segunda-feira, 3 de julho de 2017

Bebiana & Bibiana


Já consigo imaginar os vossos narizes a torcerem com os nomes que vou abordar nesta publicação. De facto, até ao dia de hoje, não conheci pessoalmente ninguém que gostasse destes nomes e que os ponderasse para uma filha. Aliás, muita gente nem conhece estes antropónimos, apesar de ambos serem aceites em Portugal! 

Mas afinal qual é a história de Bibiana? Ao que parece, Bibiana é uma variante do nome Viviana, e portanto, partilham o mesmo significado viva, vivaz.
Nos sites mais fidedignos não encontrei informação nenhuma sobre Bebiana, por esta razão concluo que Bebiana se trate de uma derivação de Bibiana

Em Portugal, no ano passado, nasceram 2 Bebiana e nenhuma Bibiana. Em 2015, 3 meninas foram registadas Bibiana e uma pequena recebeu o nome Bebiana. Em 2014, 3 bebés foram chamadas Bebiana e 4 meninas foram registadas Bibiana. De ano para ano estes nomes são cada vez menos registados. Entre 1920 e 1980, estes antropónimos não foram muito utilizados, mesmo assim, Bebiana foi substancialmente mais registado do que Bibiana

No estado de São Paulo, não encontrei registos atuais de Bebiana ou Bibiana. Certamente, Bebiana deve ser muito raro no Brasil, porque nem aparece no gráfico do censo demográfico brasileiro de 2010. Quanto a Bibiana, a frequência é quase 3.600 mulheres, o pico de registos foi na década de 80 e o estado onde este nome é mais registado é em Rio Grande do Sul. 

Bibiana foi o nome de uma santa romana que viu a sua família ser morta por serem cristãos e se negou à prostituição, o que a levou a ser torturada até à morte. Esta mártir, além de ser padroeira da cidade de Sevilha, é ainda padroeira da diocese de Los Angels. Ela é celebrada a 2 de Dezembro (o dia em que é considerada a sua morte pela fé em Cristo). 

Algumas personalidades portadoras do nome Bibiana:
  • Bibiana Aído - política espanhola;
  • Bibiana Beglau - atriz alemã;
  • Bibiana Candelas - jogadora de voleibol de praia mexicana;
  • Bibiana Fernández - atriz espanhola,
  • Bibiana Martina Olama - atleta equatorial guineense. 
Este nome parece-me internacional e até me agrada melodicamente (se for na versão Bibiana, Bebiana já não gosto sonoramente), no entanto, há qualquer coisa em Bebiana/Bibiana que não me enche as medidas. 

Gostam destes nomes? Preferem Bebiana ou Bibiana?



Fontes consultadas:

Behind the Name, IRN, SPIE, Nós Portugueses, ARPEN/SP, IBGE, BabyNamesPedia, Nameberry, Dicionário de Nomes Próprios, Wikipédia, Franciscanos.

13 comentários:

  1. Eu pesquisei outrora justamente o inverso, Viviana como derivação de Bibiana, este como nome principal, original.
    Eu acho Bibiana extremamente delicado, uma graça de nome e sempre esteve em destaque pra mim, certamente um dos meus preferidos, dentre tantos. Já conheci uma adulta com esse nome.

    Já Bebiana nunca ouvi falar. Não gostei da sonoridade, um tanto cacofônico, algo como "bebe ana" do verbo beber, esquisito.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de nomes masculinos exclusivos e bonitos, os sites que andei pesquisando não existe isso. Esse site é o q mais apresenta nomes diferentes. Mas, queria ainda mais opções, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá leitor/a, obrigada pela sugestão! Gostamos de falar sobre nomes pouco vistos, aos poucos vamos abordando mais e mais. Hoje publicamos Ícaro, mas sugiro tb a leitura dos posts Nomes Incomuns com R e Nomes Incomuns com H(pretendemos falar sobre outras iniciais mais pra frente). Outras publicações que já estão no ar e que podem ser do seu interesse: Amon, Apolo, Athos, Dante, Elior, Índigo, Ítalo, Kalel/Kaleo, Kian, Mael, Maui, Odin, Ravel, Rudá, Solano, Ulisses, Zarco, Zéfiro.

      Excluir
    2. Esqueci de mencionar que nos post temáticos vc tb encontrará muitas opções de nomes exclusivos. Recomendo a leitura dos posts Nomes dos Signos(há posts sobre todos os signos), Nomes Árabes, Nomes Indianos, Nomes Africanos, Nomes do Arco-Íris I e II, Nomes Japoneses, Nomes Mitológicos(há diversas opções de mitologias publicadas), Nomes Vikings entre outros.

      Excluir
  3. Eu conheço uma senhora chamada Bibiana, todos lhe chamavam Bina.Sim, ela de facto era muito viva, esperta. Acho que tem um som repetido que não agrada: bi..bi...já se fosse Mimi era outra coisa

    ResponderExcluir
  4. Prefiro Bibiana, simpatizo com ele por causa da personagem de O Tempo e o Vento. Acho o apelido/diminutivo Bibi muito fofinho.

    ResponderExcluir
  5. Prefiro Bibiana mas acho muito feio. Ja Vivianne e Vivien acho giros.

    ResponderExcluir
  6. Oi,meu nome é Bibiana tenho 11 anos e eu nunca conheci ninguém com meu nome,eu gosto muito dele justo por ser diferente! Minha mãe conta que escolheu este nome pra mim quando ela tinha 12 anos por causa de um livro que leu na escola "Um certo Capitão Rodrigo" da trilogia "O tempo e o vento".Espero que gostem do meu nome é se alguém conhece uma Bibiana me fala por favor! kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha esposa chama-se Bibiaine!!!

      Excluir
    2. Ola..
      Meu nome é Bebiana.. Também nunca conheci ninguem com meu nome e ja tenho 37anos..bjinhuuu

      Excluir
    3. Olá! Meu nome é Bibiana, também gosto muito dele. Eu tenho 28 anos e também tenho este nome por causa do livro: O tempo e o Vendo.
      Atualmente moro em Portugal e aqui não conheci ninguém com meu nome.

      Beijinhos.

      Excluir
    4. Olá! Meu nome é Bibiana, também gosto muito dele. Eu tenho 28 anos e também tenho este nome por causa do livro: O tempo e o Vento.
      Atualmente moro em Portugal e aqui não conheci ninguém com meu nome.

      Beijinhos.

      Excluir