segunda-feira, 5 de março de 2018

Evelyn


Evelyn sempre foi um nome que me chamou atenção por sua leveza e delicadeza. Ao pronunciá-lo a sensação que  me vem à mente é a de uma pluma caindo gentilmente em uma almofada macia e aconchegante. Acho que é um nome muito amável. Outro ponto a se ressaltar é sua terminação. Nomes femininos terminados em yn ou in/im são poucos e Evelyn também se destaca nesse quesito.

Evelyn surgiu originalmente como um sobrenome inglês, que por sua vez derivou do nome germânico Avelina, um diminutivo de Ávila, de significado desconhecido. É possivel que Ávila venha do elemento germânico avis que significa desejada. Dessa forma o significado de Evelyn seria a desejada ou, como algumas fontes sugerem, criança desejada. Da Alemanha Avelina foi levado para a Inglaterra pelos normandos franceses, através da forma francesa Aveline, que coincidentemente significa avelã em francês (por isso à Evelyn também é atribuído o significado avelã). Através da pronúncia na língua inglesa Aveline rapidamente se transformou em Evelyn onde foi utilizado inicialmente como sobrenome. No século 17, quando foi usado pela primeira vez como nome próprio, era unissex, sendo mais comum para meninos, mas na atualidade Evelyn é considerado principalmente um nome feminino.

Variantes:  Eveline, Evelina, Evelin, Evelyne

Evelyn fez sucesso nos Estados Unidos durante os anos 10 e 30, mas após esse período ficou várias décadas no ostracismo, retornando agora em grande estilo às paradas de popularidade, onde sobe a cada ano. Em 2016 ficou em 16°lugar. Para os norte-americanos acredito que Evelyn seja considerado um nome vintage, uma escolha moderna e elegante para meninas nascidas nos dias de hoje.

Também está no top de outros países: Austrália (18°), Canadá (20°), Inglaterra e País de Gales (27°), México (13°), Nova Zelândia (21°).

Atualmente Evelyn não faz parte dos tops de popularidade brasileiros, mas é um nome muito presente entre a população. Segundo o IBGE sua frequência entre as brasileiras é de 30.047 pessoas e mais 66.762 para a grafia Evelin. Ambos tinham desempenho tímido até a década de 70, mas começaram a ganhar mais destaque entre os anos 80/90 atingindo seu ápice de uso nos anos 2000. Evelyn é mais comum em Minas Gerais e Evelin no Mato Grosso do Sul. No ano passado, no estado de São Paulo, Evelyn foi registrado 221 vezes e mais 30 vezes no composto Evelyn Vitória; 7 vezes como Evelyn Cristina e 6 vezes na conjugação Evelyn Sophia. A escrita Evelin recebeu 24 registros.

Em Portugal o desempenho de Evelyn é bem mais modesto: foi registrado somente 4 vezes durante o tempo que vai de 1920 a 1980 (2 registros em 1945 e 2 registros em 1957). Provavelmente nessa época o nome não era admitido, o que limitava seu uso. Agora já é aceito e pode ser usado sem restrições, mas ainda é incomun em meninas portuguesas. Em 2016 recebeu 5 registros; em 2015 foram 4 e em 2014 obteve 3 registros. Neste mesmo ano também marcou presença nas seguintes composições: Mia Evelyn (1), Leonor Evelyn (1), Evelyn Ariane (1) e Evelyn Nicole (1).

Personalidades:
  • Evelyn Dall - cantora e atriz norte-americana;
  • Evelyn Hart - bailarina canadense;
  • Evelyn Keyes - atriz norte-americana (se popularizou ao interpretar Suellen O'Hara no filme E O Vento Levou;
  • Evelyn Mase - enfermeira sul-africana e primeira esposa de Nelson Mandela;
  • Evelyn Regly - youtuber e blogueira brasileira;
  • Débora Evelyn - atriz brasileira.
Acho que Evelyn é a escolha certeira para quem procura um nome internacional, que seja prontamente entendido e pronunciado em outros países. No mundo globalizado de hoje esse pode ser um diferencial. Além disso, não está nos rankings de popularidade em nossos países, o que significa que sua filha dificilmente encontrará várias xarás em sala de aula, para quem prefere optar por um nome conhecido mas não excessivamente usado, Evelyn preenche esses requisitos. Mesmo levando em conta todas as suas qualidades, para mim seu ponto alto é sua sutileza. Acho Evelyn uma graça de nome!

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, O Blog dos Nomes, SPIE, Wikipédia.

43 comentários:

  1. Olá, amo esse nome, tanto que no ano 2000 escolhi, junto com a mãe é claro, o nome da minha sobrinha, que se chama Evellyn Brenda, acabou que como a maioria de nomes compostos, a família da mãe só a chama de Brenda e a do pai só de Evellyn, ela prefere ser chamada de Brenda, mas eu particularmente prefiro Evellyn. Parabéns pelo post, te acompanho todos os dias!! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. A foto que você escolheu para o post é tão doce e sensível quanto o nome Evelyn.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho esse nome lindo e delicado. Sim é muito amável! Tenho a mesma sensação que vc quando ouço este nome!

    ResponderExcluir
  4. Nome lindo e cheio de significado. Para as futuras mamães o post é de grande ajuda na escolha do nome!!! Já fiquei curiosa com o significado de outros vários...

    ResponderExcluir
  5. É verdade o nome Evelyn é bem delicado, além de ser lindo, conheci apenas duas Evelyn, a minha professora do primário e uma amiga, o nome é uma excelente opção para menina, é um nome bem fofo que me agrada muito bjs.

