segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Willow

 


Não sabia muito sobre Willow (até descobrir um fato que vou citar ao longo do post), mas quanto mais conhecia mais me apaixonava! É um nome mágico, com uma doce aura hippie que me encanta. Parece nome de fada! Willow é uma surpreendente inspiração da natureza, faz referência a uma árvore que nada pode quebrar, adicionando ainda mais personalidade a sua forte conexão botânica.


Willow deriva do inglês antigo welig, que evoluiu para wilghe, depois wilwe até atingir sua forma moderna willow. Em inglês é o nome da árvore que em português se chama salgueiro. Seu uso começou como sobrenome, quando era usado para identificar alguém que tivesse nascido ou morasse perto de salgueiros, e data do século XIII. Como acontece com muitos sobrenomes, Willow passou a ser usado também como nome próprio (apesar de raro), inicialmente como nome masculino, mas só se estabeleceu de fato a partir da década de 70, agora como nome feminino.


Alguns outros nomes ligados a plantas e árvores: Hadassa, Marjorie, Ivy, Hazel, Olívia, Holly, Mirtes, Ilana, Acácia, Laura, Daphne.


Os salgueiros são conhecidos por sua flexibilidade e aparência graciosa, por isso estão associados à elegância. É uma árvore de aspecto impressionante com galhos finos que balançam suavemente com a brisa. Apesar da aparente delicadeza, seus galhos podem se dobrar em poses inacreditáveis sem se quebrar (resistem a ambientes hostis). São árvores que crescem em climas frios e temperados frequentemente perto da água. Em locais com chuva desenvolvem-se melhor.


Os salgueiros possuem algumas associações místicas, religiosas e artísticas:

  • Willow é uma das 9 árvores sagradas da Wicca; através dela as bruxas taoístas se comunicam com os mortos;
  • Na mitologia celta há uma forte associação entre o salgueiro, a lua e a água;
  • O povo romani acredita que os salgueiros têm a capacidade de curar os doentes e rejuvenescer os idosos;
  • A festa judaica de Sucot inclui ramos de salgueiro em suas cerimônias baseado em um versículo de Levíticos;
  • Os budistas associam os salgueiros com a compaixão;
  • Por vezes os salgueiros são considerados fontes de sabeboria, o que pode ser visto no filme Pocahontas, quando a heroína faz perguntas a um salgueiro (Vovó Willow);
  • Em Hamlet, de Shakespeare, a personagem Ofélia cai para a morte de um salgueiro;
  • Em Harry Potter existe uma árvore chamada Salgueiro Lutador (Whomping Willow) que aparece em muitos enredos;
  • No filme Willow, na Terra da Magia (1988), o protagonista que dá nome ao título é um herói improvável: um anão feiticeiro iniciante e fazendeiro;
  • Como nome próprio feminino Willow decolou nos Estados Unidos por causa da personagem Willow Rosenberg, de Buffy, a Caça Vampiros (1997). A partir daí entrou no Top 1000;
  • Willow é ainda mais popular em outros países de língua inglesa, entre eles Austrália, Reino Unido, Canadá e Escócia;
  • No ano 2000 foi o escolhido por Will Smith e Jada Pinkett Smith para sua filha, a atriz e cantora Willow Smith, o que também contribuiu para sua ascensão;
  • Em 2011 a cantora Pink também o elegeu para sua filha. O motivo de sua escolha foi que ela cresceu perto de um salgueiro e gostaria que sua filha tivesse as qualidades da planta (força e resistência);
  • Willow Weep for Me, música de 1932, foi gravada por Billie Holiday, Frank Sinatra, Nina Simone, Tony Bennett, entre outros astros;
  • Willow é o nome de uma canção de Taylor Swift, o primeiro single do álbum Evermore. Lançada em dezembro de 2020 a música fala sobre o amor que muda a vida como o vento dobra a árvore.
E por falar em música, foi justamente essa associação que me fez criar um carinho especial pelo nome. A responsável foi Little Willow, música que meu querido Paul McCartney fez em homenagem a Maurren Cox, primeira esposa de Ringo Starr e mãe de seus 3 filhos. Maurren faleceu aos 48 anos vítima de leucemia, apesar do transplante de medula feito por seu filho Zak para ela. Maurren partiu rodeada por seus filhos e Ringo. A música é linda e de uma sensibilidade comovente (para escutar clique aqui). Faz parte do álbum Flaming Pie, de 1997.

