quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Naila - Atendendo a Pedidos


Este é um dos poucos nomes que escrevo que até há bem pouco tempo não conhecia, pois foi sugerido por um dos nossos leitores para o abordarmos aqui no blog. Confesso que refleti se realmente faria uma publicação sobre ele ou não, mas a verdade é que ele não me saiu da cabeça. O que me atraiu em Naila foi a sua parecença com Ayla e Laila, dois nomes que comecei a simpatizar recentemente.

Naila é um nome árabe, que segundo o Behind The Name é o feminino de Nail, nome que significa o que alcança, e por conseguinte, Naila significará a que alcança. No entanto, outras fontes indicam que pode derivar do nome, também ele árabe, Najla, que significa a de olhos grandes. Dois significados bastante diferentes do comum, e ambos lindíssimos, na minha opinião!

Este é um nome de uma personalidade bastante conhecida nos países árabes, Naila, nascida numa família católica no século VII, e depois convertida ao islamismo, esposa de Uthman, o terceiro califa dos muçulmanos. Tentou impedir (em vão) uma multidão de assassinar seu marido, e no processo, ficou com vários dedos cortados, tendo o seu sacrifício ficado na história.

Há quem acentue este nome como Naíla, e quem prefira a sua versão turca, Naile, eu prefiro Naila como é, sonoramente parecido com Ayla e na sua grafia simples, e parece ser também a preferência dos nossos povos. Em Portugal, por sua vez, não há registos deste nome nem nos dados do SPIE, nem na lista do IRN, nem crianças nascidas com este nome em 2015. Já no Brasil, Naila apresenta uma frequência de mais de 5 650 pessoas e no ano transato nasceram nove crianças com este nome só no estado de São Paulo.

Encontrei poucas referências a este nome para além da já apresentada, mas descobri que se trata de um nome geográfico, pois Naila dá nome a uma cidade na Alemanha. Na atualidade, este nome veio às bocas do mundo através da modelo libanesa Naila Nazer. Naila é ainda o nome de uma canção de 2016 de AJ Tracey.

Interessei-me bastante por este nome enquanto aqui escrevia sobre ele, acho uma ótima escolha original, fresca e renovadora para 2017!

E vocês, o que pensam de Naila?


Fontes consultadas:
IRN, Behind the Name, BabyCenter, SPIE, IBGE, ARPEN/SP, Wikipédia.

25 comentários:

  1. Obrigado por atender meu pedido o post esta maravilhoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fui chamada de Naíla por minha família, mas ao longo do tempo percebia que as pessoas chamavam-me Naila, foi aí que ao retirar a segunda via da minha certidão de nascimento percebi que meu nome não tem acento, logo me chamo Naila, gosto dos dois.

      Excluir
    2. Meu nome e naila ✨ mas tem gente que me chama de nagla nala ou neila o nome da minha irmã

      Excluir
  2. Não conhecia. Interessante os significados. Se tiver como fazer uma publicação com o nome Nyota. Gostei muito desde a primeira vez que ouvi mas não sei o que significa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faremos um post sobre Nyota(que nome tão diferente!), assim que possível :)

      Equipe O Blog dos Nomes

      Excluir
    2. Eu ame chamo nayla um nome muito lindo ❤️😍

      Excluir
  3. Também não o conhecia até nos chegar o pedido. Gostei muito, acho que tem a mistura do exotismo e da originalidade na medida certa! É uma ótima opção dentro dos nomes árabes.

    ResponderExcluir
  4. Também não conhecia, é agradável mas não me cativa. O significado é bonito.

    ResponderExcluir
  5. Verdade Patricia. Estarei aguardando. ♡

    ResponderExcluir
  6. Sou uma das poucas Naila existentes no mundo, meu nome é "Naila Raira", eu realmente nao sei de onde minha viu esse nome, mas blz...
    Há muito poucos blogs que falam sobre ele. Obrigada por me ajudar a entender um pouco do meu próprio nome😅

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é nayla achei bem interessante e diferente super bacana 😊 e eu acho que também sou uma das poucas naylas

      Excluir
  7. Interessante, pouquíssimos blogs falam sobre esse nome. Parabéns!😊

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante pesquisar sobre o meu nome e ver uma postagem exatamente no dia do meu aniversário <3

    ResponderExcluir
  9. Escolhi o nome de minha filha pois conheci uma Naira sempre a chamávamos de Naila. Fui ler o significado e encontrei "Bem sucedida" além de já gostar do nome amei o significado. O original do Árabe teria um h no final mas não coloquei. Seria Nailah.

    ResponderExcluir
  10. Meu nome, adorei conhecer mais Sobre a origem.

    ResponderExcluir
  11. Amo esse nome ...minha filha nascida em 2010 tem esse nome e é super a cara dela...!
    Parabéns pelo posto amei, quando pesquisei o nome havia mais traduções como superdotada,inteligente,artista,só não me recordo em qual página encontrei essas variações

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelas informações sobre o nome nayla meu nome é nayla eu também sou umas das poucas nayla 💗
    😍🥰☺️😊

    ResponderExcluir
  13. Se um dia tiver uma filha gostaria de por Nayla ..🥰

    ResponderExcluir