quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Cereja


Cereja! Um nome inusitado? É inegável que é! Um nome ousado? Certamente! Um nome divertido? Claro que sim! Se Amora e Tâmara já estão estabelecidos como nomes próprios e são usados por muitas meninas, por que não dar uma chance a outro nome de fruta, o jovial e simpático Cereja!

Para nós, falantes do português, Cereja soa como uma grande novidade, mas suas versões em outros idiomas são usadas em seus países de origem há mais tempo: Cerise (francês) e Cherry (inglês). Ainda temos o japonês Sakura (flor de cerejeira), um dos nomes mais escolhidos para meninas no Japão. Tanto na grafia quanto na pronúncia, Cereja é agrável e não deixa nada a desejar a seus primos estrangeiros.

A cereja é uma fruta linda, de cor vermelho profunda, com sabor rico e doce. A madeira de sua árvore é robusta e possui uma bela tonalidade. As flores da cerejeira são delicadas, frágeis e de cor rosa pálido. Quando florescem na primavera é um momento de grande encantamento, as lindas florzinhas espalham pelo ar seu aroma doce e sensível e iluminam qualquer ambiente com seu romantismo. O encanto das cerejas ainda vai além: afinal, o que dizer da cereja  negra que tanto instiga a imaginação com seu senso de mistério.

E para quem gosta de simbologias, a cereja faz parte de muitas representações:

  • A cereja simboliza a juventude, a doçura, a beleza feminina, o amor, a felicidade e a renovação;
  • Na China Antiga a cereja simbolizava a imortalidade e a longevidade;
  • Para os samurais no Japão, o significado da cereja é o destino e a vida efêmera desses guerreiros;
  • Na Índia, diz a lenda da flor de cerejeira que essa é uma flor sagrada e nas casas onde estiver nada faltará;
  • A flor de cerejeira é o emblema nacional da China e do Japão;
  • Nas representações da iconografia cristã medieval a cereja pode significar o fruto proibido, como a maçã.
Cereja é mesmo um nome que foge ao convencional e sendo uma escolha incomum, é natural que seus registros sejam pequenos. No Brasil o nome não aparece nos dados do IBGE, o que significa que de 1930 a 2010 nunca foi registrado ou seus registros foram menos de 20. Em anos recentes não foi registrado nenhuma vez no estado de São Paulo, mas em 2015 marcou presença nas conjugações Júlia Cereja (1 registro) e Heloísa Cereja (1 registro).

Em Portugal o uso é igualmente raro, com apenas 1 registro no composto Maria Cereja (em 2014). Aos portugueses já era permitido registrar Cereja como segundo elemento em compostos, mas com a recente abertura da lista de nomes admitidos do IRN, Cereja também pode ser registrado como primeiro nome.

Cereja transmite alegria, juventude, descontração, a beleza da vida! Talvez não seja um nome de unanimidades, uns podem torcer o nariz e achar um disparate, outros tantos podem amar, mas indiferente a ele ninguém ficará!

O que acham desse nome com sabor de Cereja?

Para mais Nomes Femininos de Frutas clique aqui

Fontes Consultadas:

ARPEN/SP, Behind the Name, Dicionário de Símbolos, Elune Blue, IBGE, IRN, O Blog dos Nomes, Significados, Wikipédia.

22 comentários:

  1. Adorei teu post, e já vou em busca do significado do meu! Será que vou encontrar?! Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila, nós temos um post sobre seu nome sim, aqui vai o link
      http://oblogdosnomes.blogspot.com.br/2015/10/camila.html?m=1

      Excluir
  2. Patricia o nome cereja tem muito significados que desconhecia, eu adoro comer cerejas principalmente quando está em cima da torta. Gostei muito de saber que a cereja transmite alegria, juventude, descontração, a beleza da vida. Acho máximo ficar sabendo dos significados dos nomes, achei lindo o nome cereja, bjs.

    ResponderExcluir
  3. olá , tudo bem ? Tem belos significado o Nome cereja , mais seria a principio impactante ,
    chamar sua filha por ele . Pra mim cereja ainda fica só no sabor . Bjsss tenha um maravilhoso 2018

    ResponderExcluir
  4. Quando eu vejo o nome cereja só me vem a mente essa imagem 🍒. Já Cerise é um nome próprio bem feminino e muito fofo. Parabéns pelo texto e pela foto.

