segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Wendy


Wendy é, até à data, o meu nome favorito feminino iniciado pela letra W. Conheci-o ainda em criança e desde então simpatizo muito com ele. Não o considero difícil de pronunciar em Portugal, porém a sua grafia não é a mais bem recebida por cá, e o facto de não ser aceite é logo um ponto negativo para Wendy. Porém, este nome tem várias características que aprecio.

Teorias apontam que este nome foi criado para a peça Peter Pan (1904) através da alcunha dada por um amigo do autor, J. M. Barrie, para si: fwendy (amigo). Contundo, há a tese de que este já era utilizado, apesar de raramente, relacionado com o nome galês Gwendolen, e outros nomes iniciados pelo elemento gwen que significa “branco, justo, ou abençoado”.

Surpreendentemente, Wendy obteve, no estado de São Paulo, no ano 2015, uns impressionantes 58 registos! E pasmem-se, nasceram, no mesmo ano, três meninas em Portugal com este nome! Talvez a população portuguesa, mesmo sendo imigrantes ou tendo dupla nacionalidade estejam finalmente mais recetivos a novos nomes. E este é um nome que acho mesmo muito bonito e sonoro, por isso agrada-me imenso que esteja a ser utilizado! ***Atualização: a partir de novembro de 2017 Wendy passou a ser autorizado em Portugal***

Há inúmeras referências a este nome e aponto já duas de seguida: a cadeira de restaurantes de hambúrgueres americana Wendy’s e o filme que me deu a conhecer este nome, Wendy Wu: Homecoming Warrior. Enumero também algumas personalidades:
  • Son Seung-hwan, cantora canadense que atua com o nome Wendy;
  • Wendy Hiller, atriz britânica do século XX;
  • Wendy Houvenaghel, ciclista irlandesa;
  • Wendy Lawrence, ex-astronauta da NASA;
  • Wendy Williams, apresentadora estadunidense;
  • Wendy Schaal, Wendy Phillips, Wendy Makkena; atrizes norte-americanas;

Eu sem dúvida que usaria este nome, se fosse permitido, e se não tivesse nomes que gostava mais, pois Wendy é um nome que tem tudo de bom, é fácil, relativamente conhecido e não é excessivamente popular em lado algum.

Gostam deste nome?

8 comentários:

  1. Gosto muito, acho muito querido também. Conheço uma senhora Wendy, aqui na Inglaterra é um nome que foi usado mais no passado.

    ResponderExcluir
  2. Wendy é muito fofinho! Tanto a sonoridade qt a grafia são delicadas, meigas. A associação com Peter Pan me faz sempre ver esse nome como algo meio mágico. Acho perfeitamente usável por falantes do português. Os números de registros foram realmente supreendentes, tanto em SP como em Portugal.

    ResponderExcluir
  3. é o meu favorito com W também e lembra-me, automaticamente, o Peter Pan! :) Acho muito fofo, mas não usaria*

    ResponderExcluir
  4. Tenho muito carinho por esse nome por conta de Peter Pan, mas não acho que ele seja uma boa opção para países de língua portuguesa.

    ResponderExcluir