domingo, 27 de novembro de 2016

Analu - Atendendo a Pedidos


Muitos nomes compostos possuem apelidos/diminutivos tão carismáticos que rapidamente acabam caindo nas graças do povo e alguns até ganham vida própria! Dois nomes que se misturam formando uma contração que com o passar do tempo adquire status de nome próprio. É o que aconteceu com Caíque (Carlos Henrique) e Malu (Maria Luísa, Maria Lúcia), por exemplo e também com Analu, o nosso nome abordado de hoje. Inicialmente um apelido carinhoso para Ana Luísa ou Ana Lúcia, atualmente segue seu caminho independente dos nomes que o originaram. Mas engana-se quem pensa que essa é sua única origem! Sabiam que Analu também é um nome masculino havaiano?

Como dito inicialmente, Analu surgiu como a forma contraída de Ana Lúcia e Ana Luísa. A origem de Ana é hebraica e significa cheia de graça ou graciosa; Lúcia vem do latim e significa luminosa; já Luísa tem origem germânica e seu significado é guerreira famosa, guerreira ilustre. Sendo assim, o significado do nome Analu seria algo como graciosa e luminosa ou guerreira ilustre e graciosa. Considero todos muito bonitos e podem ser um atrativo para quem dá importância aos significados.

Analu, entre falantes do português, é usado apenas por mulheres, mas qual não foi minha surpresa ao saber que no Havaí é um nome masculino!  Vários nomes que não fazem parte da cultura havaiana sofreram um processo de transliteração para a língua local. Foram modificados e transformados através do alfabeto havaiano que possui apenas 12 letras: 5 vogais(a, e, i, o, u) e 7 consoantes (h, k, l, m, n, p, w). Analu, nesse caso, corresponde na língua havaiana ao nome Andrew. Outros exemplos são Adam que no Havaí vira Akamu, Katherine/Kakalina, Patrícia/Pakelekia, entre outros. Um representante do uso de Analu como nome masculino é o músico havaiano Analu Aina. Não podemos deixar de comentar que Analu tem grande semelhança com Nalu, nome unissex também havaiano. Ficou curioso e quer saber como é a versão de outros nomes em havaiano? É só clicar aqui!

E para quem gosta do tema anagramas, vale lembrar que Analu é um anagrama de Luana.

O uso de Analu como nome próprio foi impulsionado pela novela de sucesso nos anos 80 no Brasil, Guerra dos Sexos (exibida entre 1983 a 1984). Lá estava a personagem Ana Luísa de Alcântara Barreto, tratada durante toda a trama como Analu. Era uma moça rica e rebelde interpretada pela atriz Ângela Figueiredo. Através dessa exposição na mídia o nome Analu foi recebendo mais notoriedade. Entre 2012/2013, Guerra dos Sexos ganhou um remake e novamente Analu voltava à ativa, dessa vez vivida por Raquel Bertani. Mostrando todo seu carisma Analu brilha mais uma vez nas telinhas! Dessa vez na novela A Lei do Amor, em 2016. Na história, Ana Luiza Leitão (sempre chamada de Analu), é uma jovem inteligente, justa e questionadora. Também tem seu lado rebelde. Sua intérprete é Bianca Muller.

De acordo com o IBGE, os registros de Analu como nome próprio no Brasil começaram de forma modesta nos anos 60 e seu destaque aconteceu na década de 80 (como não foi usado em demasia não pode ser considerado datado). Continuou sendo registrado nas décadas posteriores, mas seus números diminuíram. É estimado que 2 483 brasileiras receberam o nome Analu. O estado onde ocorre a maior concentração de suas portadoras é em Santa Catarina.  Em 2015 obteve 69 registros no estado de São Paulo, ou seja, ainda é lembrado mas não é popular, diferentemente do que acontece com Ana Luiza, um dos compostos que o originou e que ocupa a posição #25 do top 100 brasileiro.

