sexta-feira, 6 de maio de 2016

Quinoa


Para quem sabe que eu não sou o maior fã de nomes literais, pode, certamente, estranhar o facto de eu gostar de Quinoa, até para mim é um pouco estranho, confesso, mas já já de seguida vos aponto as minhas razões. Quem, como eu, é português e não leva, enfim, o estilo de vida mais saudável, digamos assim, tem pouca probabilidade de se cruzar ou ser familiarizado com a palavra quinoa, que é nem mais, nem menos, um tipo de cereal, mais conhecido no Brasil, do que em Portugal, usado em várias receitas de uma lifestyle que não a minha, infelizmente.

Conhecida em espanhol como quinua, deriva das palavras da língua quechua kinúwa ou kínua, que se referem a este pseudo cereal. Isto é, a quinoa possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, porém, as suas características de plantação e crescimento são diferentes. 

Da subfamília Chenopodioideae, a quinoa é um alimento de alto valor biólogo, ou seja, possui todos os aminoácidos essenciais que o nosso corpo precisa para funcionar corretamente. Amplamente consumida na região dos Andes, a quinoa é fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos ómega 3 e 6. Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo portanto uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B. Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas.

Como nome próprio, pensei nele pela primeira vez numa publicação do facebook onde perguntavam quem seria capaz de chamar ao seu filho/a Quinoa, nessa altura nem sabia de que se tratava de um nome literal, só me lembro que adorei a sugestão e o nome nunca mais me saiu da cabeça!

Para além de ser o nome uma padaria biológica aqui em Lisboa, Quinoa não tem muitas mais referências. Penso que a sua semelhança com Noah ou Noa, permite a quem use o nome decidir se o quer usar no masculino ou no feminino, apesar de relembrar que este nome não consta na lista do IRN e, portanto, requer certos requerimentos para ser usado em Portugal.

No Brasil, se alguém se conseguir distanciar deste tipo de semente, ou  mesmo assim isso não for problema, penso que poderá ser usado sem problemas, mais uma vez, tanto no masculino, como no feminino, basta querer e gostar, claro, como eu gosto, ou mais ainda!

Conseguiriam utilizar Quinoa?


Fontes consultadas:
minhavida.com.br, boletinagrario.com, IRN, facebook.

2 comentários:

  1. Eu gosto, acho muito giro :) Usava, sim.

    ResponderExcluir
  2. Só conhecia quinoa como alimento(que é moda por aqui) e nunca tinha pensado nele como nome próprio. Acho que funciona e vejo mais como nome feminino por causa da similaridade com Noa.

    ResponderExcluir