segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Kaluanã



Sabemos que a cultura indígena é muito rica em ensinamentos, além de nos presentear com uma gama enorme de belos nomes ainda pouco conhecidos do público em geral. Kaluanã é um desses exemplos. Longo, forte, de sonoridade inesquecível, à primeira vista pode até parecer uma mistura de Kauã e Luã, mas ele tem sua história própria sobre a qual vamos nos debruçar no post de hoje.


Kaluanã, por vezes também grafado como Kaluaná ou Kaluana, é um nome masculino oriundo do tronco gramatical tupi, da família tupi-guarani. Seu significado é grande guerreiro ou grande guarani, um significado impactante que tem tudo para ganhar o coração de quem leva em conta esse quesito na escolha de um nome.


E por falar em significado, o de Kaluanã é o mesmo que o de Raoni, outro nome indígena muito bonito. Um par de irmãos chamados Kaluanã & Raoni seria uma linda inspiração não acham?


Kaluanã é um lutador de uma lenda dos kamaiurá, tribo indígena tupi que vive na região dos formadores do Xingu, no estado do Mato Grosso. É uma tribo conhecida por sua grande importância cultural.


Recentemente, Kaluanã foi o nome escolhido através de votação para uma onça pintada flagrada no Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Kaluanã disputou a preferência com Yeakekan (também de origem indígena) e venceu com 65%. Para ler a reportagem completa clique aqui


Kaluanã talvez seja um dos nomes indígenas mais raros, sendo assim não é de se espantar a sua baixa frequência: até 2010, segundo o IBGE, apenas 103 brasileiros receberam esse nome (também encontramos Kaluana e Kaluaná, já que a ferramenta Nomes no Brasil não faz a distinção da acentuação). O curioso é que a maioria dessas pessoas (86) são mulheres, o que me leva a pensar que a grafia Kaluana provavelmente é entendida pela população como um nome feminino (por conta de semelhança com Luana).


Por ser um nome bastante específico da cultura brasileira, Kaluanã é inexistente em Portugal.


Curiosidade: Kaluana (na grafia sem acento), é o nome de um rio na República Democrática do Congo. Está localizado na província de Katanga, no sul do país. 


Para aqueles que gostam de nomes longos, ousados, raros e com toque étnico, Kaluanã pode se encaixar dentro da escolha que procuram.


Qual a sua opinião sobre Kaluanã? Preferem a escrita Kaluanã, Kaluaná ou Kaluana?


Leia também:

Nomes Indígenas Masculinos

Nomes Guerreiros


Fontes Consultadas:

Dicionário de Nomes Próprios, Dicionário Tupi-Guarani, G1.

7 comentários:

  1. Legal, mais um nome indígena no blog.... já estava sentindo falta!
    Entre Kaluanã e Raoní, prefiro Raoní é mais próximo a nossa linguagem.
    Acrescento outro bem parecido: Kanauã, que significa dançarino.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a explicação sobre o nome. Muita cultura boa aqui. Lembrei até do livro Amazônia: caminho para o sonho.
    Beijos,

    Paloma Viricio❤

    ResponderExcluir
  3. Nome que quando eu li pela primeira vez achei tão estranho e hoje acho tão lindo ! Só é uma pena ser visto como um nome feminino. Mas continuo achando um nome de muito potencial.

    ResponderExcluir
  4. Oiii sou a criança da foto e pertenço a etnia pataxó do extremo sul da Bahia e meu nome é GOTY seria legal também se fizesse com esse nome ao lado da minha foto !!! ^^

    ResponderExcluir
  5. Meu filho de 3 anos e meio se chama Kaluanã. Minha avó é indígena e seu nome é Auremita.

    ResponderExcluir