segunda-feira, 9 de julho de 2018

Madonna/Madona - Atendendo a Pedidos


Madonna / Madona acho que é daqueles nomes que não deixa qualquer margem para dúvidas quanto à sua origem e ao seu significado.

É um nome feminino italiano e o seu significado é Nossa Senhora, referência à Virgem Maria, mãe de Jesus.

É este o nome dado à representação artística da Virgem Maria, em pinturas e esculturas.

Para além das obras de arte... e vamos ser honestos, as obras de arte para a grande maioria dos seres comuns neste planeta, aparecem em segundo plano, pois tu que estás a ler, de quem é que te lembraste logo? E se falares no nome, qual vai ser a referência quase que automática da outra pessoa? Ah pois é! É praticamente impossível não nos lembrarmos em primeiro da cantora americana de descendência italiana da parte do pai, Madonna (Madonna Louise Veronica Ciccone).

Eu que não sou fã, é logo a primeira coisa que me lembro e, só depois, das pinturas de arte-sacra.

Da nossa forma de pronunciar, existem duas formas escritas possíveis:
- Madona, que é a forma georgiana e espanhola e
- Madonna, a forma italiana e inglesa.

Embora Madona também seja a forma portuguesa não a usamos como nome próprio, mas sim na representação artística.

Decidi verificar nas listas de nomes permitidos/nomes não permitidos, que existiam em Portugal, dos anos 2016 e 2017 (únicas que tenho) e não consta nem uma nem a outra. Isto pode significar duas coisas: ou, nunca houve dúvidas na possibilidade da sua utilização (para mim a possibilidade mais remota) ou, nunca sequer foi cogitada.

O que é certo é que no SPIE não encontro nenhuma delas, tendo que assumir que não houve registos durante o século XX em Portugal. Fui também consultar as listas de registos de 2011 a 2016... e nada! Ou seja, nem portugueses, nem estrangeiros, que cá tiveram as suas meninas, colocaram estes nomes.

Mas no Brasil, já é outra história. Embora não sejam muitas, o IBGE revela que existem Madonnas (33) e Madonas (125). O pico de uso foi na década de 90 e, quem é que concorda comigo quando acho que a cantora foi, sem dúvida, uma grande influência na decisão destes pais?

Margarida Rebelo Madeira

Fontes Consultadas:

Sheknows, Behind the Name, ebiografia.com, Wikipédia, SPIE e IBGE

22 comentários:

  1. Adorei o post.
    Sem dúvida que os pais que colocarem este nome às filhas fazem-no como referência à cantora.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Incrível, já achei legal pelo título que nois faz lembrar da cantora americana, e ainda trás o significado. Ser não for pedir muito gostaria de saber o significado do meu tambem "rosimauro"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Rosi é uma variação de Rose ("rosa") e Mauro significa "moreno".

      Excluir
  3. Então quer dizer que etimologica e onomasticamente Madona e Monalisa não tem vínculo em suas raízes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ambos têm em comum a contração das palavras italianas mia donna ("minha senhora"), mas o sentido de Madonna é religioso, o Minha Senhora é o equivalente ao Nossa Senhora (Virgem Maria); já Monalisa é uma aglutinação de mia donna Lisa ("minha senhora Lisa") em referência à Lisa Gherardini, a mulher que serviu de inspiração para o quadro. Nesse caso o sentido é artístico.

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Obrigada Patrícia. Nesse caso prefiro Monalisa, acho mais interessante. Mas Madonna TB é um belo nome. Quantas pequenas Madonna brasileiras tivemos ano passado?

      Excluir
    3. No estado de São Paulo não nasceu nenhuma. Infelizmente os outros estados não disponibilizam seus dados então ficamos sem saber o total.

      Excluir
    4. Tanto pelo lado religioso quanto pelo lado artístico, Madonna carrega um peso difícil de desassociar, certamente isso se traduz nos números de Madonnas brasileiras. Sendo chamada Madonna, creio eu que seria complicado a construção identitária de uma criança.
      grata pelo pedido atendido.
      Grata mais uma vez pelo pedido atendido.

      Excluir
  4. Nossa, pensei que era apenas apelido da rainha do pop, mas que interessante e um nome abençoado não é?

    ResponderExcluir
  5. É impossível não pensar na Madonna cantora-rainha-do-pop quando leio esse nome haha. Pessoalmente, nunca parei para pensar no silicificado, mas, lendo seu post até consigo ver que faz sentido ter um cunho religioso por trás dele. :)

    Ah, deixo aqui minha sugestão: você poderia fazer um post falando dos nomes da saga Harry Potter hehe. Se já tiver algo parecido por aqui, vou adorar ler!

    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, nós já publicamos os posts sobre Harry Potter sim, vou deixar os links:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2017/01/nomes-femininos-da-saga-harry-potter.html?m=0

      http://oblogdosnomes.blogspot.com/2016/12/nomes-masculinos-da-saga-harry-potter.html?m=0


      Excluir
  6. Amei saber sobre esse nome! 💗 Mas com certeza os pais que colocam o nome da filha de Madonna é em homenagem a cantora! 😂💙

    ResponderExcluir
  7. A filha da escritora Fernanda Young se chama Cecília Madonna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cecília Madonna ficou uma combinação de muito bom gosto.

      Excluir
    2. também achei. São gêmeas: Estela May e Cecília Madonna.

      Excluir
  8. Olá, achei bem interessante o significado do nome e também saber que mesmo a cantora tendo muito destaque, não apareceram muitos pais registrando suas filhas com esse nome, o que geralmente ocorre com o nome de artistas famosos. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  9. Oi Margarida, tudo bem?

    Quando li o nome que ia ser abordado hoje, logo pensei na cantora, acho que é praticamente impossível não associar a ela. Não sou fã do trabalho dela, mas é algo natural.
    Não sabia que Madonna tinha um significado tão bonito, gostei muito de saber disto. E com certeza as brasileiras com esse nome foram influência da cantora rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá
    Eu sempre 'escuto' os italianos falando Madonna mia, quando escutou o nome, e a cantora é a segunda coisa que penso, então eu acabo não gostando muito do nome por me parecer mais uma expressão do tipo 'meu deus' do que com um nome

    ResponderExcluir
  11. Olá! Confesso que a cantora realmente foi a primeira coisa que me veio na cabeça haha.. Mas achei bem bacana saber a origem do nome e o significado dele.. Muito bacana o post!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  12. Olá, Margarida. Tudo bem?

    Olha, de fato: quando comecei a ler os post pensei em Madonna cantora. Também não sou fã, mas é impossível não pensar nela, já que acredito ser a única figura pública com esse nome. Aliás, você mesma não encontrou outro registro, não é?
    Eu não conheço uma pessoa sequer que tenha esse nome, o que é bem de se imaginar dadas as quantidades de pessoas no Brasil com esse nome.

    Bjão,
    Diego França| Blog Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Quien es esa nina, who's that girl rs...realmente é automático. Mas sendo bem franco, acho o nome muito bonito. Independente de qualquer coisa. Paz e muito sucesso com o blog.
    www.unalome.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá! Não sabia do significado do nome, mas na hora lembrei dela, é automático não podemos negar isso.
    Secret Magic
    Xoxo

    ResponderExcluir