eu não tenho nenhum defeito a apontar. Para além disso, é bastante parecido com Alma, um nome que também gosto muito.

Aura significa brisa, é um nome derivado do grego e que mais tarde foi latinizado. Este nome também pode ser um conceito místico ou da astrologia que representa um campo energético que envolve um ser vivo.

A nível filosófico, a aura simboliza uma espécie de halo que rodeia o corpo de uma pessoa. No entanto, não é algo aceite por toda a gente, por não existirem provas científicas que comprovem a sua existência. Em sentido figurativo, a aura pode indicar uma energia imaterial que envolve um determinado ser. Neste caso, a aura pode ser boa ou má e inclusive ter cores. Assim, uma pessoa boa ou equilibrada emocionalmente, tem uma aura com cores fortes e vivas (por sinal as cores amarelo, azul, verde e violeta são ótimas para se ter na aura). Também figuradamente, uma aura pode se referir a uma admiração ou estima do público em relação a alguém.

No âmbito da medicina, a aura pode designar uma sensação que acontece antes de um ataque epilético. Algumas pessoas descrevem essa sensação como  se uma bola estivesse a subir do estômago para a boca. Todavia, a sensação é diferente, dependendo do ponto do cérebro onde a crise tem origem.

Na mitologia grega, Aura era uma ninfa que era rápida como a brisa, característica que usava quando acompanhava a deusa grega Ártemis na caça.

Em Portugal, no ano passado, foram registadas 2 meninas chamadas Aura. De 1920 a 1980 a sua média de registos por ano ronda os 10. No estado de São Paulo foi registada apenas 1 criança com este nome, mas em todo o Brasil a sua referência é de 2 042 pessoas.

No meu parecer Aura é uma excelente opção para fugir à popularidade de Aurora e também uma boa alternativa a ÁureaConsidero também Aura um nome muito bom para formar compostos, devo confessar que adoro Aura Violeta, acho um composto bastante esotérico e bonito.

Ana Carvalho.

Preferem Aura, Áurea ou Aurora?


Fontes consultadas:
IRN, Behind the Name, SPIE, ARPEN/SP, IBGE, Wikipédia.

11 comentários:

  1. Meu favorito é Aurora, mas também amo Aura e Áurea.

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de Aura, adoro sua conexão com o mundo místico(também acho Aura Violeta um composto bastante esotérico e interessante). Entre as três opções minha escolha é Aura.

    ResponderExcluir
  3. Prefiro Aurora mas também gosto muito de Aura.

    ResponderExcluir
  4. Achei curiosíssimo haver uma média de 10 registos por ano entre 1920 e 1980! Até recentemente (ao entrar para o grupo de discussão no facebook) nunca tinha ouvido falar de Aura como nome próprio. Muito curioso mesmo! Respondendo à pergunta, prefiro Áurea, acho muito mais bonitinho e vanguardista.

    ResponderExcluir
  5. Minha menina de chama Aurora e se tivermos mais uma filha pretendl colocar Aura❤

    ResponderExcluir
  6. Amei o nome! Gostaria de sugestões para compor , começando por Aura. Até agora só consegui Aura Helena, ficou bom?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei um bom composto sim, deixo mais sugestões:

      Aura Bianca
      Aura Flor
      Aura Jade
      Aura Lavínia
      Aura Mirela
      Aura Vívian

      Excluir
    2. Olá, AriDoula, fico feliz por ter gostado de Aura.
      Para além da sugestão que fiz no post, Aura Violeta, gostei também muito da sugestão Aura Jasmim.
      Aqui vão mais alguns compostos em que pensei:
      Aura Lis (fresco e diferente)
      Aura Olívia (fofinho)
      Aura Teresa (no estilo de Aura Helena)

      Excluir
    3. Aura Olivia ficou show!Mas já tenho uma Olivia Antonella. Aura Teresa tá legal ndo também.
      Aura Leona fica pesado?

      Excluir
  7. Eu acho que fica bonito.
    Mais sugestões: Aura Celeste, Aura Inês, Aura Violeta e Aura Jasmim.

    ResponderExcluir