segunda-feira, 15 de junho de 2015

Teodoro


Um nome muito antigo mas perfeitamente usável nos dias de hoje. Teodoro vem do grego Theodoros e significa “presente de Deus” (theos – Deus e doron – dádiva, presente). Uma das suas versões, Theodore, é bastante usada noutros países, especialmente nos de língua inglesa, e muito apreciada. O diminutivo Theo/Teo favorece ainda mais o nome. 

Teodoro é um nome forte, imponente, mas faz-me sempre pensar num rapaz tranquilo, honesto, simpático, em parte pela aproximação gráfica à expressão “te adoro”. Muitos acham que é o suficiente para descartar o nome, porque “ai de um menino que adore alguém ou seja adorado”. E ai de mim também, que adoro este nome. 

Se tantos outros nomes antigos são tão usados e bem vistos (e note-se que há uns anos muitos deles não eram), não vejo o que impede Teodoro de ser mais usado. Costumo igualar Teodoro a Eduardo, Bernardo e até mesmo Leonardo. Têm uma terminação forte, “óro”, “árdo”; são todos internacionais, cujas grafias pouco ou nada se alteram (Theodore, Edward, Bernard, Leonard); dão diminutivos queridos e também internacionais – Teo, Ed, Ben, Leo – que noutros países são admitidos como nomes próprios. Até dariam bons pares para irmãos, especialmente Teodoro & Eduardo. 

Mais alguns nomes que enquadro no mesmo estilo de Teodoro: Francisco, Tomás, Pedro, Gustavo, Vicente, Xavier – Teodoro & Gustavo, Teodoro & Vicente e Teodoro & Xavier também acho ótimos pares. 

Ia delirar se visse um pequeno Teodoro!


Maria Pilar Monteiro.


23 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gosto, mas prefiro a versão feminina Teodora. Também gosto muito de Théo.

    ResponderExcluir
  3. Amo!
    Mas prefiro a versão feminina.

    ResponderExcluir
  4. Sendo muito realista, aos olhos dos portugueses, Teodoro não tem o mesmo grau de aceitação que os outros nomes que foram mencionados no texto. Acho uma pena, porque sempre era uma alternativa aos nomes que insistentemente são usados em bebés. E tem a grande vantagem de se aproximar das variantes estrangeiras do nome, o que o faz ser reconhecido em muito lado.

    No entanto, tal como a Cláudia, acho que prefiro a versão feminina do nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem o mesmo grau de aceitação - não disse que tinha - mas tem algumas coisas (muitas) em comum, e isso faz-me acreditar que Teodoro tem futuro ;)

      Excluir
  5. Gosto de Teodoro, mas acho um nome um pouco sisudo e sério demais pro meu gosto pessoal. Prefiro Théo.

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito desse nome e cada dia o amo mais. Prefiro milhões e milhões de vezes a versão masculina. A feminina não me diz nada, quer dizer até diz, mas não diz boas coisas. Adorei o texto e os nomes que você associou, também penso que Teodoro tem a mesma áurea deles.

    ResponderExcluir
  7. Hoje, gosto muito. Acho um nome forte e tem todos os adjetivos que me chamam atenção para o lado bom!
    um nome meio raro, forte, com história, internacional. A proximidade com TE ADORO só deixa o nome mais doce. Um nome forte, com personalidade e doce.
    como pares de irmãos, destaco TEODORO E ALDARA, acho que tem o mesmo felling

    ResponderExcluir
  8. É um nome muito querido, e tal como Timóteo partilha o diminutivo Teo. Pensando em Teodoro como sendo a expressão "te adoro" dá outra dimensão ao nome, ainda mais poética. Uma criança que é, como todas as outras, um presente de Deus, e que se adora, sem dúvida! Encantou-me ainda mais por ser um nome tão literal. E fez -me lembrar o nome Tequiero (do espanhol, te quiero) que vi ultimamente numa série francesa. O nome do bebé era pronunciado tequirô...

    ResponderExcluir
  9. Meu filho é o pequeno Theodoro Davi. Acho lindo.

    ResponderExcluir
  10. Meu neto Heitor Teodoro e o José Otávio Teodoro nossa vida👣👣

    ResponderExcluir
  11. O meu príncipe está chegando e será Teodoro Henrique! Amo esses dois nomes...

    ResponderExcluir
  12. Meu bebê está chegando chama Teodoro

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito deste nome para mim prefiro a versão masculina e lá vem o meu presente com nome de Theodoro

    ResponderExcluir