terça-feira, 17 de julho de 2018

Aidan - Atendendo a Pedidos



Aidan é um daqueles nomes masculinos que tambem se vê em meninas de vez em quando, como acontece muitas vezes em países anglo-saxónicos. Cada vez mais se usam nomes masculinos em meninas e por que não? Eu acho que muitos nomes masculinos ingleses permitem isso, porém os portugueses nem tanto. Pode ser também uma questão de hábito, mas para já tenho dificuldades em imaginar.


Voltando a Aidan, este nome é relativamente popular no Reino Unido e tornou-se popular nos Estados Unidos nos anos 90, juntamente a outros nomes com a mesma terminação, como Braden e Hayden. Hoje em dia Aidan perdeu para Aiden, que é mais usado.

Aidan tem origem no nome irlandês Aodhán e o seu significado é fogo e/ou nascido do fogoAidan era também o diminutivo  dado a Aodh, o deus celta do sol e do fogo. Na Irlanda Aidan é o nome de vários santos.

Nos Estados Unidos foi talvez introduzido pela fama do ator irlandês Aidan Quinn no início dos anos 90.

São inúmeras as celebridades que ostentam este nome, desde antigas a atuais, passando pelos mais variados ramos, como o desporto, cinema e política. Aidan é um nome facilmente reconhecido por todo o lado e, embora seja antigo, tem um ar moderno e leve.

Apesar da fama pelo mundo afora, Aidan em Portugal não obteve nenhum registo entre a década de 20 e os anos 80 e em 2016 não conquistou nenhum registo. Até ao ano passado não era permitido o registo de Aidan, mas mesmo não sendo permitido anteriormente acho na mesma estranho a sua praticamente inexistência já que tantos emigrantes e luso-descendentes sempre deram nomes estrangeiros. Parece que Aidan não chamou nunca a atenção. Eu, sendo portuguesa a viver no estrangeiro, acho Aidan perfeitamente usável e viável tanto em Portugal como em qualquer outro lado.

Olhando para a popularidade no Brasil, dá para ver que Aidan padece da mesma sorte. É praticamente não usado. Em São Paulo teve somente 5 registos em 2016 e, de acordo com a informação nos dada pelo site IBGE, tem uma frequência de 171 pessoas. Ou seja, por todo o Brasil é um nome muito raro. Aidan tem uma maior incidência em São Paulo, aliás só aparecem registos nesse estado. Em 1990 angariou um número maior de registos mas logo voltou a descer

Variantes: Aodhán e Edan (escocês e irlandês), Aden, Aiden, Aydan e Ayden (inglês).

Eu prefiro a grafia mais antiga, Aidan, e, como já disse, acho um nome muito leve, moderno, internacional e também acho um nome muito doce.

Gosto muito de Aidan, e vocês?

Cláudia Barata Sandal

Fontes consultadas: 

Behind the Name, Nameberry, ARPEN/SP, IBGE, IRN, SPIE, Wikipédia.

21 comentários:

  1. Eu adoro Aidan e usaria de certeza, tanto num filho como numa filha. Tem um significado lindo e poderoso, ligado à natureza que eu tanto gosto.

    Bjs
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post. Aidan é um nome bonito e o começo é o mesmo que dois nomes japoneses que eu adoro e gostaria muito de ver aqui abordados: Aika e Aiko. Podem publicar sobre eles?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Anonimo, sim publicaremos assim que seja possivel.

      A equipe O Blog dos Nomes

      Eliminar
  3. A única coisa que me chamou a atenção é que Aidan é exatamente a escrita contrária de Nádia. 😬

    ResponderEliminar
  4. Acho bonito, a sonoridade é boa. Não sabia o significado e origem que são lindos,
    adorei saber mais a respeito.

    ResponderEliminar
  5. Gosto de Aidan, acho muito elegante e bonito de se pronunciar. Agora que vi sua origem nórdica, me apaixonei de vez.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderEliminar
  6. Apesar de ter sido um nome popular no Reino Unido e nos Estados Unidos (década de 90), confesso que não lembro de já tê-lo ouvido. Também prefiro a grafia Aidan e achei interessante a observação da Angélica. Ótimo post, como sempre!! Beijos!














    ResponderEliminar
  7. É um nome diferente, mas muito bonito! Usaria em meus filhos e em breve usarei em algum personagem. É uma pena ser tão ignorado, seu significado é forte! Gostei bastante!
    Abraços 😊

    ResponderEliminar
  8. Olá, tudo bem? Achei esse nome bem moderno e bem diferente. Ainda nao conheci ninguem com esse nome. Gostei de conhecer o significado por aqui! É bonito e acho que combina bem com meninos!

    ResponderEliminar
  9. Amo Adam (tanto que se tiver mais 1 filho vai se chamar assim) já Aidan não me agrada muito não.

    ResponderEliminar
  10. Aidan é um nome lindo, fofo, delicado também diferente, mas gostei muito do significado dele fogo, é um nome bastante desconhecido, nunca tinha ouvido falar nesse nome, pena que é um nome desconhecido pois o nome é bonito, eu amei esse nome, bjs.

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia este nome, bem diferente aos nossos ouvidos.

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia o nome Aidan , gostei!
    Fiquei surpresa por Aiden ser mais comum que Aidan !
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Bem interessante, ja vi algumas vezes esse nome, mas não aqui no Brasil, bem legal o significado dele, não conhecia

    ResponderEliminar
  14. Também prefiro a grafia de Aidan viu? Acho tão bonito e leve também, acho uma pena que seja tão pouco usado e tenha tão poucos registros por aqui. Com certeza tem um significado forte e uma grandiosidade muito bacana no nome! Achei super interessante sua origem =) tomara que nasçam mais e mais Aidan's por aí né?

    ResponderEliminar
  15. Eu adorei o nome e ainda não conhecia. Realmente soa bem tanto para o feminino quanto para o masculino, acredito que seja questão de costume ou de já conhecer alguém com o nome. Também prefiro a grafia antiga.

    ResponderEliminar
  16. Que nome lindo! Achei esse nome de Aidan ou Aiden super delicado.
    Ainda não tinha ouvido falar, gostei tanto de Aiden quanto Aidan.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderEliminar
  17. Nunca tinha ouvido falar nesse nome, também, no Brasil só tem em São Paulo e moro em Minas.
    Mas gostei, e realmente é um nome doce.

    ResponderEliminar
  18. Que surpresa para mim, eu estava acreditando que esse nome
    Aidan é o oposto do nome Adão para o feminino, parece ao mesmo tempo um nome indiano masculino. Pois como há muitos homens na Índia com esse nome, então eu pensei assim.

    ResponderEliminar
  19. Oi
    Que lindo esse nome,bom saber que pode ser usado em meninas também,é um nome bem fofo doce,não conheço ninguém com esse nome.

    ResponderEliminar