segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Momo


Sempre fui apaixonada pela cultura japonesa, talvez pelo facto de os desenhos animados japoneses me terem acompanhado durante toda a infância e por isso me trazerem tão boas recordações. Mas não é só isso. Sempre adorei a natureza e, por acaso, vim a descobrir que as minhas árvores preferidas são asiáticas. Uma delas é o pessegueiro, que para além do famoso fruto dá ainda lindas flores rosadas que tanto me lembram a Primavera. Dizem que a história do pessegueiro é quase tão antiga como a da agricultura. 

Um dia tive a ideia de juntar estas minhas três paixões - o Japão, a natureza e os nomes - e procurei a tradução japonesa para "pessegueiro" e "pêssego". O resultado, igual para ambas as palavras portuguesas, fascinou-me por completo: Momo! "Ora aqui está um ótimo nome!", pensei. 

No Japão, Momo é considerado um nome literal, por ser a palavra para a árvore e para o fruto, como já vimos. Mas para quem não vive em território japonês, Momo passa a ser um literal discreto, mantendo uma forte ligação à natureza graças ao significado, a meu ver lindíssimo! Por ser de fácil compreensão e escrita, podemos considerá-lo (bastante) internacional - aliás, a sua pronúncia pouco ou nada muda nos vários países. 

E porque o pêssego tem aquela fama de "fruta de Verão", considero Momo um nome exótico e cheio de energia, além disso a sua cor alaranjada remete precisamente para estados de espírito mais alegres. Por outro lado, a imagem do pessegueiro e das suas flores rosadas faz-me ver em Momo um nome simples e repleto de doçura. 

Ao contrário do que se passa em Portugal - país cheio de restrições no que toca ao universo dos nomes - não vejo o que possa limitar o uso de Momo no Brasil e noutros países. Tem imensas qualidades e, por causa da sua sonoridade, marcada apenas pela vogal "o", acho que tanto fica bem numa menina como num menino, apesar de eu o associar automaticamente ao sexo feminino.

A pensar nas mães e nos pais que procuram nomes temáticos para as suas filhas (ou filhos), Momo pode ser uma excelente opção, especialmente se a/o bebé nascer na Primavera e a intenção for procurar nomes relacionados com a natureza. 

O que pensam?

4 comentários:

  1. É realmente fofinho, mas a figura carnavalesca do rei Momo talvez impossibilite o uso no Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Muito amoroso, gostei bastante do significado também.

    ResponderExcluir
  3. Ah uma membro do TWICE, uma girlgroup coreano, chamada Momo Hirai, ela é japonesa.

    ResponderExcluir