quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Séfora


Se tal categoria pudesse existir, Séfora era um dos nomes que eu colocaria numa lista chamada “nomes que me lembram o deserto”! Ficaria muito bem ao lado de outros como Amira, Jasmina, Miriam, Moisés, Tabita ou Zahara. Um misto de nomes árabes e hebraicos, ligados à Bíblia.

Esta ligação não é assim tão descabida, afinal de contas. No Antigo Testamento, Séfora aparece esplendorosa como a mulher de Moisés, embora nos escritos originais o seu nome fosse Zipporah e não Séfora. A tradução grega da Bíblia fez o favor de transformar Zipporah em Sepphora que depois de uma tradução latina (Seffora) chegou até nós como o imponente, misterioso e exótico Séfora. No entanto, o nome continua a preservar o bonito significado original: pássaro! Acho lindíssimo e aqui não lhe poupo elogios! A sonoridade de Séfora pode não ser a mais meiga e ternurenta de sempre, mas o significado ameniza a sua força, sem dúvida alguma.

Ainda assim, o nome não tem tradição de uso em Portugal apesar de ser admitido. De acordo com o SPIE, entre 1920 e 1980 nasceram apenas duas meninas com este nome, ambas no ano de 1979. Em 2014 foram registadas duas também, sendo uma delas Séfora Ada, e uma terceira menina chamou-se Matilde Séfora. Em 2015 e 2016 foram registadas mais quatro meninas com Séfora como primeiro nome (duas por ano), desconhecendo-se se foi utilizado ou não como segundo elemento de um composto. No Brasil, o nome parece igualmente raro. Entre 1930 e 2000 estima-se que tenham nascido apenas 684 pessoas com este nome e recentemente continua fora dos tops nacionais (apenas foi registada um Sephora em São Paulo, 2015).

Sephora é a versão anglófona do nome, também muito conhecida mas pouco utilizada, talvez pela grande gama de cosméticos que se apresenta com este nome. É o que acontece com Zara, também. Além de ser nome de loja/empresa era já antes nome próprio, mas com a popularização e sucesso do negócio as pessoas parecem esquecer que este é um nome que pode ser utilizado em meninas também!

Que acham de Séfora?


Fontes consultadas:
ARPEN/SP, Behind the Name, IBGE, IRN, NameBerry, SPIE.

12 comentários:

  1. Acho um nome misterioso, enigmático...Ele tem seus encantos mas ainda prefiro Zípora. Adorei a definição de "nomes que lembram o deserto", acho que Séfora se encaixa bem.

    ResponderExcluir
  2. Oii! Adorei seu blog.
    Eu estou grávida de gêmeos! São meninas. Estou muito, muito em dúvida quanto aos nomes. Queria nomes diferentes, mas bonitos, legais. O meu nome é Tuliany... é difetente e eu amo.
    Você pode me ajudar?
    Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lembrei dos nomes Tauane&Taila são gemeas também tem o nome Tuane
      Mas procure saber se não são inventados nem estropiados
      (Rafaela Barboza)

      Excluir
    2. Oii, Rafaela. Eu tenho uma prima Tauane e tbm Tuane. 😂😂
      Obrigada pela ajuda. 😘😘😘
      Gostei muito de Taila, não conhecia.

      Excluir
  3. Marjorie&Pérola Marjorie significa Perola diferente
    Zahra&Aisha
    Sol&Suria
    Aurora&Oriana
    Estrela&Evangeline ou Evangelina
    Maitê&Tereza
    Kalani&Kaila
    Procure os significados a maioria tem aqui
    Qual estilo de nome vc gosta ?
    Espero ter ajudado
    (Rafaela Barboza)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tuliany, antes de mais nada parabéns pelas meninas! Como não sei como são os seus gostos, deixo aqui uma listinha com pares para irmãs que considero bonitos e originais. Fico na torcida pra que algum te agrade :)
      Aisha & Laila
      Ayla & Angel
      Daphne & Ingrid
      Íris & Luna
      Kayla & Kyara
      Maya & Jade
      Raika & Aisha
      Thulile & Tulipa

      Excluir
    2. Gostei do Maitê e Tereza. 😍
      Eu gosto de tudo... por isso está tão difícil escolher. Eu estava lendo o blog e todos os textos, fotos... são maravilhosos! Tudo combina perfeitamente. No blog todos os nomes se tornam lindos!
      Obrigada mais uma vez. Beijos

      Excluir
    3. Meus favoritos aqui foram Kayla e Kyara.
      Gosto muito de Sophia, Lívia, Alice, Antonella... mas já encontrei muitas gestantes que escolheram esses nomes.
      Muito obrigada por responder. Beijos

      Excluir
  4. Uma pena realmente não ser usado mais. Eu acho giro mas prefiro Zipora também.

    ResponderExcluir
  5. Olá Boa noite.
    Amo meu nome séfora tem seus mistérios como uma história além de simplesmente mulher de Moisés nasce em 1992 estou entre as meninas c esse nome lindo e perfeito

    ResponderExcluir
  6. Desconhecia que este fosse uma outra versão do nome Zípora. Acho os dois enigmáticos, mas com certo problema quanto a pronúncia, quando falo Zipora eu lembro de Víbora. Séfora...o final em "fora" não me agradou tanto, mas é mais suave, salvo engano ha uma empresa de cosmético com esse nome.
    Um nome hebreu que significa pássaro e eu passei a amar foi Faigel/Faiga!
    Ótimo post :)

    ResponderExcluir