quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Ceres


A bela Ceres da mitologia romana chega hoje ao nosso Blog. Equivalente à deusa Deméter da mitologia grega, deusas da agricultura, são umas das deusas mais admiradas. Ceres deriva da raíz Indo-Europeia crescer. Patrona de Sicília, é considerada a deusa das coisas que brotam (particularmente dos grãos, cereal deriva de Ceres, em homenagem aos grãos comestíveis) e do amor maternal. Pensa-se ter sido adoptada pelos romanos em 496 a.C, durante uma fome devastadora. 

Curiosidades sobre Ceres:
  • Ceres era realmente uma deusa muito cultuada, celebrada por várias mulheres em rituais secretos;
  •  Existe um templo dedicado a esta deusa em Roma;
  • O seu festival era a Cereália celebrado em abril;
  • A celebração de Ceres ficou mais associada às classes plebeias; 
  • Esta deusa é retratada com uma coroa feita de espiga de trigo, uma cesta com flores e frutos e um cetro;
  • Existe um asteroide chamado Ceres
  • Ceres também está ligada à cerveja, baptizada dessa forma em homenagem à deusa. 
Ceres é um nome que é permitido em Portugal, no entanto, não é registado há uns valentes anos, isto é, se alguma vez foi registado. Pelo menos nos sites que frequento não encontrei um único registo deste nome. 

No estado de São Paulo, o caso não muda de figura, nos recentes anos nenhum casal escolheu Ceres para a sua bebé. Já estava a começar a perder a esperança, mas felizmente quando fui visitar o censo demográfico brasileiro de 2010, encontrei registos de Ceres. A frequência não é muita, cerca de 1.460 mulheres são portadoras deste nome, o pico de registos foi na década de 50 e o estado em que este nome é mais registado é em Rio Grande do Sul. 

Tudo o que envolva mitologia deixa-me fascinada, talvez por essa razão simpatize com Ceres, não consigo ver nenhum "defeito" no nome para que ano após ano, não seja registada nenhuma criança. Aliás, acho que para pais que gostem de apostar em nomes diferentes e inovadores, Ceres é uma excelente opção, penso que uma pequena Ceres iria ter um nome exclusivo e muito dificilmente se iria cruzar com outra pessoa com o mesmo nome. 

Qual é a vossa opinião sobre Ceres


Fontes consultadas:


Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia,Think Baby Names, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia.

8 comentários:

  1. Também sou admiradora de mitologia e, por consequência, dos nomes mitológicos. Tb não entendo o porquê de ser tão pouco registrado, acho Ceres um nome bonito e original, inclusive pode ficar bem em compostos (para quem gosta de nomes duplos eis aí uma interessante opção!). Além disso Ceres me lembra Cerise, nome que gosto bastante.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de Ceres e de Cerise. Estou com dúvida quanto à pronunciaçao: Cêres ou Céres? Podem escrever sobre o nome Norma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que seja Céres, nunca ouvi de outra forma, pelo menos aqui no Brasil.
      Podemos sim, logo que possível. Gratos pela sugestão!😊

      Excluir
  3. Gostei do texto. Não conhecia Ceres, gosto mais de Cerise, nome esse que me fez chegar aqui nesse blogger.

    ResponderExcluir
  4. É um nome rico em significado...achei curioso o fato de estar ligado a cerveja...um nome que tem a ver com trigo e eu gosto é Belém e Arista...Talvez o problema de Ceres é que é parecido com "seres" (neste caso "s" e "c" tem a mesma pronúncia") e poderiam zoar a criança chamando de "ceres vivos", sem bem que eu acho que o primeiro "e" é aberto "c/é/r/e/s"...talvez para diferenciar, seja importante acrescentar o acento gráfico. Não é um nome que eu usaria, renderia muito bullyng e tento fugir disso. Acho que prefiro Demi como diminutivo de Demétria...eu acho Cerise um encanto, apesar do significado ser "cereja" e muita gente torcer o nariz para nomes de fruta, das frutas, o meu nome preferido é Amora porque lembra muito Aurora, nome que tbm gosto.

    ResponderExcluir
  5. Eu me chamo Ceres, prazer! Nasci em 1993, na capital Florianópolis no Estado de Santa Catarina no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propósito meu nome completo é: Ceres Alexandrino. Nome todo romano hehe :D

      Excluir