sábado, 3 de outubro de 2015

Perpétua


Não é um nome que se adeque muito bem à nossa realidade, mas tenho muito carinho por Perpétua, por constar várias vezes na minha genealogia. Lembro-me da minha avó Angelina falar imensas vezes numa tia que ela gostava muito, mulher serena e jovial que era a Perpétua Recharte e o carinho e nostalgia com que se falava dela nunca me deixou ver o nome como desagradável ou feio. Era só… diferente! Mais tarde, quando me comecei a dedicar de forma mais intensa à construção da árvore genealógica acabei por encontrar, um século antes desta Perpétua, uma parente, noutra ramificação da família, chamada Perpétua Rosa e imediatamente os meus olhos brilharam. Era um nome já familiar, associado a um clássico bem bonito, Rosa, para além do facto de que ela tinha dois nomes literais no composto, tornando o nome além de único, poético e inspirador.

Se olharmos os registos antigos do Arquivo Regional da Madeira ou da Associação dos Amigos da Torre do Tombo, rapidamente constatamos que Perpétua não era um nome tão raro quanto isso, e no abrir do século XX era ainda muito utilizado, contando com 71 registos anuais no ano de 1931. Nos tempos mais recentes, e a julgar pela quantidade de senhoras Perpétua que cada um de nós conhece, o nome é raro em Portugal e no Brasil. Inclusive, o nome foi omisso da lista de nomes admitidos em Portugal, uma vez que quase ninguém o usa, ainda que continue a ser um nome feminino autorizado nas nossas terras.

Não sei se terá oportunidades de regressar às listas de nomes dos futuros-pais, mas o futuro é sempre incerto e há alguns anos atrás uma Valentina em pleno século XXI seria impensável, certo? Além disso, numa altura em que os nomes literais começam a ganhar força, Perpétua poderia ser uma nova opção a surgir para portugueses e brasileiros. O nome deriva do latim perpetuus, que significa contínuo ou aquela que sempre dura, aquela que é eterna.

No século III, em Cartago (África) foram martirizadas duas mulheres pela sua fé cristã, sendo aclamadas santas após a sua morte: Perpétua e Felicidade. Um par bem harmonioso e espirituoso, se me permitem. No cinema, Perpetua era o nome da colega de trabalho da inesquecível Bridget Jones e em latim havia uma expressão muito popular (esto perpetua) utilizada em tom de aclamação e bênção, “Que seja perpétua”!

Joana Recharte.


Que acham do nome?

7 comentários:

  1. Eu gosto. É um daqueles nomes que não tenho explicação para o que exatamente me encanta no nome. Não usaria, claro, por ser demasiado pesado e certamente seria um choque para familiares e amigos.
    Adorei Pertpetua Rosa!

    ResponderExcluir
  2. Eu até me esforço. Em tese, se eu gosto de Úrsula, teria que gostar de Perpétua também. Mas acho ele com uma carga terrivelmente pesada e sombria, é como se fosse o nome de uma pessoa terrivelmente infeliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, eu tenho essa impressão com Úrsula e Morgana, acho ambos super parecidos em estilo e "peso" e não consigo gostar mt de nenhum, mas não vejo Perpétua dessa forma!

      Excluir
    2. Úrsula e Morgana realmente são similares Caroline, concordo, fariam um belo par para irmãs. Já Perpétua não vejo associado à Úrsula de forma nenhuma. Associo Perpétura com nomes como Auxiliadora, Socorro, Anunciação, etc.

      Excluir
  3. Acho lindo e não consigo ver esse peso todo que as meninas comentam. O significado é esplêndido! Usaria sem pestanejar <3

    ResponderExcluir
  4. Acho q é um daqueles nomes q não têm condições de voltar ao uso. Extremamente pesado e diria q até um pouco medonho.

    ResponderExcluir
  5. Perpétua foi o nome de uma vilã secundária da novela orgulho e paixão, um pouco caricata até. O nome é muito pesado, tem uma aura carregada. Talvez, Petúnia (mas nos contos japoneses é uma flor macho rs)...Existem nomes com a letra P maravilhosos. Perpétua tem um ar vilanesco (parece de filme de terror), mas talvez isso esteja preso no nosso subconsciente o que nos impede de talvez enxergar nomes estigmatizados por outro viés, como é o caso de Úrsula, Morgana, Elvira...são nomes com pronúncia bruta, não são gostosos de se falar. Uma coisa há de se destacar: toda vilã tem uma personalidade forte e se uma história não passa de um ponto de vista, vai que os nomes não foram 'demonizados' pq suas portadoras ousaram discordar do sistema? Eu não usaria nenhum desses nomes, pq gosto de nomes mais meigos e fofos. Todavia, uma Perpétua deixará sua marca no mundo. O nome tem presença (seja positiva ou não), mas não tem como negar.

    ResponderExcluir