quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Giovanni


Giovanni é a versão italiana de João, nome de origem hebraica que significa graça de Deus. João (ou Giovanni para os italianos), é o nome de várias figuras importantes na Bíblia, o que contribuiu para sua popularização por todo o mundo ocidental. Para os falantes da língua portuguesa João e Giovanni possuem apelos distintos: João: curto, sério,  simples. Giovanni: longo, alegre, rebuscado e, por que não, romântico (como muitos dos nomes italianos). Dentre todas as variantes de João, talvez Giovanni seja uma das mais diferentes e menos óbvias.

Na Itália é um clássico, sendo o quinto nome mais comum do país. Durante os anos 2000 se manteve no top 20, e no ano de 2016 ocupou a  posição 16. Possui entre seus portadores figuras histórias importantes como o pintor renascentista Giovanni Bellini (1430-1516), o escritor Giovanni Boccaccio (1313-1375) e o pintor e escultor Giovanni Lorenzo Bernini (1598-1680). Foi também o nome de cônsuls romanos e bizantinos, bispos e Papas (entre eles Leão X - Giovanni de Medici).

Giovanni di Bernardone era o nome verdadeiro de São Francisco de Assis, o santo italiano padroeiro dos animais e um dos santos mais venerados da igreja católica. Era informalmente chamado de Francesco por seu pai, um rico comerciante que estava na França na época de seu nascimento. Para lembrar de seu sucesso comercial, e também por ser um entusiasta do estilo de vida francês, o pai do então menino Giovanni o apelidou de Francesco (para nós, Francisco), que significa aquele que vem da França.

Diminutivos: Gian, Gianni, GianinoNino
Versão Feminina: Giovanna

O destaque de Giovanni atravessou as fronteiras italianas sendo um nome relativamente visto em outros países. Entrou para o Top 1000 dos Estados Unidos em 1963 e permanece lá até hoje, apresentando constante ascensão, o que pode ser explicado pelo grande número de imigrantes italianos e seus descendentes presentes entre os norte-americanos. Ocupou a posição #140 em 2016. Nesse mesmo ano ficou em 407° lugar na França e em 285° lugar na Holanda.

No Brasil a frequência de Giovanni é de 8.324 pessoas, com maior número de nascimentos entre os anos 90 e 2000. É mais usual na região sudeste e sul. Há também forte presença de grafias alternativas, que até superam a grafia original italiana. Para Giovani a frequência é de 31.844 brasileiros; Giovane é o nome de 26.983 rapazes; Geovane nomeia 68.100 brasileiros; a frequência de Giovanne é de 2.005 pessoas e Geovanne 1.640. Giovani e Giovane, assim como Giovanni, são mais vistos no sul e sudeste do Brasil; Geovane é mais usual nas regiões norte e nordeste. No ano passado Giovanni obteve 209 registros no estado de São Paulo e foram contabilizados mais 6 registros para o composto Giovanni Gabriel. No mesmo ano e local a grafia Giovani foi registrada 59 vezes, Geovane 44 vezes e Giovane 23 vezes.

É curioso notar que mesmo somando todas as grafias de Giovanni, sua frequência ainda não alcança a de Giovanna (37.438 para a grafia original e mais 107.324 para Giovana, 145.635 para Geovana e 17.448 para Geovanna). Sua versão feminina é muito popular entre os brasileiros e mesmo sendo bem aceito, Giovanni ainda não conseguiu atingir o mesmo patamar.

Em Portugal tanto Giovanni quanto Giovani são aceitos pelo IRN e podem ser utilizados livremente por todos os portugueses. Possui apenas 2 registros na bases estatísticas do SPIE (em 1959), o que indica que é um nome de recente introdução no país. Em 2016 Giovanni foi registrado 5 vezes e Giovani 14 vezes, mantendo os números de 2015 quando Giovanni também conseguiu 5 registros e Giovani 15 registros.