    ResponderExcluir
  5. Bem diferente, mas não vejo pq não mudar um pouco as Valentinas de 2017. Lembro que achei Amora estranho a princípio mas acostumei e hj acho lindo

    ResponderExcluir
  6. À primeira vista pode soar um pouco estranho, mas acredito que milhares de meninas receberão esse nome, bastando aparecer em algum programa ou novela de sucesso. Eu achava Amora estranhíssimo e hoje já me acostumei e acho um lindo nome. Adorei o post! Eu aprovo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, foi o que aconteceu com Amora. Bastou Sophie Charlotte interpretar a Amora na novela Sangue Bom que o nome passou a ser visto com mais naturalidade e foi recebendo mais registros.

      Excluir
  7. Uaau, muito inspirador! Não sabia que Cereja podeeria ter tantos significados marcantes e originais. Adorei teu blog, logo agora que estou buscando mudar o nome do meu rs. Obriggada pelas dicas, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Uauuu quantos significados para esse nome de fruta que em alguns países são tão comuns e aos meus ouvidos o mais agradável é a versão japonesa Sakura já é tão comum ouvir esse nome deles.amei conhecer todas essas curiosidades a cerca deste nome tão doce e feminino.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Por ser um nome que eu nunca vi com alguém parece estranho,porém acho que já que existe outras frutas em nomes mais uma não iria fazer mal.No começo soaria muito estranho,mas acabariam gostando do tal nome.
    Eu acho que Sakura seria mais lindo.hahaha
    Beijos e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  10. Eu não conhecia todas essas representações da palavra cereja. Sinceramente, acho meio estranho chamar alguém de Cereja. Mas, são tantos nomes diferentes, não é mesmo? A primeira vez que ouvi Amora e Tâmara, achei esquisito. O nome da minha nora é Tamara.

    Feliz 2018!!

    ResponderExcluir
  11. Nunca pensei que cereja fosse usado como nomes para pessoas.E gosto de nomes compostos com nomes de plantinhas,mas Maria Cereja nunca pensei!

    ResponderExcluir
  12. Gente, que post mais bacana!
    Adorei.
    Sou uma das fãs do nome Sakura.

    ResponderExcluir
  13. As pessoas que estão sendo batizadas com o nome de fruta, não sabiam, acho que um nome deve ser escolhido com muito cuidado, este nome Tâmara é dificilmente falamos,até acho bonito, minha filha é Sara, ela sofreu muito quando criança, porque aqui se chama "Prato", minha filha ficou triste com o nome, isso no Japão, mas então ela estava crescendo estava aprendendo a gostar, por olhar muito nos filmes americanos, quando criança, ela sofria muito com o piada ruim, aqui há uma rede de restaurantes no Japão que chama "Sara", aqui é chamado de "salada". ela ficava ainda mais triste, na verdade, não acho legal colocar nomes estranhos sobre as crianças, eles sofrem muito.

    ResponderExcluir
  14. Nome próprio realmente é muito raro de se achar, é mais comum ter apelidos né? Tenho uma amiga que atende por Cereja mas o nome dela é Ana Clara, ficou um apelido doce. Nome seria uma novidade mesmo. Gostei do post, bem diferente e cheio de informações interessantes sobre o nome "Cereja". Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse mundo tão abrangente da cereja. Para mim, cereja significa a minha fruta preferida.
    Binhs

    ResponderExcluir
  16. Adoro cerejas mas Cereja ainda não me convenceu.

    ResponderExcluir
  17. Acho que se deve ter cuidado com alguns nomes...não me agrada muito dar nome de frutas para pessoas, dá margem para brincadeiras maldosas...dê nome de frutas para animais, por exemplo...o nome da minha gata é Amora.

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post! Que bacana imaginar nomes com nomes de frutas. Cereja é uma delícia e acho que seria muito charmoso colocar em uma mulher. Eu já adoro a versão japonesa Sakura, imagina Cereja? Com certeza seria a cereja do bolo, se me permite o trocadilho. Amei

    ResponderExcluir