segunda-feira, 17 de junho de 2019

Xiomara


Confesso que quando gosto muito de uma série sou aquela pessoa chata que tenta converter toda a gente a ver. E uma das minhas séries da vida é Jane the Virgin. É aquele tipo de série que me consegue arrancar um sorriso nos dias mais tristes - é leve, vê-se muito bem e é super divertida. Sinto-me sempre em casa quando assisto um episódio de Jane. E isto tudo para dizer o quê? Que Xiomara, na série, é a mãe da personagem principal, a Jane. Escusado será dizer que quando comecei a assistir a série o nome Xiomara cativou logo a minha atenção, mas só há uns dias é que fui realmente à procura do nome e descobri algo maravilhoso... Xiomara pode ser é uma variante espanhola do meu querido Guiomar

Sou devota do nome Guiomar, já tive a oportunidade de o dizer aqui várias vezes e achei Xiomara uma variante estupenda. 

Portanto, se acreditarmos que de facto Xiomara vem de Guiomar, temos um nome que significa combate célebre ou ainda batalha famosa

No entanto, no decorrer da minha pesquisa, encontrei a informação que Xiomara poderia vir de Xiamara e neste caso, o nome seria de origem aramaica e significaria cervo alegre

Como seria de esperar, gosto mais de acreditar na primeira opção que vos dei a conhecer, mas não descarto a segunda possibilidade e por isso é que a quis inserir também nesta publicação.

Querem saber uma curiosidade? O primeiro registo de uma bebé chamada Xiomara nos Estados Unidos aconteceu no dia 21 de abril de 1911 e desde essa altura o nome foi registado mais 8 mil vezes. O ano onde nasceram mais meninas com este antropónimo foi em 2008. 

No ano passado não nasceu nenhuma Xiomara em Portugal. No entanto, em 2017, no estado de São Paulo, foi registada uma pequena Xiomara. Quer em Portugal, quer no Brasil, o nome é muito pouco usado e nos sites que frequento para pesquisar dados sobre os nomes não consegui encontrar mais nada para além destas informações. 

Personalidades:

  • Xiomara Alfaro - soprano de ópera cubana; 
  • Xiomara Fortuna - cantora dominicana;
  • Xiomara Laugart - cantora cubana; 
  • Xiomara Reyes - bailarina cubano-americana; 
  • Xiomara Xibille - apresentadora de TV colombiana.
Sei que para muitos Xiomara pode parecer um nome estranho, mas como estou tão habituada a ouvi-lo para mim não apresenta nenhuma estranheza. Imagino facilmente uma menina portuguesa ou brasileira chamada Xiomara e penso que o diminutivo/alcunha Xo é um amor! Acham Xiomara usável?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Names.org, Wikipédia. 

11 comentários:

  1. Onde moro existe algumas Silmara. Acredito que seja o mesmo nome. Confirma? Existe uma relação entre o x nos nomes espanhóis e o nosso s.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de uma pesquisa chegámos à conclusão que Siomara é uma variante de Xiomara. O nome deve ter chegado ao Brasil através dos países hispânicos com que este faz fronteira. Siomara parece facilmente Silmara (é mais uma questão de fonética) e por isso as pessoas devem ter adotado essa grafia. Esta é a única explicação que achámos plausível visto que Silmara escrito desta maneira não existe em nenhum site que nós frequentamos.
      Equipa O Blog dos Nomes.

      Excluir
    2. Aqui em Maceió é um nome relativamente comum. Tão normal que achei que fosse comum em todo lugar... Arrasaram na pesquisa 👏👏👏

      Excluir
    3. Já Xiomara nunca vi, não gostei dele apesar de ser nome hispânico e que por sua vez vem cheio de alegria. Esse não me transmitiu isso..
      Não conheço a série mencionada.

      Excluir
  2. Olha já esbarrei nessa série e talvez agora só pelo post eu deva assistir rs. Achei o nome bonito e nunca imaginaria qualquer ligação com Guiomar, um desses nomes que para mim, com cara de antigo porém bonito.

    ResponderExcluir
  3. Que amor de post !! Amo Jane também e quando ouço esse nome lembro logo da mãe dela que ainda por cima é carinhosamente chamada de xo ou xio (:só não usaria , mas gosto .

    ResponderExcluir
  4. Confesso que esse nome não me agradou...
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Para mim essa série é uma ofensa à original Joana a virgem hahaha Lá o nome da mãe dela era Ana Maria .-.

    ResponderExcluir
  6. Acho que não sei como pronunciar o nome direito..."Xio" não me agradou mto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O X tem som de S em alguns nomes espanhóis. Dá um google :)

      Excluir
    2. Obrigado, Angélica!! ^---^
      Eu prefiro com S então para não dar dúvida! Ai fica melhor :)

      Excluir