Trecho de Little Willow:
"Sleep, little willow
Peace gonna follow
Time will heal your wounds

Grow to the heavens
Now and forever
Always came too soon"

Como podem imaginar, Willow é bastante incomum em nossos países. Até 2010 o IBGE computou a existência de apenas 87 Willows em solo brasileiro (sendo 85 meninos), a maioria nascida na década de 1990 em São Paulo. Em 2018 uma menina em Portugal recebeu esse nome.

Tenho consciência que Willow seria considerado exótico demais para os falantes da língua portuguesa de um modo geral, mas para pais ousados e que amem a natureza e todas as associações belas que o salgueiro tem, pode ser um tesouro. Adoro toda a simbologia da árvore, sua força, delicadeza e capacidade de resistir a adversidades tornam Willow muito especial! Considero um nome mágico!

E vocês, que considerações fazem sobre Willow?

Fontes Consultadas:
Appellation Mountain, Behind the Names, Bewitching Names, British Baby Names, IBGE, IRN, Nameberry, Wikipédia, Wiki Potterish.

10 comentários:

  1. Eu ache lindo as características do significado, porém para o Brasil esse nome acho meio estranho para falar.

    ResponderExcluir
  2. Willow é um nome diferente, nunca conheci ninguém com esse nome, além de ser (unissex). No Japão existe uma marca de roupas e meias com esse nome (Willow), embora seja diferente, achei um nome lindo. Gosto de saber alguns nomes ainda mais esses diferentes, obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Que post lindo!
    Adoro o nome Willow e usá-lo-ia mesmo soando tão estrangeiro. Tem um som muito suave, consigo imaginar os lindos salgueiros, com os seus ramos a abanar delicadamente ao vento, as folhas a rodopiar e a flutuar num rio... O simbolismo dessas árvores também é fantástico. Enfim, é um nome muito rico.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  4. Willow é uma descoberta anglófona que me requer tempo pra me acostumar.

    Patrícia, estava pesquisando no Behind the name e descobri que lá tem os rankins dos nomes do século passado, principalmente dos EUA (também tem de outros países, menos do Brasil). Acho que daria uns posts muito interessante pra gente conversar, analisar, refletir, contemplar... etc.
    Sugiro trazer pra cá os rankins de 1880, ... imagina isso!
    adorei.
    vc encontra no link abaixo.

    https://www.behindthename.com/top/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia Angélica, vamos abordar essa sugestão sim, obrigada 💚

      Excluir
    2. 💟🌻 adoro esse blog, no que puder contribuir, ficarei feliz. 💟🌻

      Excluir
  5. Uau, adorei o post e os detalhes do nome... que eu ouvi pela primeira vez no seriado Buffy, era o nome da personagem amiga da caça vampiros. E eu adorava a personagem que descobre ter poderes e se transforma em uma grande bruxa no decorrer da série. Mas eu nada sabia a respeito desse nome e tampouco o liguei a música. Nossa, quanta coisa escapa da gente.
    Eu não conheço nenhuma pessoa-criança que tenha esse nome e não me lembro de ser apresentada a alguém.
    Curioso..

    bacio

    ResponderExcluir
  6. Para o Brasil acho americanizado demais e não combinaria com nenhum sobrenome. Mas é um belo nome para um personagem de um romance ou livro.

    ResponderExcluir
  7. Meu filho se chama Willou quando fui registra-lo tive que ter permissão do juiz pois ele era o único da minha cidade com esse nome rs😅 ninguem conhece e acham estranho mais não me importo amoo o nome do meu filho ❤

    ResponderExcluir