segunda-feira, 16 de abril de 2018

Audrey - Atendendo a Pedidos


Como é bom ter diversidade e opções de escolha diferentes! Se há algo de bom que a atualização da base de dados portuguesa trouxe, foi a oportunidade de escolher nomes distintos, exóticos e até estrangeiros! Hoje Audrey, a sugestão da nossa leitora Inês, passa a ter lugar no Blog. 

Estamos na presença de um nome de origem inglesa que significa força nobre. Um significado possante para um nome delicado. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre Audrey. Este foi o nome de uma princesa da Ânglia Oriental que fundou um mosteiro e mais tarde foi canonizada como santa. Shakespeare ainda utilizou o nome Audrey para uma das suas obras, As You Like It, data de 1599. Portanto, um nome religioso e literário! 

No final da Idade Média, o nome tornou-se invulgar, mas foi revivido no século  XIX.  Nos dias que correm, é um nome bem aceite no Canadá (ficou em 27º lugar do ranking em 2015), na Austrália (posicionou-se na 35ª posição do ranking em 2016) e nos Estados Unidos (ocupou o 39º lugar em 2016).  

Em Portugal, recentemente, nasceu apenas uma Audrey em 2016. 

No estado de São Paulo, no ano passado, foram registadas 11 Audrey. No ano anterior 14 meninas receberam este nome e em 2015 foram registadas 8 Audrey. Segundo o IBGE sua frequência em todo o Brasil é de 2.052 pessoas.

As portadoras mais notáveis deste nome são Audrey Hepburn, uma conhecida e premiada atriz e humanitária belga; e Audrey Tautou uma atriz mundialmente conhecida pela sua maravilhosa atuação em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain e O Código Da Vinci.  

Considero Audrey um nome bonito, mas sonoramente prefiro Aubrey. Penso que este antropónimo é perfeito para quem procura um nome internacional que seja de fácil escrita e pronúncia tanto em Portugal como no Brasil. E vocês? Consideram Audrey OK ou KO?

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia. 

34 comentários:

  1. Acho um nome muito interessante, quanto ao Aubrey fica estranho, parece que a pessoa está resfriada ou fanha ao falar rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade nunca tinha pensado nisso referente a Aubrey...rs

      Excluir
    2. Eu me chamo Audrey e adoro meu nome, mas convivo com fato da maioria das pessoas ignorar se é masculino ou feminino.
      Ligação de telemarketing é fatal…sempre pedem pra chamar o Sr. Audrey.
      Outra confusão… muitas pessoas não sabem escrever o nome é o tornam complicado como Aldre, Awdrei e Audri
      Qto a Aubrey, sempre conheci como nome masculino.

      Excluir
  2. Só consigo pensar que o fabuloso mundo da onomástica é inesgotável e encantador. Quanto mais eu procuro um limite no horizonte do mar de nomes, mais horizonte me aparece. É um espetáculo acontecendo a todo momento.
    Consigo admirar Audrey, mas o estilo anglófono me faz ficar apenas na admiração mesmo. A minha opinião é que questão intercultural na onomástica levantada em um post anterior pesa. Nomes anglófonos me causa estranhamento, da mesma forma que não consigo ver um nórdico chamado Raoni ou Iracema... Mas a questão é boa de conversar, aliás... muito boa, excelente. ;)

    ResponderExcluir
  3. Lindo nome, o nome do Meu filho e Ethan, se um dia eu tiver uma filha mulher irei colocar esse nome, assim com ela citou no Post, Audrey: Significa “força nobre” ou “aquela que é nobre e forte”.

    É o diminutivo do nome do inglês medieval Etheldreda, formado pela união dos elementos anglo-saxões aethel, que quer dizer “nobre” e thryth, que significa “força”.

    O nome apareceu no século VII através de uma princesa do Reino de Estanglia, atualmente situada no condado de Cambridgeshire no Reino Unido. No final da Idade Média caiu em desuso por ter sido associado ao nome de uma feira conhecida por vender produtos de baixa qualidade, mas foi reavivado no século XX.

    ResponderExcluir
  4. esse nome é muito massa e serve para homens e mulheres

    ResponderExcluir
  5. Audrey é um nome muito bonito, lembro-me sempre de Bonequinha de Luxo ao ouvi-lo =D
    Não imaginava que fosse tão antigo, literário e religioso! Sempre aprendo muito com seus posts!

    ResponderExcluir
  6. Acho um nome lindo...mas apenas parar crianças inglesas ou americanas.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho Audrey um nome muito bonito e esse nome esta na lista para quando eu tiver uma filha por esse nome nela. Não sabia o significado do nome, achei bem interessante!

    ResponderExcluir
  8. Olá , tudo bem ? Audrey tem um significado bem legal , um nome de santa .
    Vejo que esse nome é pouco usado , mais gostaria de ter um filho com esse nome . Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Olá, é um nome diferente, a única que conheço escreve Audrei haha gostei de saber a origem.
    Quanto a Aubrey não gostei não, acho a sonoridade de Audrey mais bonito. bjs

    ResponderExcluir
  10. É um nome diferente, confesso, mas muito bonito em sonoridade, significado e história. As pessoas que carregam esse nome carregam também uma riqueza,não é mesmo?
    Abraços 😊

    ResponderExcluir
  11. linda história. o significado mais interessante é lindo de se ver é saber. ameei o post

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Gostaria de sugerir posts sobre os seguintes nomes: Amílcar, Boaventura, Tales e Iolanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana! Obrigada pelos seus pedidos, eles serão atendidos logo que possível.
      Atenciosamente,
      O Blog dos Nomes.

