sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Leonardo


O meu gosto por este nome é um pouco inconstante: já tive fases muito prolongadas em que Leonardo & Rafael eram os únicos nomes masculinos que eu gostava, mas depois vou tendo alturas de maior ceticismo, outras de maior entusiasmo e, neste momento, encontro-me novamente num estado de admiração muito grande! Acho-o um nome masculino muito forte, elegante, refinado e detentor de uma boa dose de intelectualidade – talvez porque não o consigo dissociar totalmente da figura de Leonardo Da Vinci! Facilmente vira um carinhoso Leo ou Leni/Lenny, mas gosto de o ver em todo o seu esplendor, simplesmente Leonardo! É um internacional seguro e pode ser utilizado para formar um bom composto!

O nome tem raízes germânicas, combinando os elementos levon (leão) e hard (forte, corajoso), o que faz com que signifique forte como um leão ou corajoso como um leão. Um nome com um significado poderoso que se alia à mística e simbolismo do Reino Animal, como tantos apreciam.

Não sei se os seus portadores terão uma inexplicável tendência para as artes, mas a verdade é que se destacam no panorama mundial imensos artistas, de talento extraordinário, com este nome – ou com a sua versão original Leonard. Destaco, naturalmente, Leonardo Da Vinci, o Homem Renascentista perfeito, cientista, matemático, médico, engenheiro, arquiteto, músico, pintor. Revolucionou o mundo do saber e da arte, sendo uma figura amplamente admirada e inspiradora, apesar das controvérsias que se lhe possam associar. Também dou destaque a Leonardo Fibonacci, matemático italiano da Idade Média que terá criado a famosa sequência Fibonacci e introduzido os números árabes na cultura ocidental!

Na música, o maestro e compositor Leonard Bernstein, que criou a obra musical West Side Story, também adaptada para o cinema; o fantástico músico e poeta canadiano, Leonard Cohen; e o músico norte-americano aclamado mundialmente Leonard (Lenny) Kravitz. Numa realidade mais próxima, no Brasil destacam se os atores Leonardo Vieira e Leonardo Brício. No mundo do cinema, o galã Leonardo DiCaprio!

Durante todo o século XX, em Portugal, Leonardo raras vezes ultrapassou a fasquia dos 30 registos anuais, o que é o suficiente para que seja um nome conhecido por todos e que não é demasiado popular. Hoje a realidade é um pouco diferente, em 2013 foram registados 404 Leonardos em Portugal e em 2014 outros 383, juntamente com um total de 181 compostos, sendo os mais utilizados: Leonardo Filipe (27), Leonardo Miguel (26), Leonardo José (12), Leonardo Alexandre (10), Leonardo Rafael (9), Leonardo Gabriel (6), Leonardo Dinis (5) e Leonardo Manuel (5). Outros compostos interessantes foram Leonardo d’Assis, Leonardo Vicente e Leonardo Xavier.

Os números falam por si, este é atualmente um nome muito comum em Portugal! No Brasil, a realidade parece ser idêntica, ora não estivesse Leonardo a ocupar a 23ª posição do ranking do Baby Center Brasil referente ao ano de 2014. Relativamente ao ano de 2013, o nome subiu 8 posições no território brasileiro e estou muito curiosa acerca da sua prestação em 2015. De acordo com o IBGE sua frequência em todo o país é impressionante: 547.601 pessoas, o que o coloca no 33° lugar no pódio de nomes mais populares de todos os tempos! Seu pico de uso aconteceu na década de 1990 e seus portadores estão mais concentrados no estado do Rio de Janeiro.

Qual é a vossa opinião sobre Leonardo?

8 comentários: