domingo, 20 de setembro de 2015

Ítalo - Atendendo a Pedidos


Ítalo tem origem na mitologia romana e significa "da Itália". Este nome é a variação de Italus que é o nome do lendário romano pai de Rômulo Remo, os fundadores de Roma. Havia suposições que foi ele quem deu o nome da região que hoje é conhecida como Itália (na verdade o local pode ter obtido o nome a partir de Oscan Víteliú, e, nesse caso, teria como significado "terra de touros").

Ítalo é um nome de conhecimento no Brasil e começou a ser difundido a partir do ator Ítalo Rossi, já falecido. Não chega a ser um nome comum e nunca foi popular em alguma época, mas sempre foi familiar. É um nome que, pelo menos no Brasil, não causa nenhuma estranheza. Já em Portugal, apesar de ser admitido, este nunca foi um nome muito comum entre os portugueses. Ítalo é ainda a denominação que se usa para quem tem origem italiana mas nasceu em outro país, por exemplo: ítalo-brasileiro.

Ítalo é um nome de presença e com uma sonoridade forte, fatores que muitas pessoas apreciam em um nome masculino. Além disso, Ítalo tem algo curioso. Este nome mesmo quase gritando que tem a ver com a Itália, já que a semelhança da grafia e sonoridade com o nome deste país é muito grande, não tem uma sonoridade muito comum entre os nomes italianos. Ou seja, para aqueles que não querem receber críticas por escolher um nome que soa estrangeiro, mesmo sendo, Ítalo é uma escolha excelente.

Nos dias de hoje Ítalo não é um dos nomes mais procurados como escolha dos pais na hora que vão batizar seu bebê,  por isso ele se torna ainda mais atraente para quem busca um nome que não está popular, porém é familiar.

Incluiriam esse nome nas suas listas?

10 comentários:

  1. Sim, incluía! Acho-o muito elegante e sonoro.

    ResponderExcluir
  2. Sim. Amo Ítalo e sempre tive o desejo de usá-lo. Além de internacional, é elegante e de ótima sonoridade.
    Obrigada pelo post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Já eu acho esse nome péssimo. O significado por ser evidente o destrói. Como chamar de italiano uma pessoa basileira? É como chamar alguém de nipo ou yankee. Não faz sentido nenhum!

    ResponderExcluir
  4. Acho um nome interessante , mas não usaria !
    Adorei a foto :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei, saber a origem do meu nome. Acho que meu nome é nome de pessoa com personalidade.

    ResponderExcluir
  6. Lindo sonoro,mas o significado deixa a desejar...

    ResponderExcluir
  7. Tem muito haver com meu nome, sou brasileiro e de origem italiana.

    ResponderExcluir