quarta-feira, 22 de julho de 2020

Maud/Maude - Atendendo a Pedidos

Maude Fealy, atriz americana da era do cinema mudo

Um nome, duas possibilidades de grafia. Apesar de Maud/Maude não fazer parte da nossa realidade onomástica podendo causar até estranhamento para falantes da língua portuguesa, é um nome bastante familiar para ingleses e americanos, com uso que remonta a tempos medievais e presença em famílias da realeza.

A grafia original é Maud, vindo a aparecer depois de alguns anos a escrita Maude. Inicialmente Maud surgiu na Idade Média como uma versão informal de Matilda/Matilde (uma espécie de apelido/diminutivo). A origem de Matilda/e é germânica e seu significado é forte em batalha. Santa Matilda/e foi a esposa do rei alemão do século X Henrique. O nome era comum em muitos ramos da realeza europeia. Foi muito popular até o século XV na Inglaterra, geralmente na forma coloquial Maud. Após esse período Maud se tornou raro, sendo revivido no século XIX, talvez devido ao poema Maud (1855) de Alfred Lord Tennyson.

Como nome real britânico, Maud de Gales foi a filha mais nova do rei Edward VII e neta da rainha Victoria; mais tarde tornou-se rainha da Noruega.

Nos Estados Unidos Maud teve seu auge há muito tempo atrás, entre 1880 a 1890. Permaneceu no Top 1000 até 1933, quando partiu por completo dos rankings de nomeação. Já Maude se manteve até 1950, quando se despediu dos tops. Entre os americanos é estimado que de 1880 até 2018 Maud tenha sido registrado 13.172 vezes e Maude 45.670, sendo esta a versão preferida no país.

Atualmente é na Holanda onde Maud mais se sobressai, tendo ocupado o 22° lugar no ranking de 2019. Já Maude não está presente nos tops de nenhum país.

Como já mencionamos, tanto Maud quanto Maude são raros em nossos países. No Brasil, até 2010, a frequência de Maud era de 163 pessoas; para Maude 148 pessoas. O pico de uso de Maud se deu na década de 1940, no Maranhão; já o maior uso de Maude foi nos anos 40 em São Paulo. Em Portugal registros antigos são inexistentes, tendo Maud computado 1 nascimento em 2018; Maude não pontuou.

Personalidades:
  • Maud Adams - atriz sueca, interpretou bond girls diferentes em filmes de James Bond;
  • Maud Gonne (1866-1955) - atriz e feminista irlandesa;
  • Maud Stevens Wagner (1877-1961) - artista circense reconhecida como a primeira tatuadora dos Estados Unidos;
  • Maude Garrett - personalidade australiana de rádio e tv;
  • Maude Fealy (1883-1971) - atriz já citada na legenda da foto; 
  • Lucy Maud Montgomery (1874-1942) - autora canadense da saga de livros que teve início com Anne de Green Gables, o qual originou a série Anne with an En.
Em países anglófonos Maud e Maude são considerados nomes clássicos, maduros, simples e elegantes. Para nós soam exóticos, estrangeiros e até modernos. Acredito que a grafia Maude ganhe maior simpatia, pois o final em- e transmite mais consistência dentro do nosso idioma. Para mim Maude lembra nomes como Maeve e Mabel; já o final em consoante de Maud me remete a Margot e Liv

O que pensam dos nomes? Preferem Maud, MaudeMatilda ou Matilde?

Fontes Consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Names Org, Wikipédia.

12 comentários:

  1. A primeira vez que ouvi Maud foi em referência a filha da atriz Claudia Abreu: Maria Maud. Realmente me leva aos tempos medievais, ainda estranho aos meus ouvidos. Nome seleto e chique.

    ResponderExcluir
  2. eita... lembrei de MAUDIE, acho mais bonitinho...

    ResponderExcluir
  3. De falto não conhecia este nome,mas ele é bem fofo.Parece nome de personagens de romance de época,amei.

    ResponderExcluir
  4. De cara olhei o nome e adorei, mas achei que teria Origens mais antigas... Faz sobre o nome Yule ( vai ser minha menina )

    ResponderExcluir
  5. Um nome curioso com uma sonoridade diferente, foi o que pensei quando o ouvi pela primeira vez num filme sobre o início do movimento sufragista. Não me recordo do nome do filme, lembro-me que se passava na Inglaterra e que o nome da personagem principal era precisamente Maud.
    Depois de pesquisar sobre ele, perdeu um pouco do seu encanto para mim devido ao significado. Não sou grande fã de nenhuma das versões, no entanto, Matilda é a que me soa melhor. Quanto às possíveis grafias, se usasse seria Maud, o "e" no fim parece-me desnecessário.
    Para além do significado, do nome da autora e do poema citado, não conhecia mais nada sobre o nome e gostei muito de saber mais sobre a sua história.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia esse nome, mas achei muito interessante saber sobre sua origem e relação com o nome Matilda e sua variação Matilde.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Eu adorei conhecer um pouco sobre a história é bem interessante, Maud/Maude é um nome lindo

    ResponderExcluir
  8. Prefiro Matilda!
    Realmente vejo migo desse nome em produções britânicas.
    Gostei bastante de conhecer o história do nome. Vou procurar a dos nomes dos meus filhos... Rs

    ResponderExcluir
  9. Acredita que eu nunca ouvi falar nesse nome.
    Que interessante !

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Até hoje não tinha visto esse nome em nenhuma das grafias e confesso que estou apaixonada por ele. Simplesmente amei como "Maud" soa, porque é simples e traz um quê de sofisticação que amo. Achei bem diferente e por isso o achei belo também. Adorei conhecer!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Pra ser sincera não acho esses nomes muito interessantes, acho que por não ser tão comum né! O menos pior na minha opinião é Matilde.

    ResponderExcluir
  12. Estou grávida e minha filha de 10 anos chama a neném da barriga de Maude, ela viu em uma série é disse q só ela pode chamar a neném assim =)

    ResponderExcluir