segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Noélia & Noelle - Especial Natal


Noélia e Noelle são as versões femininas portuguesa e francesa do nome Noel. Em francês, Noel significa literalmente natal e nada melhor do que trazer este espírito natalício para o nosso Blog. 

Antigamente era costume dar nomes ligados ao Natal às crianças que nascessem no dia 24 e 25 de dezembro. Agora os tempos são outros, e não é pelo facto do bebé nascer na consoada ou no dia de Natal que os pais escolhem um nome diferente, mas para quem quer manter essa tradição ou simplesmente gosta de Noélia e Noelle, acho estas escolhas bastante viáveis. 

Não é comum nos dias correntes encontrar uma menina chamada Noélia, no entanto, em Portugal, já foi um nome significativamente usado. Noélia foi arrecadando alguns registos ao longo dos anos que decorreram entre 1920 e 1980, mas foi em 1976 que nasceram mais bebés com este nome, com um total de 45 registos (2 registos a menos que Frederica em 2016). Não existem registos recentes de Noélia e Noelle foi registado apenas 1 vez no ano passado. 

No estado de São Paulo, igualmente no ano passado, apenas 1 bebé recebeu o nome Noelle. Em 2015, 2 pequenas foram registadas Noélia, todavia Noelle não foi alvo de nenhum registo. Conforme os dados do censo demográfico brasileiro de 2010, a frequência de Noélia é de pouco mais de 11.200 mulheres, o apogeu de registos foi na década de 70 e o estado onde é mais comum encontrar uma Noélia é em Bahia. A frequência de Noelle é muito menor, cerca de 327 mulheres são portadoras deste nome, o pico de registos foi nos anos 90 e o estado com mais Noelles é São Paulo. 

Variações: Noëlle (holandês), Noëlle, Noèle, Noella (francês), Noela (galego), Noelia (espanhol).


Personalidades:
  • Noelle Beck - atriz americana; 
  • Noelle Van Lottum - jogadora de ténis profissional holandesa;
  • Noelle Quinn - jogadora de basquete americana; 
  • Noelia Monge - cantora e atriz porto-riquenha.
Noelia é ainda o nome de uma música lançada em 1972 pelo cantor Nino Bravo. 

Tanto Noélia como Noelle tem um encanto inegáveis. Pessoalmente, gosto mais de Noelle, considero um antropónimo bonito e elegante que cresce bem com a pessoa. E vocês? Preferem  Noélia ou Noelle?

Um Feliz Natal e um próspero Ano Novo! 

Fontes consultadas:
Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, Dicionários de Nomes Próprios, ARPEN/SP, IBGE, Nameberry, BabyNamesPedia, ThinkBabyNames, Wikipédia, O BLOG DOS NOMES. 

6 comentários:

  1. Noelle é uma fofura! Muito delicadinho e amoroso, gosto bastante!Em Noélia não vejo o mesmo encanto, acho um nome meio pesado.

    ResponderExcluir
  2. Embora eu goste de nomes antigos, acho Noélia um nome pouco usual nos dias de hoje. Acho que Noely também se encaixa nesse post. Há diferença entre Noely e Noelle, prefiro Noelly.
    Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  3. Bem meu nome é Márcia Noélia. Nasci em abril e sou do estado de Minas Gerais

    ResponderExcluir
  4. Ufa até que enfim alguém com o mesmo nome que o meu

    ResponderExcluir
  5. Minha filha nasceu agora coloquei Noelle

    ResponderExcluir