segunda-feira, 29 de junho de 2015

Dalila



O nome Dalila tem imensos significados e diferentes origens. Alguns dos significados conhecidos são: "doce", "delicada", "gentil", "frágil", "lânguida", "líder".



A origem mais conhecida de Dalila é a hebraica e nesse caso seu significado é "delicada, frágil, lânguida". Na Bíblia, no Antigo Testamento, Dalila era a irresistível e tentadora mulher que cortou os cabelos de Sansão. Para quem não está familiarizado com a história, Sansão tinha uma força física extrema e estava proibido de cortar os longos cabelos, porque senão perderia toda essa força. Dalila, sabendo disso e a mando do povo dela, os filisteus, seduziu Sansão e quando ele estava a dormir cortou os seus cabelos fazendo-o perder sua força.

Devido a esta história, Dalila é muitas vezes associado a mulheres traidoras, interesseiras e infiéis. Será, talvez, por esta associação que Dalila nunca foi muito usado, mas é um nome que todos conhecem. 

Também há quem diga que o nome Dalila terá surgido na África, já que na língua swahili Dalila é utilizado para fazer referência a mulheres que são gentis e educadas. O oposto da Dalila da Bíblia, então.

Ainda há quem diga que tem origem árabe, já que muitos países africanos são muçulmanos e este nome é também, por vezes, usado pelas pessoas desta religião. Seria a forma feminina de Dalil, nome árabe masculino cujo significado é "guia, líder".

Algumas variações: 
Dalilah, Delilah, Delila, Lila e Lilah.

Os portugueses estarão também familiarizados com este nome devido à bela e talentosa atriz portuguesa Dalila Carmo.

Um nome com tantos significados e com tanta história é, na minha opinião, muítissimo interessante. Postas de lado as associações à Bíblia, Dalila é um nome fresco, vivo e dinâmico. Também tem o seu lado romântico, os dois "l's" tornam-no divertido de pronunciar (ou chato, dependendo do ponto de vista).

Para quem gosta de nomes não muito usados mas facilmente reconhecíveis, Dalila é uma excelente opção. Carrega também a vertente internacional, pois é conhecido facilmente em qualquer parte do mundo. Isto tudo, para mim, são bónus.

Eu gosto de Dalila desde o tempo de criança, quando ouvi pela primeira vez e nunca mais me saiu do ouvido.

Claudia Barata Sandal.

O que acham de Dalila?

Fontes Consultadas:
Behind The Name, Qranicnames, Nameberry, e Wikipedia.

28 comentários:

  1. Acho interessante mas não sei se gosto.

    ResponderExcluir
  2. Adoro Dalila! É um nome super amoroso. Só conhecia a Dalila da Bíblia e ignorava por completo o resto, fiquei contente por aprender mais. Acho perfeitamente usável e muito muito querido!

    ResponderExcluir
  3. Adoro Dalila e tenho pena que a associação bíblica não seja a mais favorável. É um nome que me lembra a cor lilás e o diminutivo Lila é amoroso.
    Dalila foi o nome que a poetisa Florbela Espanca deu à sua afilhada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia Telma, que giro 😃 Gosto muito da Florbela Espanca.

      Excluir
    2. Então ela deve ter adorado a homenagem��
      Porque quem foi a protagonista do filme sobre a vida dela (Florbela Espanca) foi a Dalila Carmo (atriz)... haja coincidências!

      Excluir
  4. Eu o considero um bom nome, mas nao brilha tanto.... talvez seja uma questao de habito.

    ResponderExcluir
  5. pois eu, mesmo conhecendo a história da biblia não faço associações ruins porque essa anedota mostra que a força suprema, no fim das contas, está com as mulheres. por isso gosto de dalila. é um nome de uma garota doce que esconde uma força interior tremenda.

    ResponderExcluir
  6. Acho um nome delicado e discreto, tenho simpatia por ele. Adorei saber de todos os outros significados, todos muito bonitos! E gostei tb da versão Lilah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem gosto de Lilah, acho que dá um óptimo segundo nome.

      Excluir
  7. Simpatizo com Dalila, é um nome bonito mas não usaria

    ResponderExcluir
  8. Eu simpatizo com Dalila, não sei se usaria. Mas Lilah me atrai, talvez pelo meu gosto por nomes com L. Ainda assim, prefiro Lilá.

    ResponderExcluir
  9. Acho super amoroso, mas não usaria...
    Lá vem outra vez a questão dos "L".. (1/3 do nome em "L" é muito para mim :p)

    ResponderExcluir
  10. Adoro o significado, mas não consigo concretizar uma opinião acerca do nome. Gosto da sonoridade, mas algo na grafia me incomoda.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom saber esses significados, apesar da maioria das pessoas o ligarem p o lado bíblico. É meio diferente, mais de certo modo eu gosto

    ResponderExcluir
  12. Ai adorei esse artigo adorei o ponto de vista que não critica tanto meu lindo nome... Maravilhoso *-* #Lilah_Dalila_Dali_DLL <3

    ResponderExcluir
  13. Amo meu nome <3
    Esqueceram de mencionar que Dalila tbm é nome relacionado com ciganos ♡

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante esse artigo! Pude conhecer um pouco mais sobre a origem e significado do meu nome. Adoro meu nome.

    ResponderExcluir
  15. Dalila será o nome de minha filha..esse nome é lindooooooo! E meigo.eu estudei com uma menina chamada Dalila e me apaixonei por esse nome desde então.

    ResponderExcluir
  16. Vou botar esse em minha filha

    ResponderExcluir
  17. Aaaaa gente eu amooo esse nome não so por seu meu nome, mas pq ele é forte e delicado ao mesmo tempo, a filha de vcs vai amar ter esse nome...

    ResponderExcluir
  18. Viva as Dalila s desse mundão. Amo meu nome.

    ResponderExcluir
  19. Acho que para quem, assim como eu, se incomoda com a associação com a personagem bíblica, uma opção melhor seria o nome da flor Dália. É bonito, apesar de me soar bastante antigo (o que não gosto em certos casos quando me passam a impressão de nomes datados, o que me parece ser o caso de Dália).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porém, me parece ser melhor do que Dalila, pois não tem o duplo som de L que pode parecer enjoativo para algumas pessoas. Dália é doce sem exageros. Sem falar na associação com a flor que é linda, um encanto! Bem melhor que a associação negativa que fazemos com Dalila da Bíblia, infelizmente.

      Excluir