Em Portugal não é permitido colocar qualquer nome a uma criança - a não ser que os pais tenham dupla nacionalidade ou sejam de nacionalidade estrangeira. Todas as restantes famílias estão sujeitas a uma lista reguladora que é atualizada frequentemente. O IRN já nos habituou a atualizações de três a três meses, lançando agora a atualização de Janeiro 2017, que autoriza o uso de:
- Lukas (M)
- Fredy (M)
Como segundo elemento:
- Odita
- Sandy
Estas novas entradas revelam uma maior abertura à internacionalidade! Cada vez mais é possível encontrar-se nomes conhecidos em várias partes do globo e grafias que contemplam letras como o K e o Y, pouco utilizadas em Portugal! Relembramos que já eram admitidos Luca e Lucas, Fred, Frede e Fredo, sendo Lukas e Fredy novas grafias admitidas!
Sandy (diminutivo de Sandra) é um nome que nos é relativamente familiar, sobretudo pelos ares que nos chegam do Brasil mas agora passa a ser possível registar uma menina com este nome - mas com a restrição de apenas poder ser usado num composto como segundo elemento. Realmente é curioso o porquê de uns nomes só poderem ser utilizados como segundo elemento do nome quando são perfeitamente identificativos do género da criança. Odita (variante de Odete) também está sob a alçada desta restrição!
Fontes Consultadas:
Behind the Name, IRN
Eu achei Odita interessante :) E Sandy remete-me para "sand", areia!
ResponderExcluirGostei da admissão de Lukas e Sandy(pena só ser aceito como segundo nome).
ResponderExcluirMais uma das coisas sem lógica, Sandy ser só aceite como segundo nome.
ResponderExcluir