terça-feira, 21 de maio de 2019

Qual é o melhor nome - Bernardo vs. Leonardo


Bernardo e Leonardo dois nomes fortes, com presença e muito bonitos! São dois nomes que a meu ver são muito parecidos e costumam estar sempre taco a taco nos registos anuais. 

Bernardo é um nome de origem germânica que significa forte como um urso. Leonardo tem também origem germânica e o seu significado é forte como um leão. Vejam só que até no significado são parecidos! E não é para admirar visto que a única coisa que os diferencia são o Ber- e o Leo-

Pessoalmente, prefiro Leonardo. Mas Bernardo também é um nome muito agradável. São ambos nomes que estão bastante presentes quer nas famílias portuguesas quer nas famílias brasileiras. Preferem qual nome? 

Ana Madaíl Carvalho 

Fontes Consultadas: 
O BLOG DOS NOMES

21 comentários:

  1. Eu prefiro Leonardo também :)acho linda a forma abreviada Léo/ León (o post sobre a forma abreviada está puro encanto ♡♡♡♡ mil vezes palmas para aquele post). Tbm tenho muito carinho por Leandro, nome esquecido hoje (assim como a forma feminina, que eu acho bonita) :/ outro nome associado a Leão é Assuero e Ariel(Ariella), ambos bíblicos e tbm gosto ♡ e não posso esquecer do Simba tbm (nome do meu cachorro - o engraçado que ele é super pequeno, mas não tem medo de nada, ele de fato ri na cara do perigo kkk referência ao rei Leão xD)! Adoro nomes que se ligam a natureza, principalmente aos animais e o que dirá se relacionado aos leões?? ♡♡♡♡ amor na certa!
    Bernardo é um bom nome tbm, longo e forte. Marca presença, sem dúvidas, mas não enche tanto os meus olhos, o início "Berna" eu lembro um pouco de Berne (mas minha vó sempre falou Berno rs) e isso me incomoda um pouco sobre este nome. Graças ao blog, já descobrimos 5 nomes ligados aos ursos: Arthur, Bernardo, Bernadete, Kenai e Úrsula. Destes relacionados aos ursos, eu gosto de Arthur e Kenai. Parabéns pelo post! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas, olha que reportagem interessante: os significados dos nomes dos países ^^ :
      https://tek.sapo.pt/amp/extras/site-do-dia/artigos/mapa-do-mundo-literal-mostra-o-significado-dos-nomes-dos-paises

      Acho que vocês vai gostar! :)
      Achei bem legal ^^

      Excluir
    2. Sim Fernanda, é muito interessante. Obrigada pela partilha ;)

      Excluir
  2. Acho que Bernardo é o novo Leonardo, pq uns anos atrás Leonardo era mais usado em bebês. Bernardo ficou agora mais popular... Particularmente, não gosto dessa terminação em "nardo," mas tendo que escolher um, fico com Leonardo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. os dois sao lindos nomes para meninos, mas acho que prefiro Bernardo

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Bernardo, soa-me melhor.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  5. Os dois nomes são lindos, mas eu prefiro Bernardo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gosto bastante de vários nomes com sufixo ARDO: Bernardo, Leonardo, Ricardo, Eduardo e como prefiro nomes menos comuns, dos nomes propostos, na atualidade tenho ouvido muitos, dezenas, centenas de Bernardos e poucos Leonardos. Por esse motivo, fico com Léo. Mas os 2 são excelentes.

    ResponderExcluir
  7. Eu ameiii saber disso, Leo de Lion e Ber de Bear! Nunca tinha pensado nisso. Gosto da pronuncia de Bernardo! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de Bernardo, mas se tornou um nome tão popular que eu dificilmente escolheria se tivesse um menino hoje.

    ResponderExcluir
  9. Adoro os dois nomes e conheço pessoas com os dois. Acho super forte.

    ResponderExcluir
  10. Eu adoro Bernardo, inclusive tenho um primo com esse nome.

    ResponderExcluir
  11. Amo os dois nomes, mas entre eles prefiro Bernardo por dar um ar mais de sofisticado, porque Leonardo já é bastante comum e se tivesse um filho daria o nome de Bernardo a ele.

    ResponderExcluir
  12. Então, de cara eu prefiro Leonardo! Mas de uns tempos pra cá, Bernardo tem ganhado um espaço bacana no meu coração, já não me soa como um nome antigo... sei lá!
    Gosto dos dois!

    ResponderExcluir
  13. Leonardo é um nome incrível eu acho forte e maravilhoso, ganhou meu coração

    ResponderExcluir
  14. Acho os dois nomes lindos e confesso que a decisão é apertada. Mas prefiro Bernardo, pois gosto da fonética dele.

    ResponderExcluir
  15. Vish , difícil escolher! Ambos são lindos e com significado ótimo , mas acho que apesar de eu amar Leonardo pq me lembra Leon que é um nome que eu adoro ..Eu fico com Bernardo, pq sempre pensava que um filho meu teria esse nome só que infelizmente ficou bem popular ):

    ResponderExcluir
  16. Acho lindo os dois nomes, mas o significado de Leonardo é tão lindo! Eu gosto muito tbm devido o apelido Léo.

    ResponderExcluir
  17. Ambos os nomes são lindos, mas gosto mais de Bernardo

    ResponderExcluir
  18. Nossa, não sei...
    Acho os dois bem parecidos em sonoridade.
    Gosto da versão Bernard e Leonard.

    bacio

    ResponderExcluir