      Excluir
  13. Considero esse nome muito bonito e delicado e ao mesmo tempo marcante! Gosto da sonoridade e da escrita! Muito lindo esse nome!

    ResponderExcluir
  14. Tenho ouvido o nome Audrey nos filmes, não sabia que no Brasil existem 2.052 pessoas com esse nome! Gostei do significado!! Prefiro Audrey à Aubrey! A variedade de nomes é gigantesca, recentemente conheci uma moça chamada Kiscilla.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou uma delas ☺️ Nascida em 79, ou seja, somos poucas mas já existimos há um.bom tempo rs

      Excluir
  15. Ja vi tambem em filmes,mas nunca ouvi falar ou conheci alguém,adorei .

    ResponderExcluir
  16. É um nome muito bonito e um significado bem interessante, não sabia que existia esse nome, mas adorei o seu post 😘

    http://papodedelicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu considero Audrey super OK! Acho que tenho certa admiração e carinho pelo nome por causa da maravilhosa atriz Audrey Tautou mesmo, mas daí me ganhou de vez. Soa muito bem aos meus ouvidos e com seu significado agora ficou melhor. Amei!

    ResponderExcluir
  18. Aubrey é um nome bem bonito e combina tanto pra meninos como pra meninas. Já aubrey achei um pouco estranho kk

    ResponderExcluir
  19. Oi.
    Eu gostei tanto de Audrey como Aubrey, achei os dois bem marcantes.
    Não sei se terei mais filhos, mas se tiver quem sabe opte por esse nome.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Um nome deveras raro, né? Eu estou vendo pela primeira vez e já fico ouriçada para coloca-lo em algum personagem. Gosto de usar nomes não muito conhecidos nas minhas histórias. Adorei este.

    ResponderExcluir
  21. Acho lindo o nome de Audrey, mas não conhecia o nome Aubrey e achei lindíssimo.
    É um nome com significado tão forte e delicado, estranho ser tão pouco usado.

    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Ana!!
    Eu acho esse nome lindo. Por sinal conheço uma pessoa com esse nome, mas ela é americana. No Brasil, eu nunca vi ninguém com esse nome!!
    Adoro esse blog.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi oi
    Eu acho esse nome lindo, de uma intensidade fora do normal. Mas acho bonito nos outros. Hahahaha Se um dia eu tiver filhos, colocarei os mais simples e brasileirados possíveis.
    Queria ver o significado do meu nome hahaha

    Beijos.
    www.johanymedeirosutopia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. É um nome lindo. Um dia quero morar no Canadá e bem, quero botar nomes mais "ingleses", nos meus filhos, eu amei Audrey, com toda certeza vou usa-lo

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito do post. Não sabia que Audrey era um nome unissex, mas assim ainda é melhor. Tenho preferência por nomes neutros e, como sempre tive um carinho especial por Audrey, ainda bem que entra nessa lista.

    Bjs
    Inês

    ResponderExcluir
  26. nivaldo eu tenho uma filha que tem onome de audrey

    ResponderExcluir
  27. A filha do meu chefe se chama Audrey. Ele adora nomes anglo saxões. Se tiver outra filha ele falou que vai colocar Heather. Obrigado

    ResponderExcluir
  28. Meu nome é Audry, não sei se faz diferença no significado, mas nunca vi outro com a mesma escrita so sei que minha mãe colocou esse nome pois sabia que era nome de uma santa.😌

    ResponderExcluir
  29. meu nome é audrey, a maioria das pessoas me chamam pelo pronome masculino, ele nao tem genero, funciona pra qualquer um :) da pra tirar alguns apelidos, audri, audrico, auds, audy, amo todos

    ResponderExcluir
  30. Enfim uma página sobre nomes que tem o significado do meu...rs

    há uns 15 anos atrás fui atrás da origem do nome e aqui no Brasil não tinha nada, só encontrei nos sites da inglaterra e assim descobri que meu nome é inglês e não "americanizado", como dizem, no site descobri que a origem veio do nome Etheldreda que era uma princesa que não gostava de sua posição da sua classe, ela achava pecado ter que usar muitas jóias, sua família a obrigou a casar e o primeiro marido marido a respeitou e nunca a tocou a deixando virgem como era do gosto dela, mas o primeiro marido faleceu e seu pai tambem, seu tio a obrigou novamente ao casamento, mas o segundo marido queria o que se achava no direito como matrimonio, mas o bispo da igreja que ela frequentava a ajudou a fugir e a levou para uma ilha que hoje não lembro o nome e lá havia um mosteiro lá Etheldreda conseguiu se tornar freira como sempre quis, mas após uns anos ela estava com cancer de garganta ao qual ela acreditava que teve a doença por causa da época das grandes festas da realeza que era obrigada a usar muitas jóias que para ela era pecado e assim ela faleceu de cancer de garganta e depois se torno a Sta. Etheldreda que significa Força nobre e da onde veio a origem no nome Audrey.

    Quando criança não gostava do nome, porque muitas pessoas não sabiam falar ou pela dificuldade das pessoas escrevem (isso acontece até hoje), minha mãe colocou meu nome por causa da atriz Audrey Hepburn que também foi uma pessoa muita solidária e bondosa, depois lendo sobre tudo hoje posso dizer que tenho muito orgulho do meu nome.

    ResponderExcluir