segunda-feira, 21 de maio de 2018

Isaura


Hoje vamos falar de um nome que gosto bastante mas que tenho plena noção que muita gente torce o nariz. Isaura é um nome de origem latina que significa de IsauriaIsauria era um distrito isolado no interior do sul da Ásia Menor. De Isauria já só existem ruínas, principalmente da Antiga Isauria, as de Isauria Nova desapareceram por completo. 

Muita gente conhece Isaura por causa da novela A Escrava Isaura que foi uma adaptação do livro de Bernardo Guimarães. Esta novela foi ao ar em 1976 (produzida pela Rede Globo) e depois uma nova versão estreou em 2004 (feita pela RecordTV). Isaura é uma escrava que no final do romance se torna heroína. Ela é extremamente idealizada, portadora de várias virtudes e de uma beleza que acompanha o seu nobre carácter, defendendo a sua honra acima de tudo. 

Compreendo quem não queira associar o nome da sua filha à escravidão, mas Isaura não era apenas uma escrava. Isaura tornou-se um hino à libertação da escravatura, uma reviravolta poética, diria eu.

Se Isaura fosse o meu nome feminino favorito não teria qualquer problema em nomear assim a minha futura filha. Por isso, se alguém desse lado gosta realmente de Isaura não deixe o nome de lado por pequenos preconceitos. Nós somos capazes de mudar o mundo marcando pela diferença e se hoje em dia Isaura é visto como um nome negativo, acredito que daqui a uns anos essa perspectiva mude. 

Em Portugal, em 2016, Isaura foi alvo de 6 registos e no ano anterior 8 meninas receberam este nome. Isaura foi muito registado até à década de 60, sendo em 1933 o ano com mais registos (320). Depois de 1960 o nome foi sendo cada vez menos registado. 

No estado de São Paulo, no ano passado, Isaura foi registado 3 vezes e no ano anterior 4 bebés foram chamadas Isaura. A frequência deste nome por todo o Brasil é de 37.175 mulheres. O pico de registos foi na década de 40 e a partir daí Isaura foi sendo cada vez menos registado. É em São Paulo o estado onde existem mais senhoras com este nome.

Para mim, a terminação -aura é lindíssima e gosto bastante do nome Aura em si. Se Laura é tão bem aceite em ambos os nossos países será que não podemos dar uma chance a Isaura?

Ana Madaíl Carvalho

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

14 comentários:

  1. Bonitinho o nome, mas não seria minha primeira opção.

    ResponderExcluir
  2. Esse nome me faz lembrar de uma professora que tive. Já ouvi falar da novela, mas não a assisti, nem a primeira e nem a segunda versão. Mas eu acho interessante perceber a influências dos nomes a partir dos programas de televisão, filmes. Acho fantástico imaginar o que leva um pai-mãe a dar determinado nome ao filho. Mas ainda, gosto de imaginar o resultado futuro. Nem todo filho gosta do nome que lhe é atribuído. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  3. Olá!Não tinha conhecimento que o nome Isaura era visto com nariz torcido rsrs,sempre existe o preconceito sobre algo,é incrível.
    Acho lindo este nome,tive uma amiga de infância com o nome de Isaura e para todos nós da escola era um nome normal.
    Não descartaria.Bjss

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com você, hoje em dia as pessoas associam o nome Isaura a escravidão e não acho legal isso, sendo que o nome Isaura é tão lindo e tem tanta força. Isaura como você disse não foi apenas uma escrava mais também foi sinônimo de luta.

    ResponderExcluir
  5. É um nome tão bonito, mas que infelizmente se torna ícone dessa referência tão importante. Ninguém quer ser associado a um nome tão "pesado", ainda mais com a quantidade de bullying que existe.
    Eu acho esse nome lindo ♡

    Psicologia de Boteco- Utopia Blog||♡
    www.johanymedeirosutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Realmente esse nome Isaura é muito forte e talvez por e se motivo não tenham tantos adeptos mas certamente não deixa de ser lindo bjs

    ResponderExcluir
  7. Verdade, essa terminação em Aura é linda assim como em Laura né? Acho que por isso gosto de Isaura.

    ResponderExcluir
  8. Acho um nome bonito...mas antigo.Acho que exatamente por causa da novela, ele acaba sendo demasiado ligado ao século 19. Mas adorei saber da origem.

    ResponderExcluir
  9. Conheço o nome por conta da novela, terminações em aura são lindos mesmo, não conheço ninguém próximo com o nome Isaura

    ResponderExcluir
  10. Olá! Acredito que muitas pessoas não devem gostar do nome Isaura por causa que devem associar com a escravidão mesmo. Não é um nome que me encanta, mas se eu gostasse, não teria nenhum problema em colocar na minha filha também... É um nome forte, né?
    Beijos!
    www.myysadsongs.blogspot.com.br
    www.bibliotecalecture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. É um nome muito lindo apesar de ser raro se ver por aí. Eu acho que não teria nenhum problema em usar futuramente.

    ResponderExcluir
  12. Lucimar da Silva Moreira23 de junho de 2018 às 09:16

    Ana quando ouço falar no nome de Isaura me lembro muito da novela Escrava Isaura, acho esse nome bonito, delicado, só que eu penso que Isaura é um nome que combina mais pra uma mulher mais velha, mas com certeza daria uma chance pra esse nome, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Meu nome e isaura tenho 43 anos gosto do meu nome

    ResponderExcluir
  14. Meu nome é Isaura, recebi esse nome em homenagem a minha querida avó paterna, quando criança todos me chamavam Isaurinha, e eu não gostava do meu nome, só depois de um tempo que passei a gostar, tenho 3 primas que se chamam Isaura também,e acho o nome muito bonito!!!

    ResponderExcluir