    ResponderExcluir
  6. Acho esse nome lindo, e conheço uma pessoa nomeada assim. Não é um nome tão popular, mas que, com certeza, carrega um certo tipo de graça consigo.

    ResponderExcluir
  7. Mulher To cansada de Evelyn na minha vida kkkkk só de amigas tenho 4 kkkkk da até pra distribuir por aí, que elas não leiam isso! Apesar de conhecer algumas, gostei muito de saber um pouco mais sobre o nome em si.

    ResponderExcluir
  8. Gosto de ler as curiosidades acerca dos nomes e sinceramente esse nome não seria um que eu usaria mesmo tendo toda essa leveza e facilidade de ser compreendido mundo afora.E não tenho nenhuma Evelin no meu círculo de amizade.

    ResponderExcluir
  9. O nome tem uma sonoridade agradável, já o significado incerto não marca pontos, a meu ver

    ResponderExcluir
  10. Conheço muitas Evelyns. Não sabia disso tudo sobre o nome. Parabéns ótima matéria, quem sabe não é o nome da minha futura filha.

    ResponderExcluir
  11. Ai que tudoo. Antes eu achava que esse nome viesse de Eva.
    Tenho uma prima com esse nome. Acho um nome muito chique.
    Amei seu post como sempre!!

    bjss

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nome realmente lindo e gostei muito dos significados.❤😌

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, esse nome é lindo, e gente confesso que ainda não sabia do significado.
    você ja fez o significado do nome Conceição? Se não poderia fazer. beijps

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marya, nós já publicamos o post sobre Conceição sim, vou te mandar o link:

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/search/label/Conceição?m=0

      Excluir
  14. Hahaha, tenho uma amiga chamada Evelyn 😱💕 vou mandar o link pra ela 😁❤️

    ResponderExcluir
  15. Acho esse nome bem bonito! Legal saber seu significado!

    Tem como fazer do meu nome Monique ? Não sei se você já fez, mas gostaria muito de ver o significado!

    Adorei o post :)

    Beijos
    Inverno de 1996

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique! Olha que coincidência, alguém já tinha feito esse mesmo pedido e eu estou preparando o post, provavelmente vai ao ar semana que vem ;)

      Excluir
  16. É um nome lindo!
    Tenho uma amiga querida que tem este nome...
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Patrícia, gosto de suas metáforas. Caem como uma luva em alguns contextos. Nesse foi um exemplo. "Evelyn é como uma pluma caindo em uma almofada... " Tão fluido e delicado.
    É um nome bonito, sem dúvida, mas o tom anglófono pra mim... me passa as medidas.
    Prefiro um nome mais português / brasileiro.

    ResponderExcluir
  18. Hey
    Nossa ! Não sabia que o nome Evelyn tinha tanta história assim !
    E Giovana ? Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovana está aqui

      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2016/07/giovanna.html?m=0

      Excluir
  19. É um nome lindo. conheço uma Evelyn e adoro o nome. Aproveitei e ja vi o meu que você ja postou aqui também, Verônica. bjo

    ResponderExcluir
  20. Gosto muito do seu blog, saber sobre o significados dos nomes é importante, diz muito sobre a gente.

    ResponderExcluir
  21. Lindo nome. Acredita que nao conheço ninguem com esse nome?? Hahaha

    ResponderExcluir
  22. Nome legal, mas não colocaria em uma filha kkkk

    ResponderExcluir
  23. Evelyn é o nome da vaquinha blogueira, Evelyn Regly =)

    Adorei saber sobre o significado. Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de conhecer a origem dos nomes, dá um significado maior, e as vezes descobrimos que combina com a personalidade da pessoa, gosto muito desse nome, é lindo! Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  25. Eu acho bem bonito esse nome, é como você falou, acho delicado e feminino

    ResponderExcluir
  26. É um nome realmente muito lindo...

    ResponderExcluir
  27. Que bacana, os significados dos nomes que vc tras
    tinha uma amiga que se chamava Evelyn, ela era muito inteligente, e muito legal
    adorei saber
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Tambem acho muito elegante e doce. A foto não poderia ter combinado melhor! Adorei

    ResponderExcluir
  29. Ola8, adorei, pois me chamo Evelyn Claudine. Mas só uso o Evelyn e amo o meu nome.

    ResponderExcluir
  30. Quando ouço esse nome Só consigo imaginar coisas lindas realmente um nome perfeito

    ResponderExcluir
  31. Que blog interesse parabéns 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  32. Respostas
    1. No caso me chamo Evelyn Mayara, acho meu nome fofo, mas não me agrada muito. Porém minha mãe ama demais, sempre perguntei do porque ela colocou meu nome como "Evelyn Mayara" agora sei do porque! É ainda por cima ela adora pronúncia meu nome toda vez que quer algo. Minha família e até minha mãe me chamam mais de "Mayara" mais quando minha mãe ou Minha irmã que algo, elas começam a me chamar de Evelyn' isso é estranho kkkk

      Excluir
  33. Faço parte dessas 6 “Evelyn Cristina” e nem sabia, que legal kkkkk

    ResponderExcluir
  34. Me chamo Evelin Marina, acho muito estranho a junção dos dois, prefiro Evelin, por incrível que pareça, tenho uma prima e uma amiga com o mesmo nome que o meu...

    ResponderExcluir
  35. Me chamo Evelyn e sempre achei meu nome lindo.

    ResponderExcluir
  36. Minha filha se chama Evyllin Raíssa

    ResponderExcluir
  37. Não acho muito graça no significado, me chamo Evelly sem n kkkk amo muito meu nome

    ResponderExcluir
  38. Meu nome é Evellyn Micaelem 💙

    ResponderExcluir