Personalidades (como o número de portadores italianos é muito grande, preferi focar naqueles que são mais conhecidos por nossas populações):


  • Giovanni Agnelli - empresário italiano fundador da Fiat;
  • Giovanni - ex-futebolista brasileiro;
  • Giovanni Piccolomo - futebolista brasileiro;
  • Giovanni Santos - futebolista brasileiro;
  • Giovanni Versace (Gianni Versace) - estilista italiano;
  • Giovane Élber - ex-futebolista brasileiro;
  • Giovane Gávio- treinador e ex-jogador de vôlei brasileiro.
Giovanni é um nome conhecido mas ainda guarda um certo frescor. Para os portugueses é ainda mais inovador, por ser menos usado que no Brasil. Apesar de longo, é leve e o equiparo a Dominic, acho que ambos têm a mesma vibração jovial e moderna.

Apreciam Giovanni?

Para conhecer mais Nomes Italianos Masculinos clique aqui.

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, Nameberry, Nomix, O Blog dos Nomes, Wikipédia.

20 comentários:

  1. Acho esse um nome muito lindo, inclusive, já namorei um menino chamado Giovanni, olha só que curioso! HAHAA!
    Sou de família italiana e amo tudo que me remete a esse país incrível <3
    Beijos,
    #fiquerosa

    https://www.fiquerosablog.com/

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, serio. kkk
    Não sei nada sobre nomes, e é muito interessante saber os significados haha.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Acho super interessante o seu blog e todas as histórias sobre os nomes. É muito legal aprender um pouco sobre o assunto.

    Beijos.
    spkyjmchrstms.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que post interessante, adoramos! Faz de Joice e Sofia tbm, provavelmente não é italiano, mas nunca achamos algum lugar que falasse o significado hahaha Giovanni é um nome muito bonito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Nós já publicamos o post de Sofia, vou deixar o link. Anotamos o pedido de Joyce, faremos assim que possível. Obrigada pelo interesse 😊
      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2015/08/sofiasophia.html?m=1

      Excluir
  5. Olá, tudo bom ? Acho lindo esse nome e suas variações. A origem eu já sabia,
    mas não sabia que era o mesmo que João. Muito interessante, bjs!

    ResponderExcluir
  6. Esse nome é bem bonito, adorei saber mais sobre o significado dele! 😊💙

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que Giovanni é a versão italiana de João, esse nome é lindo, e muito maravilhoso o significado dele, eu particularmente aprecio muito o nome Giovanni, amei saber saber mais sobre esse nome magnífico bjs.

    ResponderExcluir
  8. Caramba que interessante! Muito bom saber o significado desse nome tão lindo.

    ResponderExcluir
  9. nossa.. eu não sabia de tudo isso, tenho um primo com esse nome , eu acho ele lindo.

    ResponderExcluir
  10. Oiiiie,
    é muito legal saber mais sobre esses nomes inclusive giovanni é um nome bem bonito, e tem tanta coisa sobre esse nome que eu não sabia que eu fiquei surpresa!

    ResponderExcluir
  11. Dos nomes italianos gosto de:Giovanni,Pietro,Giulia e Anna!

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Já conheci uma menina com o nome Giovana, ou seja, a versão feminina do nome Giovanni
    Não acho esse nome tão comum aqui no Brasil, pelo menos onde eu moro rsrs
    Te espero em meu blog!
    Beijinhos
    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  13. Meu nome é Geovana e não podia imaginar que tinha tudo isso sobre ele que eu não sabia. Adorei. Muito curioso.

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que é a versão Italiana de Joao! Que bacana! É um nome maravilhoso!

    ResponderExcluir
  15. Giovanni é lindo, sempre amei este nome.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho esse nome bonito.
    Quando escolhi do meu filho pesquisei também o significado, mas não fui tão a fundo. kk
    Bom post.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Amei esse nome, com certeza é um forte concorrente pro nome do meu futuro filho (se eu tiver um haha) Não sabia que era derivado de João e confesso que fiquei surpresa quando li. Mais uma vez vocês fizeram uma ótima pesquisa!!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  18. Meu filho se chama Giovanni, amo esse nome!!!!

    ResponderExcluir