Não tem tradição em Portugal, acredito que seja até desconhecido no país pois nunca foi registrado durante todo o período que vai de 1920 a 1980, como nos informa o SPIE. Não aparece na lista de nomes aceitos do IRN, o que indica que nenhuma família pediu sua admissão. Não há noticías de registros em 2015, mas sabe-se que em 2014 Analu obteve 1 registro em terras lusas e a grafia acentuada, Analú, também conseguiu 1 registro. ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Analu foi admitido em Portugal***

Referências:´
  • Analu Graci - atriz brasileira;
  • Analu Nabuco (Ana Lúcia Nabuco de Abreu) - artista plástica brasileira;
  • Analu Prestes - atriz, cenógrafa, figurinista e artista plástica brasileira.

Vejo muito frescor e descontração em Analu, ao mesmo tempo também acho um nome simpático, meigo e carinhoso. Os anos passam mas ele sempre consegue cativar novos admiradores. Pode ser uma boa opção para quem procura um nome pouco usado mas que soe familiar e moderno sem perder a ligação com nomes clássicos. Para os portugueses que podem usar nomes fora da lista, também poderia ser uma opção a se considerar. Só não indico para compostos, pois ele já é uma mistura de dois nomes.

Acham Analu um bom nome?


Fontes consultadas:
ARPEN, Behind the Name, E-Hawaii, Gshow, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, SPIE, Think Baby Names, Wikipédia.

19 comentários:

  1. Obrigado por atender meu pedido Carinhosa-mente agradeço

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de compostos para Ellen e pares perfeitos para irmãs antecipadamente agradeco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor/a,

      Estamos com um número muito grande de pedidos e devido à essa alta demanda a prioridade é para pedidos anteriores à data de hoje e os posts que já nos programamos para fazer. Novos pedidos estão sendo arquivados e só serão atendidos quando nossa disponibilidade de tempo for maior. Ficamos felizes pelo interesse no nosso blog, mas também gostaríamos de ler nos comentários opiniões sobre os nomes abordados e sobre os posts em questão, pois só assim saberemos se nosso trabalho está sendo bem executado.
      Contamos com sua compreensão
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Analuh ... assim que coloquei na minha filha. Realmente é um nome lindo carinhoso harmônico, uma junção perfeita.hj ela já possui 5 aninhos e agora q me peguei por conta para descobrir o significado... E é portadora de lindo significado.ela é meiga carinhosa e irradia luz. Muitas das vezes a chamanos de aninha e nalu, mas Analuh é sem igual.. . Nome lindo para uma linda princesa. Obg pelo esclarecimento de seu maravilhozo significado. Amei.

      Excluir
  3. Analu é bonito soa como musica nos meus ouvidos gostaria de nomes femininos ciganos reparei que não tem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já dito acima devido à alta demanda de pedidos, novos pedidos estão sendo arquivados e só serão realizados quando nossa disponibilidade for maior. Contamos com a compreensão de todos.
      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
  4. Não conhecia mas não gostei da sonoridade.

    ResponderExcluir
  5. Acho bonito e gracioso como diminutivo, não como nome próprio, da mesma forma que não gosto de nomes que tenham um ar extremamente jovial como Anita, por exemplo.

    ResponderExcluir
  6. para mim, não parece nome próprio, sem muita criatividade. Se lerem esse blog maravilhoso, irão achar muitos outros nomes incríveis.

    ResponderExcluir
  7. Amei Analú sera o nome da minha princesa que chega em outubro.

    ResponderExcluir
  8. Analuh nome lindo amável. Sou de Luisburgo e aq possui alguns.. Analuh esse nome foi feito pra minha filha combina exatamente com ela..❤❤

    ResponderExcluir
  9. Me chamo Luana. Nao sou mãe ainda,porem me apaixonei por Analú e ja guardei este nome para quando eu me tornar mae😍

    ResponderExcluir
  10. Um nome que achei interessante, foi Analuz, uma adaptação de Analu

    ResponderExcluir
  11. Analu eu amei mais queria sergundo nome esse vai ser o nome d minha filha 😍

    ResponderExcluir
  12. Analu ♥️ É o nome da minha filha, nasceu em agosto de 2022. Um dia antes do meu aniversário 🤭♥️

    ResponderExcluir
  13. Aonde que vê quantas Analu tem no Brasil atualizado?

    ResponderExcluir