sexta-feira, 1 de junho de 2018

As Marias - Maria Miguel - Atendendo a Pedidos


Maria Miguel é uma composição que já ouvi várias vezes e apesar de não ser fã de composições com nomes femininos-masculinos e masculinos-femininos, devo confessar que Maria Miguel até me soa bastante bem. 

Como já falámos várias vezes, Maria é um nome de origem incerta que significa senhora soberana. Maria é o nome mais registado em Portugal já há vários anos e no Brasil também é bastante apreciado. 

Miguel é um nome de origem hebraica que significa aquele que é semelhante a DeusMiguel é um nome muito escolhido em ambos os nossos países e deve ser complicado nunca nos termos cruzado com algum Miguel na vida. 

Maria Miguel adquire, então,  o significado senhora soberana que é semelhante a Deus. Um significado bonito e, diria eu, com um quê de divino. 

Em Portugal, em 2014, nasceram 120 meninas chamadas Maria Miguel! Nota-se que realmente Maria Miguel está no nosso coração. 

No estado de São Paulo não existem registos de Maria Miguel. No Brasil, compostos deste género são vistos com estranheza e por essa razão não é surpreendente não encontrar nenhuma menina registada com este nome recentemente. 

Pessoalmente, conheço tanto crianças, como jovens e até adultas com o nome Maria Miguel. E apesar de ser um tipo de composição que não agrada a toda a gente, as Maria Miguel que conheço gostam muito do seu nome. 

Gostaria de dar destaque a Maria Miguel Antunes, uma jovem modelo portuguesa de 17 anos que desfilou no passado mês de março pela marca Chanel. 

Usariam Maria Miguel

Ana Madaíl Carvalho

Fontes Consultadas:
O BLOG DOS NOMES, Observador.

20 comentários:

  1. Maria Miguel é o nome da minha prima e nunca tinha ouvido este composto antes dela. De facto, ela é a única Maria Miguel que conheço.
    É um composto engraçado. Adoro compostos com nomes feminino-masculino e masculino-feminino, mas Maria Miguel não me enche as medidas. Não usaria, há outros de que gosto mais.


    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar desse nome Maria Miguel, confesso que não gosto muito de nome feminino junto com nome masculino, mas o significado do nome é bonito, com certeza não usaria esse nome na minha filha, muito diferente, não soa muito pra mim, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar dessa composição de nome feminino com masculino, é um pouco diferente e também bonito

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Eu usaria este nome sim, significado merecido para quem o levar e é um nome diferente, nunca tinha ouvido falar nele, é um nome diferente mas no bom sentido, ele é muito bonito com um significado muito charmoso por assim dizer,...
    http://blogperolaneon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Achei bonito esse nome Maria miguel apesar de até vir aqui eu ainda não tinha escutado falar.

    ResponderExcluir
  6. É um nome de significado bastante forte e marcante, realmente nos remete ao divino, ao sábio e ao grandioso!
    Abraços ��

    ResponderExcluir
  7. Eu acho lindo o nome MARIA, agora é a primeira vez que vejo o nome com feminino - masculino juntos, achei diferente e bonito. Vou dá uma olhada na modelo como esse nome. Abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Olá..sou do Blog sua vida , sua história
    ❤ Se eu te disser que eu nunca ouvi falar neste nome . Ele é diferente e muito bonito e o seu significado mais ainda ! Mais uma seguidora ! Sucesso para você!beijos

    ResponderExcluir
  9. munca cheguei a conhecer uma maria miguel o nome da minha primeira filha vai ser maria achei interessante a junção desses nomes

    ResponderExcluir
  10. Nunca ouvi Maria Miguel, achei-o um tanto quanto ... bizarro. Intrigante perceber que tantos outros nomes mais normais e aceitos cultura afora são barrados na tal lista de Portugal, enquanto que esse, com jeito de nome andrógino pode... vai saber?!

    ResponderExcluir
  11. Eu particularmente acho esse nome lindo, tanto Maria como Miguel. Dois significados lindos e que combinam entre si 💕

    ResponderExcluir
  12. Olá! Confesso que nunca conheci alguém que se chamasse Maria Miguel. Confesso também que não sou muito fã de misturar nomes femininos com nomes masculinos, acho que fica meio estranho, não acho que fique bonito...
    Mas, tenho que confessar que o significado de Maria Miguel é muito bonito.
    Adorei conhecer esse novo significado de nome. Muito obrigada por compartilhar conosco! Beijos!
    www.myysadsongs.blogspot.com.br
    www.bibliotecalecture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. O nome Maria Miguel é novidade pra mim diferente porem não sei se colocaria em uma filha minha hehe

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar , realmente é bastante diferente e mais Maria Miguel soa tão bem , fica um nome suave e os significados são lindo usaria sim na minha filha

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar nessa junção do nome de Maria com Miguel.
    Sinceramente sou apaixonada pelo nome de Maria, mas não me agrada os dois nomes juntos.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  16. Confesso que nunca ouvi essa composição. Minha sobrinha chama-se Maria Luiza e na minha rua tem dezenas de marias com diversos complementos que nasceram nos últimos dois anos. Eu gostei de Maria Miguel, achei uma sonoridade agradável.

    ResponderExcluir
  17. Nossa! É verdade a estranheza que pode causar, eu mesma nunca tinha ouvido falar dessa composição e não conheço ninguém com esse nome, mas confesso que me soa bem? Acho que até pelo seu significado, foi um plus de coisas boas e gostei! É diferente, mas não menos bonito

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana!
    Adorei a composição do nome, mesmo estando longe de também ser fã das junções que trazem nomes masculinos e femininos mesclados. Esse me deu a ideia de candura e, ao mesmo tempo, um nome marcante e forte.
    Sempre que venho aqui saio anotando mais algum nome que descobri e que gostei para usar em meus personagens... rsrsrs Adoro muito as indicações e saber o significado faz toda a diferença! <3
    xoxo

    ResponderExcluir
  19. Nao conhecia esse nome composto com feminino e masculino.Bem diferente. O unico que conheço neste estilo é Maria José. Gostei de conhecer mais esta opção!

    ResponderExcluir
  20. Lindo demais,eu tinha escolhido miguel se tivesse um menino,mas so tive meninas rsrsrs adorei Maria Miguel.

    ResponderExcluir